Reportagens

Tem boi na linha

As queimadas no Acre estão associadas à expansão do rebanho bovino no estado, que foi o segundo que mais cresceu na Amazônia Legal nos últimos anos.

Carolina Elia ·
2 de outubro de 2005 · 19 anos atrás

As florestas do Acre não fogem ao que já virou regra na Amazônia: elas são derrubadas e queimadas para dar lugar a pastos. Entre 1990 e 2003, o estado teve a segunda maior taxa de crescimento de rebanho bovino do país. Cresceu 13%, perdendo por pouco para Rondônia, que liderou com 14%. Segundo o pesquisador Paulo Barreto do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a aceleração do processo pecuário nesses dois estados contribuiu para o aumento das queimadas. E a abertura de pastagens ainda levou à fragmentação da floresta, deixando a mata mais suscetível a incêndios.

O exemplo perfeito é a Reserva Extrativista Chico Mendes, uma área de quase um milhão de hectares criada em 1990 no sudeste do Acre para evitar o processo de pecuarização na região. “Toda a floresta ia ser derrubada. Procuramos estagnar esse processo”, diz Anselmo Forneck, diretor do Ibama no estado. Mas até hoje o governo federal não conseguiu expulsar de seu interior pequenos empresários e até funcionários públicos que criam bois dentro da reserva – o que é proibido por lei. Este ano, as queimadas realizadas para limpar roçados e pastos nas propriedades saíram de controle devido à seca atípica que o Acre enfrenta e incendiaram a floresta. O fogo demorou quase duas semanas para ser controlado e imobilizou desde a direção do Ibama até 150 bombeiros de Brasília, que foram enviados para apagar as chamas. No dia 3 de outubro, a ministra Marina Silva sobrevoa a região para testemunhar o estrago.

A Reserva Extrativista Chico Mendes está localizada na região do Acre mais degradada pelo homem. Nos seus arredores estão Rio Branco, Xapuri, Brasiléia e outras cidades que em setembro foram parar nas manchetes dos jornais por terem tido plantações inteiras lambidas pelo fogo e a população adoecida pela fumaça. É nesta região que se concentra a maioria dos pastos do estado e, segundo uma pesquisa do Imazon sobre a expansão da agropecuária no norte do país, uma das quatro áreas em toda Amazônia onde a pecuária tem tudo para expandir.

Em 2005, o Acre foi reconhecido internacionalmente como um estado livre de febre-aftosa. Apesar da seca, o nível pluviométrico da região onde estão os pastos é de 2000mm de chuva por ano. As regiões da Amazônia mais cobiçadas para a prática da pecuária são aquelas onde chove anualmente entre 1.600 mm a 2.200 mm. A ausência de geadas e a relativa abundância e distribuição de chuvas aumentam a disponibilidade de capim e, conseqüentemente, a produtividade das pastagens. Um outro sinal dos novos tempos é que, pelos cálculos do Ibama, 98% dos filhos de seringueiros trabalham hoje em fazendas.

Mas o Acre não é um estado apenas de grandes e médias propriedades. Pelo contrário, tem muitos lotes distribuídos pelo Incra para agricultura familiar e seus moradores recebem incentivos do Fundo Constitucional do Norte, um programa de crédito para agricultores e pecuaristas da Amazônia que financia indiretamente a derrubada da floresta. Segundo o Imazon, é comum os satélites registrarem queimadas em porções florestais de assentamentos de reforma agrária na Amazônia. No ano passado, o pequeno agricultor foi responsável por 62% do desmatamento realizado no Acre.

O estado está entre os cinco maiores produtores de carne da região amazônica. Páreo a páreo com Pará, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins. Juntos eles abastecem Amapá, Amazonas, Roraima e parte do mercado nacional. Ainda assim, o tipo de pecuária praticada no Acre é, em geral, o de baixa produtividade. Que normalmente está associado à ocupação especulativa de terras em novas fronteiras agropecuárias, plantio de pasto sem limpeza apropriada do solo – sinônimo de desmatamento e queimadas – e degradação do solo.

Estudos sobre pecuária de baixa produtividade sugerem que parte do crescimento do rebanho é estimulada por motivos especulativos, como o ganho pelo aumento do valor da terra ou como forma de conseguir título de posse, e por subsídios governamentais. Segundo pesquisa do Imazon, uma das características da Amazônia que contribui para a expansão da pecuária na região é o acesso relativamente fácil a terras públicas e a baixa aplicação da lei florestal. Esses fatores permitem o acúmulo de capital por meio da exploração de madeira e parte desse lucro é investido em pecuária. Fora isso, o Fundo Constitucional permite associações contratarem crédito em nome de pequenos produtores que não possuem o título definitivo das terras.

Enquanto isso, o Brasil desponta como o maior exportador de carne bovina no mundo, o que pressiona a fronteira pecuária para dentro da floresta. Segundo o Imazon, entre 1990 e 2002, o rebanho bovino da Amazônia Legal mais que dobrou e registrou uma taxa média de crescimento anual 14 vezes maior que no restante do país. Para o mesmo instituto de pesquisa existem três medidas a serem tomadas para permitir que bois e floresta coexistam: proteger as terras públicas ricas em biodiversidade através da criação de reservas e parques, combater a ocupação ilegal e o desmatamento de terras públicas florestadas e aperfeiçoar a gestão ambiental de terras privadas. No Acre, se poderia começar pela região da Reserva Extrativista Chico Mendes.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.