Notícias

Três décadas vistas do espaço

Veja animações feitas com imagens de satélites dos últimos 29 anos, mostrando as mudanças na superfície do planeta.

Paulo André Vieira ·
13 de maio de 2013 · 11 anos atrás

No início de maio de 2013 o Google disponibilizou, em parceria com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, a NASA e a revista TIME, uma compilação interativa de imagens feitas por satélite nos últimos 29 anos. Através desta incrível viagem pelo passado recente de nosso planeta, podemos ver como a intervenção do ser humano alterou a paisagem e marcou a superfície da Terra.

Para demonstrar as possibilidades do projeto, o Google preparou algumas animações que mostram a passagem do tempo em algumas regiões do planeta. Além das ilhas artificiais na costa de Dubai e do lento desaparecimento do Lago Úrmia, no Irã, ((o))eco preparou mais algumas animações com foco no Brasil, que você pode ver logo a seguir. Aguarde um pouco para que as animações carreguem completamente.

Experimente também navegar pelas imagens. Procure a sua cidade, seu estado, ou alguma região de seu interesse e veja com seus próprios olhos as mudanças que o planeta sofreu nas últimas três décadas.

Lago Úrmia

Costa de Dubai

Geleira Columbia

Las Vegas

Distrito Federal

Pará

Rio de Janeiro

São Paulo

Mato Grosso

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
11 de maio de 2012

A presença do homem vista do espaço

Ilhas artificiais, plantações no meio do deserto, milhões de luzes que iluminam a noite. Do espaço podemos ter uma visão mais ampla de como o homem é capaz de modificar o planeta.

Notícias
19 de agosto de 2012

Os 40 anos do programa Landsat

Nosso planeta é monitorado pelos satélites do programa Landsat desde 1972. Veja uma seleção das melhores imagens feitas por este programa da NASA ao longo de seus 40 anos.

Notícias
3 de dezembro de 2012

Os rios brasileiros fotografados por astronautas

Desde a década de 1960 os astronautas fotografam o nosso planeta. Veja uma seleção de fotos de rios brasileiros feitas por eles nos últimos 30 anos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.