Notícias

MPF cobra transparência na validação de dados do CAR

Governos devem informar à Câmara de Meio Ambiente do MPF que providências estão sendo tomadas para agilizar a validação e verificação dos dados

Sabrina Rodrigues ·
7 de março de 2017 · 7 anos atrás
O CAR identifica as áreas de reserva legal e as áreas de preservação permanente das propriedades rurais do país. Foto: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo/Flickr.
O CAR identifica as áreas de reserva legal e as áreas de preservação permanente das propriedades rurais do país. Foto: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo/Flickr.

No dia 5 de maio, termina o prazo para o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro eletrônico obrigatório para os proprietários de imóveis rurais. Com o objetivo de assegurar mais transparência e empenho nesse processo, o Ministério Público Federal, através da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, enviou ofício aos governadores dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal solicitando que os governos determinem aos órgãos estaduais competentes a validação e verificação do preenchimento do CAR.

O ofício encaminhado solicita também que os governos informem ao Ministério Público Federal que providências estão sendo tomadas no sentido de agilizar a validação e verificação dos dados. Os governadores foram notificados no final de fevereiro.

O CAR é um cadastramento eletrônico instituído pelo Código Florestal que tem como objetivo auxiliar na gestão das florestas brasileiras dentro de áreas privadas. Na prática, o CAR identifica as áreas de reserva legal e as áreas de preservação permanente das propriedades rurais do país. Com o cadastro, os órgãos ambientais saberão quem tem passivo ambiental e quem está seguindo o que determina a lei.

Segundo o MPF, os órgãos ambientais estaduais deverão disponibilizar na Internet o programa para inscrição no CAR, que também servirá à consulta e acompanhamento da situação de regularização ambiental dos imóveis rurais pelos próprios proprietários. Nos estados que ainda não possuem este sistema, e apenas para estes casos, os proprietários rurais deverão se utilizar do Módulo de Cadastro Ambiental Rural, disponibilizado pelo MMA/IBAMA na página www.car.gov.br.

Segundo o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), mais de 3,19 milhões de imóveis rurais brasileiros estão na base de dados do CAR, com uma área total de 406 milhões de hectares.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do MPF.

Erramos: ao contrário do que afirmamos anteriormente, o Car será prolongado para 31 de dezembro de 2017, e não até maio de 2017. Editado às 12h05min de 09/03/17.

Leia também

O que é o Cadastro Ambiental Rural (CAR)

CAR: prazo vence em maio e ruralistas já falam em prorrogação

O grileiro dos Jardins

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
7 de outubro de 2016

O grileiro dos Jardins

Chefe da quadrilha responsável pela maior operação de desmate e uso ilegal de terras na Amazônia já desmantelada pela polícia agia sediado no coração de São Paulo

Salada Verde
22 de fevereiro de 2016

CAR: prazo vence em maio e ruralistas já falam em prorrogação

Donos de terra tem até 05 de maio para aderirem ao Cadastro Ambiental Rural, que já foi prorrogado. Ruralistas tentam ganhar tempo.

Dicionário Ambiental
30 de setembro de 2013

O que é o Cadastro Ambiental Rural (CAR)

O CAR é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades rurais. Saiba como neste guia.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1