Notícias

O gelo dos oceanos visto do espaço

Veja animações que mostram a diminuição da quantidade de gelo nos oceanos do planeta. Em 2012 foi registrada a menor quantidade na história.

Paulo André Vieira ·
10 de março de 2014 · 10 anos atrás

Pelo menos 15% do oceano está coberto de água congelada em qualquer momento do ano, o que significa uma área de 25 milhões de quilômetros quadrados. Satélites são usados desde 1978 para monitorar a concentração de gelo nos polos. Os cientistas prestam muita atenção nesses números pois uma alteração nesses valores podem ter um grande impacto no resto do mundo.

No Ártico, a cobertura máxima ocorre geralmente em março, enquanto a cobertura mínima ocorre em setembro. O oposto é verdadeiro para a Antártida, onde o mínimo ocorre em março e o máximo ocorre em setembro. Os dados apontam que a extensão do gelo marinho no Ártico está diminuindo, enquanto o gelo da Antártida permanece estável.

No ano de 2007 foi registrada a menor quantidade de gelo nos oceanos, 23% a menos que a mínima registrada em 2005, e 39% a menos que a média entre 1979 e 2000. Estima-se que a extensão de gelo marinho na região polar em setembro de 2007 foi de apenas metade da que se acredita ter existido entre 1950 e 1970. Esse recorde foi batido novamente em 2012.

Veja abaixo uma animação que mostra anualmente a quantidade de gelo nos oceanos no início de outubro. Os dados são do Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo (NSIDC) dos EUA.

As duas próximas animações mostram o ciclo de gelo nos oceanos em 1988 e 2012.

 

 

Leia também
Gelo da Groenlândia teve derretimento recorde em julho
O gelo e a neve ao redor do planeta
Os icebergs da Groenlândia vistos do espaço

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Colunas
24 de abril de 2024

O comprometimento do jornalismo ambiental brasileiro

A intensificação da crise climática e a valorização da subjetividade no campo jornalístico ressaltam o posicionamento na cobertura ambiental

Reportagens
23 de abril de 2024

COP3 de Escazú: Tratado socioambiental da América Latina é obra em construção

No aniversário de três anos do Acordo de Escazú, especialistas analisam status de sua implementação e desafios para proteger ativistas do meio ambiente

Salada Verde
23 de abril de 2024

Querem barrar as águas do ameaçado pato-mergulhão

Hidrelétricas são planejadas para principais rios onde vive o animal sob alto risco de extinção, na Chapada dos Veadeiros

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.