Notícias

MPE denuncia sócio de Eliseu Padilha por crimes ambientais em parque

Justiça recebeu ontem denúncia contra Marcos Antônio Assi Tozzatti por causar dano ao Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Mato Grosso

Daniele Bragança ·
23 de março de 2018 · 6 anos atrás
A exuberância da paisagem do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, que poderá deixar de ser área protegida. Foto: Renato Moreira/Wikiparques.

A Justiça recebeu ontem (22) a denúncia efetuada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Vila Bela da Santíssima Trindade, contra Marcos Antônio Assi Tozzatti, sócio do Ministro-Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, pela prática de crimes ambientais. Também foram denunciados Paulo Sérgio Assi Tozzatti e Érico Vinícius Pasa Hernandez.

Tozzatti é acusado de manter depósito de madeira sem licença válida e também de impedir a regeneração natural de florestas e demais formas de vegetação na fazenda que possui dentro do Parque Estadual Serra Ricardo Franco. A fazenda Paredão 2, de propriedade de Marcos Antônio Tozzati, não possui sede própria e utiliza a estrutura da fazenda vizinha, que pertence ao ministro.

O Ministério Público deve ingressar com embargos de declaração, ou seja, pedir para que o juiz esclareça alguns pontos da decisão do recebimento da denúncia, pois o magistrado não apreciou o pedido de medida cautelar de suspensão das atividades lesivas ao meio ambiente, o que, segundo os promotores, é imprescindível para cessar os danos ambientais ao Parque Estadual Serra Ricardo Franco, “haja vista a prática reiterada de crimes ambientais graves pelo denunciado Marcos Antônio Assi Tozzatti, inclusive após a instauração de inquérito policial”.

Denúncia

Na denúncia (Leia na íntegra), o MPE pleiteia que, ao final do processo, os requeridos sejam condenados ao pagamento de indenização fixado no valor de R$ 7.779.729,55. Consta na ação penal que os responsáveis pela Fazenda Paredão II determinaram, entre abril e outubro de 2016, a supressão de 295,98 hectares de vegetação, sendo 1,87 hectares em área de preservação permanente. Entre março a junho de 2017 foram verificadas a supressão de mais 240,22 hectares de vegetação em regeneração.

Delegado flagra toras em fazenda de sócio de Padilha em julho de 2017. Foto: Divulgação.

Na propriedade também foram constatadas a destruição e supressão de nascentes e cursos d’água por meio de barramento, interrupção, soterramento e aterramento de nascentes. Durante fiscalização realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, em dezembro de 2016, foram encontradas no local 824 lascas de madeiras/mourões sem licença válida para todo o tempo do armazenamento, outorgada pela autoridade competente.

O MPE encaminhará cópia integral do inquérito policial à Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, para ciência e providências que entender cabíveis em relação ao Ministro-Chefe da Casa Civil, já que existem nos autos indícios de crimes ambientais em sua propriedade (Fazenda Paredão I).

Entenda o caso

Em dezembro de 2016, foi aberto um inquérito policial para apurar crimes ambientais dentro do parque. A investigação examinou 51 propriedades localizadas dentro da área protegida.

Em abril de 2017, num movimento que foi visto como resposta contra a atuação dos órgãos ambientais e da promotoria no local, a Assembleia Legislativa do Mato Grosso aprovou, em primeiro turno, a extinção do parque, o que legalizaria as atividades das fazendas localizadas ali dentro. Após protestos, o projeto de decreto legislativo foi suspenso e a segunda votação (a definitiva) não aconteceu.

Em julho, a pedido do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, a Polícia Civil do município de Vila Bela da Santíssima Trindade cumpriu mandado de busca e apreensão na fazenda Paredão II, localizada dentro dos limites da área protegida e apreender dois caminhões carregados de lascas de madeira. Segundo o Ministério Público, as lascas foram extraídas ilegalmente da área do Parque.

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

 

Leia Também

Dentro do parque: MP flagra desmatamento em fazenda ligada a Padilha

Tic TAC: Parque Estadual Serra Ricardo Franco ganha prazos para implantação

Parque que pode ser extinto abriga fazendas de Padilha

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
20 de abril de 2017

Parque que pode ser extinto abriga fazendas de Padilha

Assembleia do Mato Grosso aprova em primeiro turno extinção de Parque Estadual Serra Ricardo Franco, onde o ministro tem 4 propriedades sob suspeita de grilagem

Reportagens
9 de maio de 2017

Tic TAC: Parque Estadual Serra Ricardo Franco ganha prazos para implantação

Termo de Ajustamento de Conduta assinado pelo governo do Mato Grosso e pelo Ministério Público Estadual prevê elaboração do Plano de Manejo e regularização fundiária

Salada Verde
9 de julho de 2017

Dentro do parque: MP flagra desmatamento em fazenda ligada a Padilha

Foram apreendidos caminhões com lascas de madeira extraídas do Parque Serra de Ricardo Franco, aquele que quase foi extinto pela Assembleia de Mato Grosso em abril

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. paulo diz:

    Como vamos defender e legalizar as atuais unidades de conservação federais, se o ministro da casa civil,está envolvido em crimes dentro de uma unidade de conservação.
    Dedico esta matéria ao leitor Everardo. Veja Everardo, lembra daqueles milhões não gastos com meio ambiente.
    Abraços


    1. Everardo diz:

      Não tem nada a ver com o que eu falei, vc está distorcendo ou não entendeu. Crime é crime, independente de quem comete (menos pro Lula).