Notícias

Povos indígenas querem criar um Fundo Clima para a Amazônia

Delegação indígena na COP20 em Lima defende importância dos nativos no esforço contra as mudanças climáticas e quer seu fundo verde.

Fabíola Ortiz ·
11 de dezembro de 2014 · 9 anos atrás

Delegação Indígena participa dos debates na COP20 e defende um fundo verde para suas terras. Foto: Fabíola Ortiz
Delegação Indígena participa dos debates na COP20 e defende um fundo verde para suas terras. Foto: Fabíola Ortiz

Lima, Peru – Os povos indígenas querem criar um Fundo Clima para a Amazônia nos moldes do Fundo Verde de Clima (‘Green Climate Fund‘) para financiar projetos de adaptação climática desenvolvidos por indígenas na região amazônica. Eles ainda reivindicam o reconhecimento do REDD+ Indígena Amazônico (RIA).

Representantes dos povos indígenas lançaram durante Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP20, que acontece até esta sexta-feira, dia 12 de dezembro, em Lima, dez propostas para serem discutidas nas negociações de alto nível que ocorrem esta semana a portas fechadas entre as delegações internacionais.

Sob o nome “Os Povos Indígenas Fream a Crise Climática”, o documento em formato de livro, com quase 50 páginas, anuncia dez propostas com objetivos claros para eliminar os grandes impulsores do desmatamento, além de mecanismos de incentivos para a redução de emissões. Segundo a carta com as propostas, a mitigação de emissões de gases de efeito estufa pode ser alcançada com um programa de REDD+ voltado aos indígenas dos nove países amazônicos.

Para o equatoriano Edwin Vasquez, da Coordenação das Organizações da Bacia Amazônica (COICA), como o desmatamento é o principal motor para o aquecimento global, a participação dos povos e comunidades indígenas é de “vital importância”.

Dados da COICA indicam que a Amazônia indígena registra apenas 0.2% de desmatamento enquanto o desmatamento em áreas protegidas é de 1,4%.

“É simples o que queremos. O Fundo Verde de Clima e os outros fundos não chegam diretamente aos povos indígenas. Nesse sentido, para poder fortalecer nossa capacidade de organização e que os recursos cheguem diretamente aos povos que protegem a floresta, desenhamos este fundo que será finando por pessoas jurídicas, instituições, governos e empresas que queiram colaborar”, disse a ((o))eco Edwin Vasquez.

Como liderança e representante de 390 povos indígenas dos nove países amazônicos, Vasquez defende um “diálogo sério” das autoridades com os indígenas e o respeito à titularidade das terras, assim como o financiamento climático. Segundo ele, as Terras Indígenas têm mais de 24 funções sistêmicas desde o uso e manejo das plantas medicinais, tradições culturais e o estoque de carbono. “As florestas absorvem CO2, esse veneno que está nos matando lentamente”.

Para o peruano Alberto Pizango Chota, presidente da Associação Interétnica de Desenvolvimento da Selva Peruana (AIDESEP), não se pode falar em REDD sem antes assegurar os territórios indígenas. “É o que falta, não podemos pensar em REDD se não nos garantirem o exercício pleno do direito à livre determinação. Esta é uma proposta dos povos para frear a crise climática”.

 

Leia também
Reta final da COP-20 pode abraçar proposta brasileira
Terras Indígenas e Unidades de Conservação armazenam 55% dos estoques de carbono na Amazônia
Países se comprometem a restaurar 20 mi de hectares até 2020

 

 

 

  • Fabíola Ortiz

    Jornalista e historiadora. Nascida no Rio, cobre temas de desenvolvimento sustentável. Radicada na Alemanha.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.