Notícias

Mapa indica rotas para treinos de bicicleta ao ar livre

Aplicativo com mais de 77 milhões de treinos registrados permite visualização de percursos ao ar livre em rotas próximas de áreas preservadas

Daniel Santini ·
15 de maio de 2014 · 10 anos atrás

Os desenvolvedores do aplicativo para celulares Strava, utilizado por ciclistas e corredores em todo o planeta, criaram um mapa de calor com base nas informações dos usuários do sistema. A plataforma, disponível neste link ou a partir das imagens abaixo, permite visualizar onde foram registrados mais de 77 milhões de treinos realizados pelos usuários do sistema.

O resultado é um mapa detalhado de rotas, que pode ser aproveitado para planejar viagens, passeios ou treinos. Clique nas imagens abaixo para visualizar detalhes e navegar no mapa – as áreas em azul são as com mais registros.

Parques nacionais
Entre as rotas escolhidas por ciclistas, estão estradas e trilhas próximas de unidades de conservação e áreas preservadas. Confira abaixo três exemplos de percursos e utilize o mapa para encontrar mais possibilidades perto de sua cidade.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Parque Nacional de Itatiaia

Chapada Diamantina 

Centros urbanos
Mesmo nas cidades, entre as rotas mais utilizadas para treinos estão áreas preservadas. Em São Paulo, chama atenção a quantidade de registros perto do Parque do Ibirapuera – além dos na ciclovia instalada na várzea do Rio Pinheiros.

São Paulo

No Rio de Janeiro, a maior parte dos deslocamentos registrados no aplicativo se dá na orla, junto ao mar, mas também chama a atenção a concentração no entorno do Jardim Botânico, da Lagoa Rodrigo de Freitas e de outros cenários famosos pela beleza natural. 

Rio de Janeiro

 

Veja também
Pico do Jaraguá vira ponto de cicloturismo em São Paulo
Floração das árvores em São Paulo, bicicletas e o medo do mato

Wikiparques, um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais

 

 

 

  • Daniel Santini

    Responsável pela plataforma ((o)) eco Data. Especialista em jornalismo internacional, foi um dos organizadores da expedição c...

Leia também

Salada Verde
18 de março de 2024

Deputados apresentam à Marina proposta de parque nacional na região sul

A proposta de criação do Parque Nacional das Serras do Araçatuba e Quiriri, localizado entre os estados do Paraná e Santa Catarina, foi apresentada à ministra neste sábado (16)

Reportagens
18 de março de 2024

‘Não sobrou nada’: Maceió carrega as cicatrizes ambientais da mineração de sal

Colapso de mina de sal-gema é ponta do iceberg de décadas de negligência ambiental. Uma CPI investiga o caso

Reportagens
18 de março de 2024

PL aprovado no RS contraria lei federal ambiental e pode agravar a escassez de água

O Projeto de Lei 151/2023, votado no último dia 12, permite intervenções em APPs para a realização de obras de irrigação que atendem atividades particulares de agricultores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.