Salada Verde

Empregos verdes no Brasil

Relatório das Nações Unidas mostra que há mais de 2,6 milhões de pessoas atuando nesse tipo de trabalho no Brasil.

Salada Verde ·
22 de janeiro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 

foto: Divulgação/Nações Unidas
foto: Divulgação/Nações Unidas

Conforme o relatório Empregos Verdes no Brasil: Quantos São, Onde Estão e Como Evoluirão nos Próximos Anos, no fim de 2008 o total de empregos verdes no país foi de 2.653.059 e representava 6,73% do total de postos formais de trabalho. Os cálculos da OIT foram baseados em dados oficiais federais e classifica esses postos de trabalho em: produção e manejo florestal; geração e distribuição de energias renováveis; saneamento, gestão de resíduos e de riscos ambientais; manutenção, reparação e recuperação de produtos e materiais; transportes coletivos alternativos ao rodoviário e aeroviário; e telecomunicações e teleatendimento (quadro abaixo).

O crescimento anual da oferta desse tipo de emprego no Brasil tem sido de quase 2%. E a entidade aponta alguns caminhos para ampliar a geração dessa forma de trabalho. Programas federais como o Minha Casa, Minha Vida associado a mudanças em políticas para concessão de créditos e estímulo a tecnologias limpas podem elevar o uso de fontes alternativas para aquecimento de água e geração de energia, demandando mais mão-de-obra. A redução dos impostos para compra da linha branca de eletrodomésticos com eficiência energética ou sem gases que afetam a camada de ozônio, fortalecimento de cadeias produtivas de produtos florestais não-madeireiros, a ampliação da inspeção contra poluição veicular excessiva e a futura aprovação de uma política nacional de resíduos sólidos também contribuirão para mudar a cara do trabalho no país.

“A julgar pelo número de empregos verdes que já podemos identificar nas estatísticas sobre o mercado de trabalho, a transição para uma economia de baixas emissões de carbono no Brasil não parte da estaca zero. Pelo contrário, os 2.653.059 postos de trabalho formal inseridos em atividades econômicas que contribuem para a redução de emissões de carbono ou para a melhoria da qualidade ambiental sinalizam, por si só, que essa transição já começou”, conclui o relatório, cuja íntegra pode ser conferida aqui. “A economia brasileira não vai se desestruturar se continuar gerando empregos verdes”, disse em nota da OIT o autor do estudo, Paulo Sérgio Muçouçah.

Atividades econômicas Empregos
Produção e manejo florestal 139.768
Geração e distribuição de energias renováveis 547.569
Saneamento, gestão de resíduos e de riscos ambientais 303.210
Manutenção, reparação e recuperação de produtos e materiais 435.737
Transportes coletivos e alternativos ao rodoviário e aeroviário 797.249
Telecomunicações e tele-atendimento 429.526
Total 2.653.059
  Fonte: OIT

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Annelys Pérez diz:

    Define -se empregos verdes como aquele que proporciona as organizaões ou e empresas o exercício de suas atividades em codições que não impactam negativamente o meio ambiente.


  2. Se você já escutou essa expressão, mas ainda não entendeu bem o que ela significa não se preocupe. Esclarecemos isso agora. Emprego verde pode ser qualquer trabalho que tenha uma influência positiva para reduzir os impactos ambientais no planeta.

    Alguns dos trabalhos que são considerados verdes são os de reciclagem, pois eles ajudam a reaproveitar o material. Mas também empregos como o de motoristas de ônibus, operadores de centrais de teleatendimento, mecânicos de automóveis são considerados como trabalho verde.

    Para ficar bem claro, o emprego verde vai contribuir para a preservação e restauração do meio ambiente e foi definido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Abaixo leia uma definição mais científica para compreender o conceito em relatório produzido pelo WorldWaht Institute:

    “Empregos verdes são aqueles que reduzem o impacto ambiental de empresas e de setores econômicos para níveis que, em última análise, sejam sustentáveis. O relatório define “empregos verdes” como trabalhos nas áreas agrícola, industrial, dos serviços e da administração que contribuem para a preservação ou restauração da qualidade ambiental”.

    No relatório ainda é esclarecido como eles podem ser encontrados:

    “Empregos verdes podem ser encontrados em uma ampla gama de setores da economia, tais como os de fornecimento de energia, reciclagem, agrícola, construção civil e transportes. Eles ajudam a reduzir o consumo de energia, matérias-primas e água por meio de estratégias altamente eficazes que descarbonizam a economia e reduzem as emissões de gases de efeito estufa, minimizando ou evitando completamente todas as formas de resíduos e poluição, protegendo e restaurando os ecossistemas e a biodiversidade”.


    1. Kauã diz:

      Alguns dos trabalhos que são considerados verdes são os de reciclagem, pois eles ajudam a reaproveitar o material. Mas também empregos como o de motoristas de ônibus, operadores de centrais de teleatendimento, mecânicos de automóveis