Reportagens

Biopirataria

Prisão de alemão que tentava levar ovos de aranha caranguejeira revela inexistência de leis brasileiras contra a biopirataria. Ele foi solto sem processo ou multa e ainda pode voltar ao Brasil quando quiser.

Vladimir Netto ·
30 de setembro de 2004 · 20 anos atrás

Vejam como anda o combate à biopirataria no Brasil. Depois de três semanas de investigação, a Polícia Federal prendeu no último fim de semana o alemão Carsten Hermann, 58 anos. Na mala dele, centenas de ovos de aranha caranguejeira. Hermann foi detido pela Polícia Federal no aeroporto de Brasília quando esperava o embarque para Porto Alegre, de onde seguiria para a Europa. Estava no Brasil há três semanas. Já tinha passado por Campo Grande, Caruaru e Pirenópolis, em Goiás. O objetivo da viagem: coletar aranhas para pesquisa científica voltada para a produção de remédios. Os ovos de aranha estavam em dois casulos, colhidos no interior de Goiás e embalados em papel alumínio para escapar do raio-x. Apesar do flagrante e da confissão de Carsten Hermann, que ainda disse que enviou várias aranhas vivas pelo correio para a Suíça, nada aconteceu com ele. Depois de prestar depoimento por cinco horas na Polícia federal, foi liberado sem indiciamento, sem multa. Sequer foi proibido de voltar ao Brasil.

A polícia acompanhava os passos de Hermann desde a passagem dele por Campo Grande. Vinte e cinco agentes e delegados trabalharam para registrar o biopirata em ação. Ele trabalha sozinho, fala pouco e anda muito. Recolhe as aranhas no mato, em árvores e estava particularmente interessado em uma espécie de aranha que vive debaixo de cupinzeiros, comuns no cerrado. A Acanthofcurria Atrox pertence a um gênero de aranha que está sendo estudada por instituições brasileiras como o Instituto Butantã e a Universidade de Brasília por causa do veneno, eficiente no combate a micróbios. Os ovos eram deste tipo de aranha.

“Estou impressionado com o modus operandi desse cientista ele sabia exatamente o que queria e como conseguir. Se levasse os ovos para a Europa poderia criá-las sem problema”, diz o professor Paulo César Motta, do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, UnB. Para se ter idéia da mira do alemão, estima-se que existam mais de dez mil espécies de aranhas no Brasil, das quais apenas perto de 3 mil já foram estudadas. Os especialistas imaginam que o pirata cientista estivesse buscando espécies cujo valor já é conhecido, mas que se deparasse com espécies desconhecidas, certamente se interessaria por elas também.

Carsten Hermann recolhia as aranhas e as guardava dentro de garrafas plásticas e saboneteiras. As mais jovens e saudáveis foram enviadas pelo correio para o sócio de Hermann na suíça. As mais fracas, de acordo com uma carta que ele mandou para a mulher, morreram vítimas do tempo seco e do calor da mala, que ficava sempre trancada.

“É a primeira vez que prendemos um biopirata tão sofisticado. Não há a menor dúvida: ele veio ao Brasil em busca de animais que tenham substâncias com potencial para a fabricação de remédios no exterior”, disse o delegado Jorge Barbosa Pontes, chefe da divisão de repressão a crimes contra o meio ambiente da Polícia Federal. Mesmo com tantas provas na mão, o delegado Pontes esbarrou num fato insólito: o crime de biopirataria não está previsto em nenhuma lei brasileira. É como se não fosse crime. A polícia ainda enquadrou Hermann por tráfico de animais silvestres. Mas este crime é considerado de menor gravidade pela lei brasileira. A pena varia de seis meses a um ano de detenção e multa, mas na maioria absoluta dos casos o acusado é liberado sem pagar nada. Foi o que aconteceu com Hermann. “Sei que cometi um erro, mas acredito que as aranhas brasileiras precisam ser estudadas. Elas podem ter um grande potencial no futuro”, disse o alemão antes de ir para o aeroporto e de deixar o país sem esperar qualquer decisão da Justiça. E a polícia nem pode proibi-lo de voltar quando quiser.

A falta de uma lei contra a biopirataria, só ajuda a aumentar os casos de pilhagem da natureza brasileira. E prisões como a de Hermann são raríssimas. O mais comum é que ninguém seja preso. De acordo com a Ong Renctas (rede nacional de combate ao tráfico de animais silvestres), o tráfico de animais retira da natureza no Brasil, todo ano, 38 milhões de espécimes. Um mercado que no mundo movimenta cerca de US$ 10 bilhões por ano. O Brasil é responsável por 10% deste comércio. O governo poderia estar ajudando a reverter esse quadro. Há um anteprojeto de lei contra a biopirataria em estudo que prevê pena de até 12 anos de prisão. Mas ele começou a ser feito em abril do ano passado e até hoje não está pronto. Nove ministérios, sob a coordenação da Casa Civil da Presidência, participam da discussão. A dificuldade é estabelecer um controle que fiscalize as ações ilegais mas que não impeça as atividades de pesquisa. A base do texto é um projeto apresentado doze anos atrás pela então senadora petista Marina Silva, hoje ministra do Meio Ambiente. A proposta prevê penas de um a quatro anos de prisão para quem explorar material biológico sem autorização. A pena máxima, de doze anos, é para quem tiver a intenção de colher material para produzir armas químicas e biológicas. A previsão do governo é de que este projeto seja enviado para o Congresso até dezembro. Até que ele seja aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, os biopiratas vão continuar livres para agir.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.