Reportagens

Livro revela a diversidade de aves de Paraty

Obra artística e de intuito conservacionista mescla ciência e imagens para apresentar 477 espécies de aves que ocorrem na Mata Atlântica da cidade colonial

Carolina Lisboa ·
30 de novembro de 2017 · 6 anos atrás
Pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens). Foto: Luciano Lima.
Pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens). Foto: Luciano Lima.

Um rico patrimônio cultural, histórico e arquitetônico. Uma belíssima costa com ilhas, montanhas, cachoeiras. Um famoso festival literário internacional. Um território coberto por Mata Atlântica, 80% protegido por Unidades de Conservação, onde vivem mais da metade de todas as espécies de aves registradas para esse domínio natural. Todas estas características fazem de Paraty (RJ) um lugar perfeito para a observação de aves e saber mais sobre elas é o objetivo do livro As Aves de Paraty, obra que desvenda o encanto desses animais por meio de belas imagens e revela dados científicos de forma leve e didática.

De acordo com Luciano Lima, ornitólogo e autor dos textos da obra, um dos propósitos do livro é “despertar a consciência para o fato de que mais da metade das aves da Mata Atlântica ocorrem em Paraty”. Para o autor, “apresentar essas aves ‘caiçaras’ e permitir que as pessoas se encantem por elas são os primeiros passos para garantir sua conservação”.

Ao longo dos capítulos ricamente ilustrados com registros da avifauna local, vai-se desvendando de forma clara a relação de dependência entre as espécies e seus respectivos habitats, desde as montanhas até o mar. O exemplo mais marcante é o do formigueiro-de-cabeça-negra (Formicivora erythronotos), a espécie mais emblemática dentre as aves de Paraty. Raro e exclusivo, habita somente áreas de florestas planas e densas ao longo de rios entre a Serra da Bocaina e o mar nas regiões de Paraty e Angra dos Reis. A especificidade de habitat e restrição geográfica, aliadas à destruição de florestas pela expansão imobiliária ilegal, levaram a espécie a ser considerada criticamente ameaçada de extinção.

Ilustração do livro.
Ilustração do livro.

Mas a maior atração do livro são mesmo as belas imagens das aves. De acordo com Guto Carvalho, organizador da obra, “toda a concepção do livro teve em mente o leitor, com um projeto inovador que valorizasse a leitura e o prazer de contemplar as imagens”.

Registros de espécies que podem facilmente ser observadas por turistas ou moradores locais, como as migratórias batuíras e maçaricos, as marinhas fragatas, pinguins e atobás, os colhereiros e garças nos rios, ou os pica-paus, sabiás e tico-tico que habitam as praças da cidade. Também há imagens raras daquelas aves que poucos têm o privilégio de encontrar, como os elusivos macucos e inhambuguaçus que habitam o chão da mata e o raríssimo socó-jararaca, que vive nas partes mais pedrogosas dos rios preservados que descem a serra. Há também, belos e coloridos tangarás, saíras e surucuás que habitam o sub-bosque e dossel da floresta atlântica, além dos majestosos gaviões e outras aves de rapina que habitam as alturas.

O livro foi lançado em setembro e é voltado não somente para ornitólogos, mas principalmente para quem quer iniciar na prática da observação de aves e também para as pessoas que se interessem por natureza.  O texto é bilíngue, português e inglês e suas 172 páginas reúnem mais de 300 fotos de aves da região de Paraty, além de infográficos que auxiliam na compreensão da distribuição espacial das espécies e capítulos temáticos que destacam o modo de vida e os ambientes em que as aves podem ser avistadas. Os registros foram feitos pelos fotógrafos Luciano Lima, Bruno Rennó, Rafael Bessa, Wagner Nogueira e outros convidados.

A obra é uma realização do Observatório de Aves da Fazenda Bananal, que monitora as aves da área da fazenda, onde já foram identificadas 263 espécies e constatou que não houve extinções locais nos últimos 76 anos. A Fazenda Bananal está situada na base da Serra da Bocaina e é um modelo de conservação ambiental para o litoral Sul Fluminense, que possui nítida vocação para práticas sustentáveis, e não por acaso é conhecido como “Costa Verde”.

Saíra-sete-cores (Tangara seledon). Foto: Luciano Lima.
Saíra-sete-cores (Tangara seledon). Foto: Luciano Lima.
Ilustração do livro.
Ilustração do livro.
SERVIÇO
As aves de Paraty: das montanhas ao mar
The birds of Paraty: from the mountains to the sea
Fotografia: Bruno Rennó, Luciano Lima , Rafael Bessa, Wagner Nogueira
Texto: Luciano Lima
Arte: Ciro Girard
Organização: Guto Carvalho – TIJD Edições 2017.

O livro encontra-se a venda na Livraria das Marés
Endereço: R. Ten. Francisco Antonio, 52
Centro Histórico, Paraty – RJ, 23970-000
Telefone: (24) 3371-2296

 

 

Leia Também 

Observadores de aves contam quais espécies renderam encontros inesquecíveis

Guia: as aves da Mata Atlântica

APA Cairuçu, quando a proteção gera atentados à bomba

 

 

  • Carolina Lisboa

    Jornalista, bióloga e doutora em Ecologia pela UFRN. Repórter com interesse na cobertura e divulgação científica sobre meio ambiente.

Leia também

Reportagens
9 de maio de 2013

APA Cairuçu, quando a proteção gera atentados à bomba

((o))eco foi a Paraty para tentar entender as razões da violência nessa Unidade de Conservação que é também um badalado destino de veraneio.

Notícias
30 de novembro de 2010

Guia: as aves da Mata Atlântica

Reserva Rio das Furnas lança obra com belas amostras da avifauna tropical brasileira em cartaz ilustrado. Veja imagem interativa.

Notícias
21 de novembro de 2017

Observadores de aves contam quais espécies renderam encontros inesquecíveis

Especialistas e amadores relembram situações de avistamento que ficaram na memória e celebram diversidade da avifauna do país e América do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1