Salada Verde

Aeroporto nas barbas do parque

Ambientalistas e pesquisadores tentam evitar licenciamento de aeroporto da Usiminas próximo ao Parque Estadual do Rio Doce (MG). Área protege Mata Atlântica e espécies ameaçadas.

Salada Verde ·
16 de fevereiro de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Pesquisadores, professores universitários e várias entidades ambientalistas de Minas Gerais estão em polvorosa. Todos foram surpreendidos pelo pedido de licença prévia para construção de um aeroporto enviada ao Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) pela Usiminas. A empresa quer a obra ao lado do Parque Estadual do Rio Doce, uma das últimas manchas contínuas de Mata Atlântica mineira. O pedido será avaliado amanhã (17), durante reunião em Governador Valadares.

Segundo nota distribuída pelos contrários ao atropelo do licenciamento, os estudos de impacto ambiental não têm um diagnóstico completo da área e nem apontam medidas para tornar os impactos suportáveis. As entidades ressaltam que há outros locais na região que poderiam abrigar o empreendimento. Os estudos também seriam fracos nos quesitos fauna, solo e vegetação.

No Parque do Rio Doce foram registrados 77 espécies de mamíferos, ou cerca de 30% de todas as espécies de mamíferos da Mata Atlântica. Onze deles estão nas listas de espécies ameaçadas dos governos federal e de Minas Gerais. A área protegida é prioritária para a conservação dos muriquis-do-norte (Brachyteles hypoxanthus). Animais e plantas serão impactados pelas obras e pela movimentação de aeronaves.

A legislação federal obriga o licenciamento de qualquer atividade que possa trazer impactos a uma unidade de conservação em uma faixa de 10 quilômetros de seu entorno.

A empresa responsável pelos estudos ambientais do aeroporto, a Brandt Meio Ambiente, é a mesma envolvida no caso da mineração de zinco em Vazante (MG). Confira caso em O Eco.

Leia também

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Análises
18 de abril de 2024

Uma COP 30 mais indígena para adiarmos o fim do mundo

Sediada pela primeira vez na Amazônia, a conferência traz a chance de darmos uma guinada positiva no esforço para frear a crise climática que ameaça nossa espécie

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.