Notícias

Câmera registra três suçuaranas em área protegida no Amazonas

As onças-pardas foram vistas no período matinal, o que não é muito comum. As imagens fazem parte de uma pesquisa sobre biodiversidade de vertebrados na Amazônia

Sabrina Rodrigues ·
5 de junho de 2017 · 7 anos atrás
A onça-parda (Puma concolor) é conhecida por ter hábitos solitários e atividades predominantemente noturnas. Foto: Valerie/Flickr.
A onça-parda (Puma concolor) é conhecida por ter hábitos solitários e atividades predominantemente noturnas. Foto: Valerie/Flickr.

Uma câmera registrou a presença de três espécimes de onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, puma ou onça-vermelha. Os animais estavam na área conhecida como igarapé do Ubim, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, no estado do Amazonas. O registro aconteceu em março e foi feito através de armadilhas fotográficas instaladas pelo Grupo de Pesquisa Ecologia e Conservação de Felinos na Amazônia do Instituto Mamirauá.

Primeiramente, a imagem registra a presença de duas onças que caminham pela floresta por volta do meio dia. Enquanto uma se afasta da vista da câmera, a terceira suçuarana se aproxima.

O fato deixou os pesquisadores entusiasmados, pois acreditam se tratar de uma cena rara, uma vez que esses animais são conhecidos por terem hábitos solitários e atividade predominantemente noturna. “Eu me surpreendi, realmente, não imaginei que três pumas fossem andar juntas e estavam tranquilas, não era uma situação de conflito. Talvez seja o que eles chamam de vadiação, acasalamento, um comportamento reprodutivo”, afirma o pesquisador do Instituto Mamirauá, Diogo Gräbin.

A onça-parda (Puma concolor) é um felino nativo das Américas. Graças à sua adaptabilidade, é encontrada em qualquer região e tipo de habitat do continente, como florestas tropicais, desertos e montanhas. É o segundo felino mais pesado das Américas, atrás apenas da onça-pintada, podendo pesar até 72 kg. A suçuarana possui coloração uniforme do pelo, que varia do cinzento ao marrom-avermelhado. O período de gestação pode durar entre 90 e 96 dias e geralmente as fêmeas têm de 3 a 4 filhotes, a cada 2 anos

Conhecendo a biodiversidade da Amazônia

Há pouco tempo, os pesquisadores e assistentes de campo percorreram o igarapé do Ubim, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, para executar coleta de dados e reinstalarem armadilhas fotográficas como o objetivo de monitorar a fauna de vertebrados terrestres. Trabalho considerado essencial para conhecer e investigar a biodiversidade da Amazônia. São quarenta e três estações, ou seja,  pontos da floresta onde são instaladas duas armadilhas fotográficas.

“As estações são montadas e programadas a cada dois meses, em média. Nesse período, cada armadilha fotográfica registra cerca de 900 a 1.500 fotografias. Material valioso para análises de identificação e características biológicas, que já estão sendo feitas pela equipe de pesquisadores do Instituto Mamirauá”, explica Diogo Gräbin.

Monitoramento da onça “Fofa”

Desde 2016, o Instituto Mamirauá monitora Fofa, uma fêmea de onça-pintada, quando ela estava grávida de dois animais. O que impressionou os pesquisadores é que Fofa já tinha tido outro filhote antes e eles acharam o espaço de tempo entre as gestações muito pequeno. No período de monitoramento de Fofa, armadilhas fotográficas instaladas na floresta registraram imagens dela na companhia de outra onça-pintada.

O sinal de Fofa foi monitorado através de um rádio colar colocado no seu pescoço. A equipe do Instituto Mamirauá, formada pela pesquisadora Wezddy Del Toro e o assistente de pesquisa, Valciney Martins foram os responsáveis pelo acompanhamento do animal.

Assista ao vídeo:

 

 

Leia Também

Vídeo do Ipê com onça-parda ganha o prêmio do Avistar 2017

Onde menos se espera, Suçuarana

Suçuarana fotografada em Santa Catarina

 

 

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
22 de novembro de 2011

Suçuarana fotografada em Santa Catarina

Armadilha fotográfica em reserva particular Rio das Furnas registram fêmea da espécie na Mata Atlântica da bacia do Itajaí. Veja as fortos.

Notícias
11 de outubro de 2013

Onde menos se espera, Suçuarana

A onça-parda (Puma concolor) está presente em todos os biomas brasileiros. E pela foto, também nos ambientes mais inusitados. Crédito: PMA/MS

Salada Verde
23 de maio de 2017

Vídeo do Ipê com onça-parda ganha o prêmio do Avistar 2017

Imagens ganham o Festival Trap Cam. O vídeo registra a presença da onça-parda na Mata Atlântica de São Paulo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Carlos Magalhães diz:

    Trata-se da mãe e de dois filhotes sub-adultos.


    1. FR diz:

      Sim, esse que fica olhando pra câmera é certamente o chamado "filhotão"