Notícias

Os efeitos da fraude do Diesel sobre o clima

Até agora têm se falado bastante dos efeitos negativos da fraude sobre a saúde das pessoas, mas o Dieselgate tem também consequências para o clima do planeta

Vandré Fonseca ·
3 de abril de 2018 · 6 anos atrás
Carro a diesel é menos poluente? sim, mas menos do que se pensava. Foto: Wikipédia.

As fraudes em testes de emissões de poluentes por motores a Diesel provocam impactos negativos sobre o clima, principalmente a curto e a longo prazo, que agora são apresentados por pesquisadores. Até agora, os estudos têm destacado problemas de saúde que podem ser causados pela emissão de poluentes acima dos declarados pelas montadoras de veículos, no que ficou conhecido como Dieselgate.

O escândalo surgiu após testes realizados nos Estados Unidos demonstrarem que os resultados sobre emissões de veículos a Diesel obtidos em laboratório e divulgados pela Volkswagen eram bastante diferentes dos registrados em condições reais de uso dos veículos. Para se adequar às leis americanas e apresentar os novos carros a Diesel como alternativa sustentável, ficou comprovado que a montadora alemã, e depois outras grandes marcas, usavam um dispositivo que burlava os testes em laboratório.

“Cerca de 11 milhões de veículos VW em todo o mundo ganharam aprovação nos testes de laboratório, confiando em software de trapaça. Isso equivale a 40% dos carros de passageiros VW vendidos na UE entre 2009 e 2015”, afirma o autor principal do estudo, Katsumasa Tanaka, do Instituto Nacional de Estudos Ambientais do Japão.

Entre as vantagens que seriam obtidas com o Diesel limpo está a menor emissão de CO2 por quilômetro rodado na comparação a carros movidos a gasolina. Mas o estudo apresentado esta semana na revista científica Environmental Research Letters demonstram que o uso dos dispositivos pode eliminar as vantagens obtidas com o Diesel limpo. Além disso, tais dispositivos causam diferentes impactos sobre a temperatura global ao longo do tempo.

Os pesquisadores explicam que o principal efeito vem do óxido de nitrogênio, que em curto prazo, contribui com o aquecimento da Terra. A médio prazo tem efeito contrário, ele tende a reduzir a concentração de metano, reduzindo a temperatura. Mas a queima do combustível emite também dióxido de carbono (CO2), que tem efeitos persistentes na atmosfera e contribui para o aquecimento global.

Tanaka explica que os dispositivos indicavam emissões de 6 a 20% menores nos carros a Diesel na comparação com motores a gasolina, mas esses números só eram possíveis no laboratório. A longo prazo, em condições normais de trânsito na cidade, o impacto do Diesel continuava sendo maior.

Embora a longo prazo, o Diesel ainda mantenha a vantagem sobre os veículos a gasolina, os responsáveis pelo estudo concluem que os resultados enfraquecem a legitimidade dos argumentos a favor do chamado ‘Diesel limpo’. E consideram necessários mais estudos para compreender melhor os impactos dessa tecnologia sobre o clima do planeta.

 

Saiba Mais

Climate effects of non-compliant Volkswagen diesel cars

Leia Também 

O milagre da multiplicação do carro a diesel

O problema da geração a diesel

Sociedade civil rejeita projeto que libera uso de diesel em carros de passeio

 

Leia também

Salada Verde
13 de junho de 2016

Sociedade civil rejeita projeto que libera uso de diesel em carros de passeio

Mais de 50 ambientalistas, entre eles cinco ex-ministros do meio ambiente, assinam carta pedindo arquivamento da proposta.

Análises
1 de julho de 2009

O problema da geração a diesel

Suas emissões se somam às dos automóveis no pior horário do dia, quando grandes consumidores trocam o fornecimento de concessionárias pela energia a diesel.

Análises
13 de dezembro de 2016

O milagre da multiplicação do carro a diesel

Bispo prefeito precisará explicar a seus eleitores por que foi favorável a um projeto que os condena ao inferno na Terra

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Carlos Leitão diz:

    Nem de graça eu compraria um automóvel a diesel.Somente uso etanol no meu veículo.