Notícias

Acordo entre PNUMA e MMA fortalece banco de dados sobre biodiversidade

Jardim Botânico do Rio de Janeiro será o braço do MMA no desenvolvimento do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr).

Redação ((o))eco ·
2 de junho de 2014 · 10 anos atrás

Jardim Botânico participará do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira. Foto: wikipédia.
Jardim Botânico participará do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira. Foto: wikipédia.

O Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) vai participar do desenvolvimento do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr). O acordo de cooperação assinado entre o Instituto e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) na tarde desta segunda-feira (02) prevê que todo o conjunto de dados do JBRJ – incluindo as informações originárias dos seus parceiros no Brasil e no exterior – esteja acessível no SiBBr, projeto do PNUMA com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI).

O Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF) investirá 1,03 milhão de dólares para viabilizar o plano de trabalho. O dinheiro será gasto na compra de equipamentos e contratação de bolsistas para todos os herbários parceiros da iniciativa e também a realização de reuniões técnicas.

“Receber o apoio oficial do PNUMA e esse aporte financeiro, que é o maior que o programa já fez a uma instituição no País, é uma prova de confiança e reconhecimento da liderança que o Jardim Botânico vem tendo na pesquisa e nos instrumentos de disseminação do conhecimento sobre a biodiversidade brasileira”, declara Samyra Crespo, presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O MCTI investirá outros 316 mil dólares para complementar o número de bolsistas necessários para alcançar os resultados previstos. O orçamento do programa totalizará cerca de 1,35 milhão de dólares.

A parceria permitirá a execução do Projeto Flora Brasil 2020 e a ampliação do Herbário Virtual do JBRJ. Serão digitalizadas cerca de 670 mil amostras de herbários nacionais. Todo este conjunto de dados estará acessível pelo SiBBr.

 

 

Leia Também
Brasil cria plataforma online para mapear sua biodiversidade
Museu Goeldi inova com Censo da Biodiversidade Amazônica
ICMBio lança portal de geoprocessamento e dados de UCs

 

 

 

Leia também

Salada Verde
16 de abril de 2024

ONU espera a posição brasileira sobre crimes contra vida silvestre

A proposta e as de outros países para proteger a biodiversidade com melhores políticas, leis e ações serão debatidas na Áustria

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Reportagens
15 de abril de 2024

Área de mangue bem conservado cresce 33% na APA Guapi-Mirim, na Baía de Guanabara

Proteção assegurada por unidades de conservação favoreceu regeneração natural; Atividades do Gaslub (antigo Comperj) ameaçam APA e Esec Guanabara

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.