Reportagens

Vida e morte da primeira onça monitorada na Caatinga

Por dez meses, uma jovem suçuarana (Puma concolor) foi acompanhada por pesquisadores na região do Boqueirão da Onça, na Bahia, até ser abatida a tiros

Carolina Lisboa ·
24 de junho de 2018 · 6 anos atrás
Imagem flagra a onça Vitória caminhando tranquila, antes de ser da capturada para o programa de monitoramento. Foto: Programa Amigos da Onça.

Quando Vitória foi capturada e examinada pela primeira vez pela equipe da bióloga Cláudia B. Campos, em março de 2017, ela pesava 30 kg e media 1,55 m de comprimento com a cauda. Tinha o tamanho comum das fêmeas de onça-parda (Puma concolor) da Caatinga, menor que o de fêmeas de outros biomas. Sua idade foi estimada em 6 anos, bastante jovem para um animal com potencial para viver até os 20 anos. Suas mamas indicavam que já havia tido filhotes, mas não estava lactante.

Vitória foi a primeira onça-parda a ser monitorada na Caatinga. Ela costumava se refugiar nos vales e áreas mais frescas de mata preservada entre os municípios de Campo Formoso, Sento Sé, Umburanas, Sobradinho e Juazeiro, na Bahia. Contudo, como uma típica onça-parda, também utilizava áreas antropizadas para realizar suas atividades. Na ocasião da captura, ela recebeu um colar com GPS, um meio pela qual os pesquisadores acompanharam seus passos até janeiro de 2018, quando um trágico incidente pôs fim à sua vida.

O sistema de GPS no colar da suçuarana, carinhosamente apelidada de “Vivi” pelos pesquisadores, gravava os caminhos que ela fazia ao longo dos dias e enviava via satélite para os pesquisadores, que visualizavam os trajetos sobre o mapa da região. Às 11 horas da manhã do dia 12 de janeiro de 2018, durante monitoramento de rotina, Cláudia Campos percebeu que o sinal do colar havia sido interrompido. Duas situações podem ocasionar esta situação: defeito no colar ou o animal estar em alguma grota que impeça o envio de sua posição para o satélite. Como procedimento padrão, o pesquisador aguarda o dia seguinte para verificar se o sinal retorna. O colar tem ainda um sistema de alarme de mortalidade: quando o animal fica sem se movimentar por 24 horas, o alarme é acionado juntamente com o envio de sua localização para que o pesquisador possa chegar até o local e verificar se realmente o animal está morto.

Equipe reunida. Da esquerda para a direita: Mariano Neto Ferreira de Jesus (auxiliar de campo), Gediendson de Araújo (veterinário), Ismael alves da Silva (auxiliar de campo), Cláudia Bueno de Campos (bióloga). Foto: Projeto Amigos da Onça/Arquivo.

Não foi o caso de Vitória. Cláudia não recebeu mais nenhum tipo de sinal. Então, alertou sua equipe e montou uma expedição de busca por Vivi. Somente alguns dias depois, a equipe adentrava a área do Boqueirão da Onça, ansiosos por descobrir o que havia acontecido. Com o último ponto de sua localização em mãos, chegaram até o local e puderam confirmar o que temiam: em uma área preservada de Caatinga, no interior da atual área protegida, jazia o corpo decomposto de Vitória.

