Menos da metade dos brasileiros sabe explicar o que é biodiversidade

E mesmo assim estamos melhor que outros países, inclusive nações ricas como os Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.

25 de junho de 2015 · 9 anos atrás

Apesar de ouvir falar, menos da metade dos brasileiros sabe explicar o que é Biodiversidade. Ainda assim, estamos melhores do que países ricos. Foto: Vandré Fonseca

Manaus, AM — Biodiversidade, conjunto das espécies vivas de todo o planeta ou de uma região. Quase todos os brasileiros já ouviram falar, mas menos da metade sabe explicar o que é. De acordo com o Barômetro da Biodiversidade 2015, apresentado nesta quinta-feira em Paris, pela União pelo BioComércio Ético (UEBT, em inglês), 92% dos brasileiros já tinham ouvido falar sobre o tema. Mas menos da metade de nós (48% dos que responderam sim à primeira pergunta) sabem explicar o que ela significa.

“Embora o brasileiro tenha ouvido falar sobre biodiversidade na sua grande maioria, infelizmente o conhecimento sobre o tema é baixo, embora esteja à frente de muitos países”, avaliou via e-mail Cristiane de Moraes, da UEBT para a América Latina. A pesquisa ouviu 8.700 pessoas em 9 nações diferentes, inclusive da Europa e América do Norte.

Apesar de 52% dos brasileiros ouvidos na pesquisa não saberem definir biodiversidade, o país só ficou atrás do México entre as pessoas que sabem explicar o que significa o conceito.

Entre os Mexicanos, 90% já havia ouvido falar, percentual menor do que entre os brasileiro, porém no país da América do Norte, 52% das pessoas que tiveram contato com o assunto conseguiram dar uma definição válida para o termo. Em geral, os latino-americanos, representados também pelo Equador, se saíram melhor do que os Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Índia.

A pesquisa é publicada desde 2009 e ajuda a medir a conscientização sobre a biodiversidade. De lá pra cá, o conhecimento sobre o tema cresceu no mundo. No primeiro ano da pesquisa, apenas 9% dos entrevistados souberam explicar o que é biodiversidade. Este ano, 38% deram respostas corretas à pergunta.

“Até mesmo a CDB (Convenção sobre Diversidade Biológica) reconhece através dos resultados que são necessários esforços extras para atingir a meta global estipulada para 2020, onde 100% da população mundial deve tomar conhecimento sobre biodiversidade”, explica Cristiane de Moraes.

No Brasil, entre o ano passado e este, o conhecimento sobre o tema teve um pequeno aumento. Em 2014, 90% dos brasileiros havia ouvido falar sobre o tema e 43% sabiam do que se tratava. Os mais jovens com maior renda e nível de ensino mais elevado são os mais bem informados sobre o tema, aqui no Brasil. E em nosso país, a maior parte dos brasileiros ouviu falar sobre o tema através do rádio ou televisão.

“É bacana que o brasileiro tem ouvido falar sobre o tema, mas sem dúvida é necessário um esforço extra por parte do governo, das empresas, das escolas e outros atores envolvidos que possam trazer maior consciência sobre o que é biodiversidade e a sua importância e convencer este consumidor que cada um tem o seu papel e pode ajudar na sua conservação”, destaca a representante da UEBT na América Latina.