Notícias

InfoAmazonia mostra a grande floresta como você nunca viu

Nova plataforma de geolocalização permite mapear reportagens sobre a região e acumular dados de desmatamento, incêndios e mineração.

Redação ((o))eco ·
25 de junho de 2012 · 12 anos atrás

Com seus 6,7 milhões de quilômetros quadrados que se espalham por 9 países, o bioma amazônico é um dos mais biodiversos do mundo. A maneira mais incisiva de visualizar sua grandeza e problemas é através de mapas. O InfoAmazonia oferece mapas interativos para mostrar exatamente onde se passam as histórias jornalísticas sobre a região e georeferenciar bancos de dados sobre desmatamentos, incêndios, extração de petróleo e mineração. Assim como ((o))eco Amazônia, o novo site publica seu conteúdo em 3 línguas: português, espanhol e inglês.

A plataforma pioneira é resultado dos esforços de ((o))eco e Internews, agência de desenvolvimento de mídia, com apoio da bolsa Knight do Centro Internacional para Jornalistas. Com o InfoAmazonia, o público ganhou mapas interativos que servem a quem precisa de dados sobre a região e a quem pode provê-los, ao permitir o carregamento e download de notícias ambientais e dados sobre a bacia amazônica.

“O InfoAmazonia nasce no momento em que há muita conversa sobre os dados abertos. Institutos e ONGs estão coletando dados sobre a região amazônica durante décadas, mas é frequente esses dados não estarem acessíveis para o público em geral. Este projeto proporcionará uma plataforma para compartilhá-los juntamente com as bases de dados já abertas, como por exemplo os índices de desmatamento fornecidos pelo governo do Brasil e sobre os incêndios florestais dos satélites da NASA”, diz Gustavo Faleiros, criador de InfoAmazonia em O Eco e bolsista Knight do Centro Internacional para Jornalistas. “Os mapas têm sido um meio de interpretar a realidade por muitos séculos. Com o InfoAmazonia unimos a melhor técnica digital para facilitar a visualização e a organização de informações”.

Oficina de mapeamento digital do projeto InfoAmazonia, na sede do iBase, Rio de Janeiro. Foto: Juliana Mori
Oficina de mapeamento digital do projeto InfoAmazonia, na sede do iBase, Rio de Janeiro. Foto: Juliana Mori

O projeto usa o software de mapeamento digital MapBox. Em vez de um ambiente de informação estática, a plataforma é um espaço vibrante para o público participar do processo de coleta , comunicação e verificação de dados. O InfoAmazonia também visa criar uma rede de jornalistas e ONGs, e treiná-los no uso de aplicativos de geo-localização de informação. No dia 17, durante a Rio+20, ocorreu a sua primeira oficina de mapeamento digital, envolvendo 30 jornalistas que se reuniram na sede do iBase. Nela, mostrou-se como o uso de softwares como Tilemill, Google Fusion e Google Earth pode ajudar a construir narrativas jornalísticas.

“A ideia foi sonhada durante 4 anos. É maravilhoso vê-la decolar no momento em que há uma enxurrada de dados ambientais disponíveis, entretanto, sem que seja fácil torná-los compreensíveis. O InfoAmazonia faz exatamente isso”, diz James Fahn, diretor-executivo da rede “Earth Journalism Network”, da Internews.

A Amazônia sofre desmatamentos em larga escala e uma pressão constante pela exploração de seus recursos minerais. Ainda assim, pode-se dizer que o público não está bem informado sobre esses desafios e que a grande mídia não tem transmitido a sua extensão, causas e implicações. O InfoAmazonia preenche uma lacuna ao prover uma ferramenta que integra a análise desses problemas e permite aos produtores de conhecimento sobre a região unirem seus trabalhos.

O desenvolvimento da plataforma foi possível com o apoio da iniciativa Climate and Development Knowledge Network.

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.