Reportagens

Cultura Permanente

Brasília está cada vez mais cheia de problemas urbanos, mas à sua volta cresce um cinturão de propriedades agrícolas que fizeram as pazes com a natureza.

Carolina Mourão ·
1 de outubro de 2004 · 20 anos atrás

Brasília, 2004. Alguma coisa está para acontecer. Estão todos dentro de casa, esperando. Não há mais para onde a cidade inchar. Um paiol divide espaço com o fogo da estiagem no domínio do entorno do Plano Piloto. A violência explode. Uma das maiores expressões do urbanismo moderno, Brasília não suporta mais novos sonhos. É daqui um dos maiores índices de desemprego do país. Com relação ao meio ambiente, o Distrito Federal apresenta indicadores típicos de degradação ambiental semelhantes aos de grandes centros urbanos do Brasil. A explosão de favelas e a desruralização do entorno trouxe ao Distrito Federal o bronze entre as unidades da federação com o maior nível de comprometimento do abastecimento de água, perdendo apenas para Pernambuco e Paraíba.

A água está suja. E do Planalto Central desce para o Brasil. Contra a agricultura predatória não há barreiras. A WWF estima que 90% das nascentes do Distrito Federal estão comprometidas por agrotóxicos ou por lixo. Das 25 áreas rurais estabelecidas durante a consolidação da capital para o suprimento de alimentos e sustentabilidade local, apenas seis apresentam hoje explorações agrícolas significativas. As outras, parceladas e vendidas pelas próprias autoridades que legalizam vendas de terras públicas, se converteram em espaços exclusivamente residenciais sem infra-estrutura. A capital está insustentável, precocemente. Mas as autoridades se recusam a assumir a crise ambiental como uma questão ética e política.

Mas há uma saída. Chama-se Permacultura. Guarde esta palavra. É a partir dela que começa a contagem regressiva para o resgate da qualidade de vida tanto na cidade como no campo. É ela o elo entre a degradação urbana, irremediável, e o recomeço possível, saudável, sem truques. A Cultura Permanente, ou Permacultura, nunca foi um projeto utópico. Foi preciso alcançar um limite, na brutalidade contemporânea, para que a última tentativa, antes da perda total da consciência, fosse posta em prática.

A Permacultura, um conceito complexo que inclui a consciência individual de impacto ambiental, da dignidade de seres humanos e da convivência racional com a natureza, passando pelo lixo que cada um produz, até um amplo resgate de qualidade de vida, já funciona para muitas pessoas. Passo a passo, ela está trazendo a produção de alimentos e a eficiência energética para os espaços urbanos e periurbanos. Uma nova lógica foi instalada em alguns pontos da cidade para converter problemas em soluções e mostrar que é possível conquistar níveis de sustentabilidade sem a ajuda das autoridades, por meio de iniciativas pessoais, familiares ou comunitárias, que estão estendendo esta influência para outras comunidades.

André Miccolis, consultor em permacultura e sistemas agroflorestais e dono da chácara Jardim das Pedras, vive um projeto ousado e real de Permacultura. Ele elaborou um Plano de Uso e Gestão Ambiental para a chácara que inclui construções de adobe com reaproveitamento e reciclagem de materiais e a recuperação de áreas degradadas por meio de sistema agroflorestais e da preservação da vegetação nativa. A chácara desenvolve atividades como a produção de mudas, compostagem, criação de galinhas caipiras e reaproveitamento das águas cinzas na irrigação. A interação com a comunidade acontece por meio de visitas públicas, na área que tem uma cachoeira perene e atividades de educação ambiental. Lá, os visitantes podem participar de iniciativas em defesa ao meio ambiente. A própria visitação gera renda. As práticas adotadas na propriedade vêm solucionando alguns problemas típicos da região: áreas degradadas, desmatamento, queimadas, solos ácidos e de baixa fertilidade, erosão e assoreamento dos córregos. Como o reaproveitamento é grande, gasta-se muito menos para a manutenção das atividades.

Na agrofloresta da família Miccolis existe um consórcio de espécies de árvores nativas e frutíferas de vários estratos e ciclos, começando com pioneiras rústicas como, por exemplo, capim elefante e flor de mel, banana, amora, bambu, abacaxi e algumas leguminosas. As hortaliças e as raízes são plantadas no início do sistema agroflorestal, mas são cultivadas principalmente em canteiros feitos em terraços das áreas em declive e integrados ao galinheiro. O Jardim nas Pedras constitui-se hoje numa unidade que conseguiu reduzir a incidência de pragas e doenças, como formigas cortadeiras e cupins, devido à diversidade do sistema e ao aumento da fertilidade do solo. Entre pedras e cascalhos, este pequeno santuário em formação serve de reduto para a fauna local e de moradia saudável para as três famílias residentes de uma ecovila em desenvolvimento. Este projeto demonstra que é possível morar em áreas de interesse ambiental cooperando com a natureza.
A 25km do Plano Piloto de Brasília, a família do permacultor e engenheiro florestal Cláudio Jacintho logrou conservar quatro hectares de Cerrado denso numa área tomada por condomínios de classe média. No ano 2000, foi dado início ao trabalho de observação e coleta de informação que precederam ao desenho desejado para a propriedade. O primeiro grande desafio foi a indisponibilidade de água. O design previu então um sistema para captação da água de chuva que escorre dos telhados e uma estrutura inovadora para captar da estrada mais próxima um milhão de litros de água durante a estação chuvosa. Hoje, a capacidade de armazenamento é de 110 mil litros, devendo atingir o ápice em cinco anos com a construção de mais 10 tanques de ferrocimento.

Para a construção de um pequeno sobrado, a família quis aproveitar ao máximo os recursos da chácara. Edificou uma estrutura de madeira de árvores nativas e construiu paredes com a terra dali valendo-se da combinação de duas técnicas, o ferrocimento e o solocimento. Tudo isso garantiu à obra um baixo custo na ordem de R$110,00/m², a beleza rústica, a organicidade da forma e o conforto térmico. Além da baixa demanda energética, vale destacar que a sede da chácara conta também com sanitário compostável. Está pronto o modelo de moradia a partir do qual está sendo construída uma ecovila familiar. O cultivo da terra, ainda em fase inicial, conta com duas hortas mandalas, de cooperação entre culturas, de 40m² e uma agrofloresta de 2.500m² de onde provém parte da alimentação da família (folhas, raízes e grãos). O desenho da chácara inclui também o cultivo de cogumelo orgânico, a produção de mudas e de húmus de minhoca.

Recentemente, a chácara Asa Branca vem sobressaindo-se pela realização de vivências com grupos estudantis e de cursos modulares de permacultura. Em breve, essas atividades educacionais serão executadas por uma instituição que está sendo criada, segundo Cláudio Jacintho, dono da chácara, “para ser uma grande escola dedicada à Cultura Permanente”.

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.