Analisando o local, a equipe notou pontos onde foram instaladas duas armadilhas do tipo aratraca, muito comuns na região, que já tinham sido retiradas. Uma delas vitimou Vivi — a força do impacto dilacerou sua pata dianteira direita. Os dados registrados pelo colar de monitoramento usado pela onça revelaram aos pesquisadores que ela pisou na armadilha no dia 10 de janeiro, entre 4h e 5h da manhã. Gravemente ferida, passou dois dias agonizando, sendo capaz apenas de se arrastar por alguns metros com a armadilha presa em sua pata. No dia 12 de janeiro, às 11 da manhã, o sinal do colar parou. Foi quando provavelmente o seu algoz, frente a frente com a debilitada onça, atirou nela e no colar, danificando o funcionamento do aparelho e a transmissão do sinal, na esperança de que o corpo da onça não pudesse ser encontrado. No ponto da outra armadilha, estava a carcaça de uma raposinha (Cerdocyon thous), também vítima da ação. Analisando a carcaça de Vivi, os pesquisadores perceberam quatro marcas de furos característicos de arma de fogo. O restante do corpo estava em decomposição e alterado pelos urubus, portanto, não tinham como saber se ela havia levado mais tiros, a não ser por meio de necropsia.

Mais tarde, durante investigações, o irmão da pessoa que abateu Vivi revelou que ela recebera nove tiros. “Sabemos quem foi, como, onde e a motivação. Não foi uma caçada, mas sim um ato direcionado. As ações cabíveis ao ato serão providenciadas pelas autoridades competentes”, esclareceu Cláudia Campos.

Vitória encontrada morta. Foto: Programa Amigos da Onça.

Vivi era uma das menos de 2.500 onças-pardas em idade reprodutiva da Caatinga, segundo estimativas de 2013. Nos outros biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica) a onça-parda foi categorizada como Vulnerável (VU) à extinção. Somente na Caatinga a espécie foi categorizada como Em Perigo (EN), ou seja, neste bioma sua situação é mais crítica do que no restante do país. Estimativas revelam que, nos próximos 21 anos, poderá ocorrer um declínio de mais de 10% desta população em razão da perda e fragmentação de habitat, associada principalmente à expansão da matriz energética eólica, agropecuária, mineração e exploração de madeira para carvão e lenha.

Esforços para conservação

A perda de um animal silvestre ameaçado é uma tragédia por si só, mas a perda de um animal monitorado atinge em cheio os poucos e dispendiosos programas de monitoramento e conservação de espécies ameaçadas.

Na região do Boqueirão da Onça, onde Vivi foi morta, a equipe da pesquisadora Cláudia Campos executa o Programa de Conservação da Fauna – Monitoramento das onças-pardas e onças-pintadas, sob responsabilidade da ENEL Green Power do Brasil e o Programa Amigos da Onça, do Instituto Pró-Carnívoros, que atua na região desde 2012.

Carcaça de Vitória. Foto: Programa Amigos da Onça.

Apesar da brutalidade em que foi vítima e da perda para o programa de monitoramento, Vitória contribuiu, nos 10 meses em que foi monitorada, com informações fundamentais sobre o hábito de vida das onças do Boqueirão, que estão sendo analisadas e serão utilizadas para a continuidade dos esforços de conservação das onças pardas e pintadas na Caatinga. “Perdemos a Vitória, mas as informações coletadas até o dia de sua morte serão utilizadas como combustível para a continuação dos nossos esforços para a conservação desta e de outras espécies da Caatinga”, informou Cláudia Campos. “Trabalhar com conservação é lidar com desafios, um processo lento, complexo, e muitas vezes triste. Respirar fundo e continuar… esses são os deveres de quem acredita que um dia compensará, não importa a escala”, disse a pesquisadora.

 

 

Leia Também

Onças e outros gatos são ameaçados pela caça na Caatinga

Onças-pintadas: estrangeiros ilegais

Água, onça e gente: do que é feito o Boqueirão da Onça

 

  • Carolina Lisboa

    Jornalista, bióloga e doutora em Ecologia pela UFRN. Repórter com interesse na cobertura e divulgação científica sobre meio ambiente.

Leia também

Análises
22 de março de 2018

Água, onça e gente: do que é feito o Boqueirão da Onça

O Boqueirão da Onça é uma região no meio do semiárido, com a última grande população de onça pintada da Caatinga e a última população da Arara-azul-de-Lear fora da região de Canudos

Colunas
17 de março de 2009

Onças-pintadas: estrangeiros ilegais

Boqueirão da Onça (BA) é refúgio do grande felino, cujas populações podem ter mais chance de sobreviver por lá do que cruzando a fronteira entre México e Estados Unidos.

