Notícias

Termina incêndio no Parque Ecológico de Serra de Jaraguá

Após quatro dias de queimada intensiva, unidade de conservação de quase 3 mil hectares perdeu 65% de seu território para as chamas.

Redação ((o))eco ·
12 de agosto de 2013 · 11 anos atrás

O incêndio no Parque Ecológico de Serra de Jaraguá, na região central de Goiás, que começou na terça-feira (06), está sob controle, segundo informou neste domingo (11) o Corpo de Bombeiros. Estima-se que o fogo tenha consumido 65% da unidade de conservação, após 4 dias de queimada intensa.

Foram mobilizados 52 homens para combater as chamas. Na quinta-feira, os 3 focos que haviam se alastrado a partir do paredão Norte do parque foram controlados, mas surgiu um novo foco em outra área do parque. A suspeita é que os dois incêndios tenham sido provocados. O primeiro teria ocorrido por queima de uma casa de marimbondos; e o segundo por fazendeiros que tentaram realizar a queima controlada do pasto, mas o fogo se alastrou.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. O Parque Ecológico da Serra de Jaraguá é uma unidade de conservação integral criada pelo governo do estado de Goiás em 1998. Tem uma área de mais de 2 mil e 800 hectares (Veja o mapa).

Com o início do tempo seco, a partir de maio, está aberta a temporada de queimadas. Só em Goiás, do dia 01 de agosto até hoje, foram registrados 202 focos de incêndio pelo sistema de monitoramento de focos de queimados e incêndios do INPE/CPTEC.

 

 

Leia Também
Incêndios e queimadas ao redor do mundo
Previsão de fogo para a Amazônia
Cinzas sobre o verde

 

 

 

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. José Ernani diz:

    São Francisco também faz parte do ( parque ecológico serra de Jaraguá Goias) , da metade da seŕra " é do espião da serra)… será verdade?