Notícias

Parque Nacional do Iguaçu é ameaçado por projetos de desenvolvimento

Hidrelétrica do Baixo Iguaçu e abertura da Estrada do Colono colocam a unidade de conservação na lista da Unesco de áreas em perigo.

Daniele Bragança ·
12 de maio de 2014 · 10 anos atrás
Parque Nacional do Iguaçu é ameaçado por projetos desenvolvimentistas. Foto: Rosimar FSB/Wikimédia.

O Parque Nacional do Iguaçu pode voltar para a lista Patrimônio Mundial em Perigo da Unesco, graças às ameaças representadas pela reabertura da Estrada do Colono e pela construção da Hidrelétrica de Baixo Iguaçu, cuja construção ocorre a apenas 500 metros dos limites da unidade de conservação. A informação foi divulgada há quase duas semanas, em um relatório do órgão da ONU sobre a situação de todas as áreas que são patrimônios da humanidade.

No relatório, a Unesco pede que os empreendimentos sejam cancelados ou, pelo menos, interrompidos até a realização um estudo detalhado dos impactos sobre os patrimônios tombados.

Projeto muda SNUC

O projeto de lei que reabre a estrada do Colono, aquela que corta a parte intangível do Parque Nacional do Iguaçu, introduz a categoria estrada-parque no Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

Maria Tereza Pádua defendeu, em um texto publicado aqui em ((o))eco em 2011, que a introdução da categoria era uma afronta à Legislação Ambiental.

“As Estradas Parque são flagrantemente contra a legislação que dispõe sobre Parques Nacionais, a conhecida Lei do SNUC de 2000. De outra parte, o problema é que esse tipo de via, por definição técnica e por simples lógica, não pode ser estabelecido dentro de um parque nacional ou dentro de qualquer outra unidade de conservação. No caso do Parque Nacional do Iguaçu, o efeito de reabrir a Estrado do Colono como Estrada Parque seria dramático. Automaticamente ele ficaria dividido em duas metades”.

Ano passado, depois de ser aprovada na Comissão Especial formada para analisar o Projeto de Lei 7123/10, a reabertura da Estrada do Colono seguiu para o Senado. Em tentativa fracassada, a deputada Rosane Ferreira (PV-PR) quis levar o projeto para ser votado no plenário da Câmara.

Hidrelétrica a 500 metros

A Hidrelétrica de Baixo Iguaçu é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que deverá ficar pronta em 2016. Segundo a concessionária Neoenergia, produzirá 350,2 MW de energia e está sendo construída dentro da área de amortecimento do parque.

O licenciamento ambiental da hidrelétrica foi cassado pela Justiça em 2010. Dois anos depois, a Neoenergia conseguiu anular a decisão anterior no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e o licenciamento foi considerado válido. Após 4 anos, as obras foram iniciadas em 2013.

Unesco cobra responsabilidades

A Unesco apresentou duas recomendações e espera que o país atenda até 2015. Caso contrário, o Parque Nacional do Iguaçu voltará para a lista vermelha dos sítios de Patrimônios Mundiais Ameaçados.

 

 

Leia Também:
De volta à estaca zero
Portas fechadas
Livre, leve e solta

O Parque Nacional do Iguaçu no WikiParques

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
9 de outubro de 2006

Portas fechadas

Mesmo com licenças prévias, hidrelétricas que serão leiloadas nesta terça-feira são contestadas na justiça. Prova de que o setor elétrico ainda não aprendeu a lição ambiental.

Salada Verde
16 de abril de 2024

ONU espera a posição brasileira sobre crimes contra vida silvestre

A proposta e as de outros países para proteger a biodiversidade com melhores políticas, leis e ações serão debatidas na Áustria

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.