Notícias
16 de abril de 2018

Onças e outros gatos são ameaçados pela caça na Caatinga

Se não são vítimas diretas, perdem alimentos devido a concorrência do ser humano, que abatem as presas maiores e desequilibram a dieta dos felinos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 27

  1. Lea Micula diz:

    Eu fico muito triste 😢 em Salvador a sussuarana já e considerada extinta


    1. Douglas diz:

      Pessoal essa mensagem é para vcs que fazem parte dos projetos e proteção a esses lindos animais. Criem um projeto, onde, se uma onca der prejuízo em alguma fazenda e for comprovado que foi a onça; “Que o governo se responsabilize e faça o ressarcimento a pessoa que tomou o prejuizo” vcs querem cuidar apenas de um lado da história e o outro que se vire. Então fica a diga, não sei qual foi a motivação desse rapaz ter matado essa onca dessa forma, mas como não foi caça, pode ter sido algum tipo de prejuízo que ele deve ter domado em consequência da onça! Boa noite


  2. Alessandra diz:

    Soltar o bicho não foi uma boa opção….não deveria voltar a natureza para não ser morta.


  3. Alessansra diz:

    Isto mostra a ignorância do povo brasileiro na caatinga e no Brasil. Matam por maldade e ignorância.


  4. Diego diz:

    Por que estão felizes na foto?


  5. Manoel Ailton diz:

    Estou como presidente do Comit8 da Bacia Hidrográfica do Rio Salítre, aprovamos o Plano da Bacia final do ano passado e um dos eixos de ação apintados no plano é a conservação das espécies, tanto do reino animal, como do reino vegetal, ameaçando assim a qualidade ,quanto a quantidade de nossas Águas. As eólicas com certeza, uma grande ameaça para a sustentabilidade da nossa Bacia Hidrográfica.


  6. Manoel Ailton diz:

    Boa noite!
    Sou morador do entorno do Parque do Boqueirão da Onça, na divisa dos municípios de Campo Formoso e Umburanas, tive a satisfação de conhecer Cláudia há cerca de 10 anos na cidade de Campo Formoso indo a Campo na luta pela preservação e conservação da onça pintada e a demais existente na área. Portando, ela e sua equipe mereçe o máximo respeito por parte de todos.


  7. Paulo Mancini diz:

    Muito boa reportagem. Agradeço o esforço da equipe da bióloga Cláudia Campos e a equipe de reportagem. Contudo, a reportagem não revelou a causa do assassinato da Vitória e nem mesmo fez especulações, ainda que apontasse que o irmão do autor da tragédia soubesse a motivação. Por que não revelar os nomes dos autores ou suspeitos? Ou pleo menos a motivação? Fiquei curioso e insatisfeito pela trqagbédia e pela informação vetada.


    1. Carolina Lisboa diz:

      Olá Paulo, obrigada por seu comentário. Não revelamos esses detalhes porque o caso foi judicializado. A julgar pelos comentários da reportagem, é de se esperar que tenhamos o cuidado de não apontar "culpados" antes que o processo judicial seja concluído.


  8. Carlos Leitão diz:

    Essas pessoas culturalmente acham que podem matar todo animal da mata para provar sua virilidade. Depois vão "rezar" nas igrejas manifestando sua "fé" tristes cablocos sertanejos, triste país, triste humanidade.Depois o ser humano não reclame no futuro quando não tiver nenhum recurso natural à sua disposição por absoluto desprezo ao meio ambiente. Isso vale para pobres e ricos todos agem com arrogância perante a natureza. É o fim…


    1. Everardo diz:

      Seu nome me lembrou um prato muito bom. Vou ali comprar um torresmo. Obrigado!


