Como os satélites conseguem observar a fotossíntese

Com satélites cada vez mais avançados em órbita, é possível monitorar a fotossíntese da vegetação do planeta e entender melhor o ciclo do carbono.

13 de outubro de 2013 · 10 anos atrás

Os sensores a bordo dos satélites em órbita de nosso planeta estão cada vez mais avançados. Foi publicado recentemente um estudo que mostra como é possível usar satélites para medir o que está ocorrendo dentro das plantas na superfície do planeta.

Durante o processo de fotossíntese, as plantas emitem uma forma de luz invisível ao olho nu, mas detectável por satélites que orbitam a centenas de quilômetros acima da Terra. Os cientistas da NASA desenvolveram um método para transformar os dados coletados pelos satélite em um mapa que mostra com um nível de detalhe nunca antes visto os ciclos da vegetação do planeta.

Essas medições podem ajudar agricultores a melhorar suas técnicas de plantio e ajudar os ecologistas a entender melhor a vegetação global e os processos do ciclo de carbono.

Veja no vídeo abaixo como a vegetação do planeta parece pulsar ao longo do ano, aumentando e diminuindo o processo de fotossíntese de acordo com as estações do ano. O vídeo está em inglês, mas é possível habilitar as legendas em português clicando no ícone correspondente do YouTube.

A vegetação do planeta vista do espaço
A produção de alimentos vista do espaço
As florestas que perdemos nos últimos 30 anos
As mudanças das estações vistas do espaço
Um ano de fogo visto do espaço
A biomassa tropical vista do espaço
O déficit na produção de alimentos

12 de agosto de 2013

O déficit na produção de alimentos

O planeta é capaz de produzir muito mais comida do que plantamos atualmente. Veja mapas mostrando onde o déficit é maior.

26 de agosto de 2013

A biomassa tropical vista do espaço

Enormes quantidades de carbono são armazenadas naturalmente nas florestas tropicais. Veja a quantidade de biomassa nesta região do planeta.

9 de setembro de 2013

Um ano de fogo visto do espaço

Não é só o Brasil que sofre com queimadas e incêndios florestais. Veja uma animação que mostra os focos de incêndio no mundo nos últimos 12 meses.