Notícias

Geraldo Alckmin diz que vetará Segunda Sem Carne

Em entrevista ao Canal Rural, o governador de São Paulo afirma que a medida é inconstitucional e representa um excesso da intervenção do Estado

Sabrina Rodrigues ·
3 de janeiro de 2018 · 6 anos atrás
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou em entrevista ao Canal Rural que vetará o Projeto de Lei que proíbe o consumo de qualquer proteína animal e derivados em órgãos públicos do estado. Foto: Governo do Estado de São Paulo/Flickr.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou em entrevista ao Canal Rural que vetará o Projeto de Lei que proíbe o consumo de qualquer proteína animal e derivados em órgãos públicos do estado. Foto: Governo do Estado de São Paulo/Flickr.

 

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin prometeu vetar o Projeto de Lei nº 87/2016, conhecido como “Segunda Sem Carne”, de autoria do deputado estadual Feliciano Filho (PSC-SP). A informação partiu do próprio governador, na terça-feira (2), em entrevista ao programa Mercado & Companhia, do Canal Rural.

Os deputados federais da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovaram no dia 27 de dezembro, o Projeto de Lei que proíbe o consumo de qualquer proteína animal e derivados em órgãos públicos do estado, como restaurantes públicos e escolas. Para o autor do PL, o deputado Feliciano Filho, que é vegetariano, o objetivo da lei é chamar a atenção da sociedade sobre as consequências do consumo de carne e de seus derivados, tanta para a saúde quanto para o meio ambiente.

O projeto de Feliciano é inspirado num movimento que existe em mais de 35 países. A campanha Segunda Sem Carne, que começou em São Paulo em 2009, numa parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura, tem como objetivo incentivar as pessoas a descobrir novos sabores e diminuir o consumo de produtos de origem animal pelo menos num dia da semana.

Ao ser aprovada pela assembleia, a medida gerou protestos de representantes dos setores da Agroindústria, que afirmaram que entrariam com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade caso o governador sancionasse.

Em entrevista ao Canal Rural, Geraldo Alckmin afirmou que o Projeto restringe o direito de decisão da população e subestima a capacidade de julgamento e que seria um excesso de intervenção do Estado. “Embora bem intencionado, o projeto é equivocado, pois cerceia o direito das pessoas e desconsidera a capacidade de tomar decisões sobre sua própria alimentação”, disse o governador.

Alckmin afirmou ainda que a lei poderia trazer prejuízo para os alunos porque a substituição de proteína por carboidrato poderá aumentar a obesidade. Além disso, a medida geraria um impacto econômico significativo. “Além do impacto no emprego, são 10 milhões de pessoas direta ou indiretamente que vivem na cadeia produtiva da proteína animal, que é saúde para a população”.

Leia Também

Razões que me levaram a escolha vegetariana

Indústria da carne está num “exercício de sobrevivência”, diz Paulo Adario

 

Boi clandestino não morre de velho

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
7 de dezembro de 2016

Boi clandestino não morre de velho

A região de São Félix do Xingu mostra que as leis feitas para inibir a venda de gado produzido em áreas desmatadas na Amazônia só funcionam para metade do rebanho

Reportagens
18 de maio de 2017

Indústria da carne está num “exercício de sobrevivência”, diz Paulo Adario

Ex-diretor da campanha Amazônia do Greenpeace afirma que, para não perder mercados, as próprias empresas do ramo não querem comprar gado de desmatamento

Colunas
22 de janeiro de 2015

Razões que me levaram a escolha vegetariana

Ao escrever esse texto, não imaginava que sofreria tanto. Farto conteúdo na internet mostra que o abate dos animais é um holocausto contínuo.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 8

  1. Marcos diz:

    De fato esse projeto limita a escolha pelos funcionários públicos. Mas imagino que aqueles que buscam uma alimentação mais saudável, contra doenças crônicas, não possuem opções de alimentação vegetariana balanceada. Taí uma PL boa: o fornecimento em estabelecimentos públicos de uma alimentação sem produtos de origem animal equilibrada como opção a quem desejar.


  2. Daniel Ferrer diz:

    ESQUERDISTA é crer que o Estado seja obrigado a fornecer proteína animal diariamente, oque na realidade só eleva drasticamente os custos do contribuinte, agora se essa PL impusesse restrições a empreendimentos privados, aew sim eu seria radicalmente contra


  3. Christine diz:

    Qualquer dia da semana sem carne deve partir da iniciativa de cada cidadão, e campanhas ajudam a estimular este hábito. Isso não deve ser imposto, realmente. Portanto, concordo com a decisão do Picolé-de-Chuchu, ainda que eu discorde das outras 99,8% decisões, opiniões e atitudes dele.
    Esta discussão é relevante porque estamos numa democracia e muitas leis são aceitas sem que haja um debate envolvendo a sociedade e esclarecendo a razão da proposta de lei.
    É uma pena que a discussão caia na dicotomia esquerda-direita, pois o hábito voluntário de substituir carne por outra refeição em pelo menos 1 dia da semana é questão de alguém no mínimo preocupado com seu planeta. Alguém preocupado com a substituição de florestas por pastagens ou com a forma de criação destes animais é alguém que é um cidadão da Terra e não militante do partido X, Y ou Z.


  4. Mário diz:

    Acredito que nosso país tem coisas mais importantes a serem discutidas!!!! O grande problema é esta meia dúzia de palhaços revolucionários que querem aparecer. Cada deve comer o que quiser quando bem entender


  5. Cláudio Tulio diz:

    Ainda existe um resquício longínquo de bom senso nesse dai.


  6. Carlos Magalhães diz:

    Até que enfim o picolé de chuchu acertou uma.

    Como disse a articulista, movimentos e campanhas para isso ou aquilo vai muito bem; já Lei, que obrigue ou proíba comer alguma coisa…haja!


  7. Everardo diz:

    Eu sou favorável a criar uma lei da Sexta Sem Esquerdista. Eles não poderão sair em público nesse dia.


  8. FR diz:

    É isso mesmo, excesso de intervenção do Estado no livre discernimento das pessoas…bem coisa de PeTralha Mortadeleiro e cia. !!! Aliás, já reparou que todo vegetariano é esquerdinha?