Dos gabinetes de Brasília aos conchavos internacionais, a equipe de ((o))eco revela as últimas notícias sobre política ambiental.

Após queda do desmate, Brasil ganha US$ 178 mi da Noruega
O Eco - 06/12/12

Redução do desmatamento recebe elogios em Doha. Foto: divulgação/COP18Redução do desmatamento recebe elogios em Doha. Foto: divulgação/COP18 
A notícia da queda histórica do desmatamento em 2011 tem rendido bons frutos ao Brasil. Os negociadores-chefes foram aplaudidos de pé em Doha, quando anunciaram a boa notícia. E hoje (6) o governo da Noruega anunciou a liberação de 178 milhões de dólares para o Fundo Amazônia − administrado pelo BNDES – exatamente por conta da "impressionante redução do desmatamento da Amazônia em 2011", segundo comunicado feito pelo ministro do meio ambiente da Noruega, Bard Vegar Solhjell.
 
Segundo reportagem veiculada no jornal O Estado de S. Paulo, Solhjell afirmou que a redução desmatamento "representa uma gigante contribuição para a comunidade global em termos de redução das emissões de gases de efeito estufa".
 
Essa é a segunda vez que a Noruega contribui para o Fundo Amazônia, que já ganhou cerca de 650 milhões de dólares. O país assumiu o compromisso de doar 1 bilhão de dólares ao Brasil para ajudar na proteção das florestas.

A ministra Izabella Teixeira, que está participando da última semana da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), afirmou que com essa nova verba será possível iniciar 47 novos projetos do Fundo Amazônia.

Copyright © Todos os direitos reservados.