Salada Verde

Parna dos Veadeiros está fechado

Parque nacional é fechado ao público porque está sem contrato com empresas de serviços terceirizados. Unidade é prioritária para investimentos do governo.

Salada Verde ·
5 de maio de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Figurando na lista oficial dos parques nacionais prioritários para receber investimentos, o Parque Nacional da chapada dos Veadeiros (GO), a 250 quilômetros de Brasília, está fechado à visitação pública. O motivo é a falta de contrato para serviços terceirizados de limpeza, segurança e afins. O Parque Nacional de Brasília enfrentou problema semelhante em 2008, passando oito meses com entradas gratuitas.

Conforme Júlio Gonchorosky, coordenador de Visitação e Serviços Ambientais do Instituto Chico Mendes (ICMBio), o problema ocorre naquela e em outras unidades de conservação devido à renovação de antigos contratos. Novos acordos são encaminhados agora via ICMBio, após a divisão do Ibama. “Houve descompasso”, disse.

A previsão do governo é de que um contrato emergencial seja fechado até o dia 18, possibilitando em seguida a reabertura dos portões de Veadeiros.

A unidade de conservação também aguarda a aprovação de seu plano de manejo, que segue dormitando em escaninhos do Instituto Chico Mendes. De acordo com Gonchorosky, entre várias medidas, o plano livrará as trilhas mais tradicionais de Veadeiros da obrigatoriedade de guias, cujos serviços serão necessários apenas em novos trajetos dentro daquela unidade de conservação.

Saiba mais:
Embrulho energético em Veadeiros
Veadeiros ainda sem plano
Ecoturismo para defender o Cerrado

Leia também

Reportagens
23 de abril de 2024

COP3 de Escazú: Tratado socioambiental da América Latina é obra em construção

No aniversário de três anos do Acordo de Escazú, especialistas analisam status de sua implementação e desafios para proteger ativistas do meio ambiente

Salada Verde
23 de abril de 2024

Querem barrar as águas do ameaçado pato-mergulhão

Hidrelétricas são planejadas para principais rios onde vive o animal sob alto risco de extinção, na Chapada dos Veadeiros

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.