      1. Marcelo diz:

        Idiota sua resposta, leitão deveria lembrar as vacas da sua vida…


  9. Marina Silva diz:

    Essa é a relação tradicional com a natureza. Só o êxodo rural salva


  10. Sousa santos diz:

    A criminalidade de sempre .
    Esse tipo de gente deveria ser presa e curtir muito tempo na cadeia .


  11. Paulo Cesar diz:

    Olho por olho…. O dono da armadilha deveria ser obrigado a pisar na mesma e sofrer com a onça sofreu.
    E ter o mesmo fim. Este cara não presta mesmo.


  12. Guilherme diz:

    Esses idiotas… são criminosos que têm de estar atrás das grades! Vivemos num País onde o Especismo e o Antropocentrismo são imensos. As penas são muito brandas! Essa armadilhas deveriam aumentar a pena, e tinham de ser terminantemente proibidas em todo território nacional. Todo ser vivente tem os mesmos direitos que nós à vida digna e à liberdade! Quanto mais evoluída é uma espécie, menos ela se percebe superior e mais ela trata as demais como iguais!


    1. PragmáticoAmbiental diz:

      Sim, é uma crueldade terrível, e crime. Mas o que isso tem a ver com "especismo" ou "antropocentrismo"? Se vc acha que sua mãe vale a mesma coisa que uma codorna…sinto muito, vc não é ambientalista, é só doente mental!


      1. Guilherme diz:

        Todas as espécies têm os mesmos direitos que nós à vida digna e à liberdade! Quem compara como você, lamentavelmente não é capaz de perceber isso! Não somos o centro do Universo… características diferentes não nos fazem ter mais direitos do que as outras espécies! Capacidades a mais não nos dão direitos a mais, mas sim responsabilidades a mais para com os menos favorecidos! Bem, mas isso deve ser difícil para um "fantoche social" como você entender!


        1. Manoel diz:

          Então, por favor, mantenha a coerência e não mate nenhuma barata que entrar na sua casa.


          1. PragmáticoAmbiental diz:

            E além de comemorar o Dia das Mães, comemore tb o Dia da Codorna!!!


          2. Guilherme diz:

            Estamos falando de seres sencientes amigo! Mas de fato eu não mato baratas e/ou formigas! Falta de argumentos é um problema muito sério!


          3. Manoel diz:

            Agora já separou pra seres sencientes. Dessa forma é você que está sendo antropocentrista decidindo quais espécies são importantes de acordo com o seu gosto. Não era pra proteger tudo? Depois sou eu que tenho problema…


          4. Guilherme diz:

            Você nem me conhece e disse que eu mato baratas! Pra sua informação a barata também é um ser senciente! Existe uma escala de senciência, e evidentemente, em certas situações você é obrigado a tomar decisões. Não vou criar mosquitos da dengue dentro de casa! Mas posso repelir mosquitos e baratas de um ambiente sem matar! Em certas situações se trata de escolher o mal menor! Mas o seu objetivo por falta de argumentos… é só o de criar mimimi!


          5. Manoel diz:

            Ok então. Só torço pra que vc não seja servidor do Ibama, com esse discernimento.


          6. Marcelo diz:

            É Manuel, você tem um problema. Contra argumentar desta maneira sobre posições tão nobres quanto as do Guilherme demonstram claramente várias cicatrizes imensas em sua alma e caráter. Com certeza as que você expõe lhe dão, no mínimo, a fama de insuportável. As que você não expõe são muito piores…. Leia Confucio.


          7. Paulo Mancini diz:

            Parabéns pela defesa do biocentrismo Guilherme. É bom saber que existem mais pessoas que pensam como nós. Somos discretos, mas somos muitos no presente e no passado. Nossa espécie é também maravilhosa, mas precisará ser ainda mais maravilhosa e humilde para sobreviver à sua própria ganância, crueldade e destrutividade. Somos filhos da Terra e destruindo-a, estamos a nos destruir…


  13. Paulo diz:

    Maldito desgraçado, o 'dono" desta arma/aratraca.