Notícias

Justiça suspende renovação de licenciamento da Hidrelétrica de Santo Antônio

A empresa Santo Antônio Energia tem 60 dias para cumprir as condicionantes relacionadas ao patrimônio arqueológico associado à usina no rio Madeira, em Rondônia

Sabrina Rodrigues ·
21 de março de 2017 · 7 anos atrás
A construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio começou em 2012. Foto: Agência Brasil/Wikipedia.
A construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio começou em 2012. Foto: Agência Brasil/Wikipedia.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), através do desembargador federal Souza Prudente, determinou, na segunda-feira (20), que o Ibama suspenda a renovação de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, uma das maiores do Brasil. A suspensão atende os pedidos do Ministério Público Federal (MPF) e o do Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO), autores da ação.

A renovação está suspensa até o início do cumprimento de condicionantes relacionadas ao patrimônio arqueológico associado à usina no rio Madeira, em Rondônia. A empresa Santo Antônio Energia S/A tem 60 dias para apresentar três projetos, sendo eles de construção de reativação do percurso da linha da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) até Santo Antônio; de construção e implantação de um Centro de Memória dos Trabalhadores da EFMM; e de reativação do Cemitério das Locomotivas, abrangendo restauração do material rodante, cobertura e proteção e sinalização turístico-cultural.

A revitalização da linha férrea da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) é uma das condicionantes de compensação pela construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio, entretanto, a Justiça Federal e os MPs comprovaram que houve “excessivo atraso” na obra, que deveria ter tido início em 2009.

A empresa tem 90 dias para iniciar as obras, o não cumprimento acarretará pena de multa de R$ 50 mil por dia de atraso. A Santo Antônio Energia afirmou que vai recorrer da decisão.

*Com Informações da Assessoria de Comunicação em Rondônia

Leia Também

Conama: ambientalistas deixam grupo que discute mudanças no licenciamento ambiental

Rondônia está debaixo d’água, culpa das hidrelétricas?

Impacto de Hidrelétrica no Rio Madeira

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
3 de março de 2010

Impacto de Hidrelétrica no Rio Madeira

Obra de governo Lula iniciada em 2008, a hidrelétrica de Santo Antônio está mudando as feições do rio Madeira, o maior afluente do rio Amazonas.

Reportagens
18 de março de 2014

Rondônia está debaixo d’água, culpa das hidrelétricas?

Em 2007, o Ibama não queria licenciar as usinas do Madeira. Cabeças rolaram e as usinas saíram. Agora, são suspeitas de piorar as enchentes na região.

Notícias
13 de abril de 2016

Conama: ambientalistas deixam grupo que discute mudanças no licenciamento ambiental

Em protesto, representantes da sociedade civil não participarão mais da discussão que modifica resoluções em vigor sobre licenciamento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.