Notícias

As luzes do planeta vistas do espaço

Mesmo passados 100 anos da invenção da luz elétrica, algumas regiões permanecem escassamente povoadas e apagada.

Paulo André Vieira ·
9 de julho de 2012 · 12 anos atrás

As áreas mais brilhantes da Terra são as mais urbanizadas, mas não necessariamente as mais populosas. Compare, por exemplo, a Europa Ocidental com a China e Índia e verá isso claramente. As cidades tendem a crescer ao longo das costas e redes de transporte e, mesmo que as luzes não fossem exibidas sobre o mapa, o contorno de muitos continentes continuaria a ser visível. Nos Estados Unidos o sistema de rodovias interestaduais aparece como uma rede ligando os pontos mais brilhantes dos centros urbanos, enquanto na Rússia a ferrovia Trans-Siberiana é uma linha fina que se estende a partir de Moscou, cruzando o centro da Ásia até Vladivostok. O rio Nilo é outro segmento brilhante através de uma região escura.

Mesmo passados 100 anos da invenção da luz elétrica, algumas regiões permanecem escassamente povoadas e apagadas. A Antártica é totalmente escura. As selvas do interior da África e da América do Sul também, mas luzes já começam a aparecer por lá. Os desertos da África, Arábia, Austrália, Mongólia e dos Estados Unidos são pouco iluminados, bem como as florestas boreais do Canadá e da Rússia, e as grandes montanhas do Himalaya.

Nas fotos a seguir, divulgadas pelo Observatório da Terra da NASA, podemos ver imagens noturnas do planeta feitas do espaço.

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
27 de maio de 2012

Quando se olha do espaço, onde há fumaça, há fogo

Relâmpagos, queimadas, pontas de cigarro ou balões. Muitas são as causas dos incêndios florestais. Do espaço podemos ver todos.

Notícias
6 de maio de 2012

O gelo e a neve ao redor do planeta

Calotas polares, blocos de gelo continentais, montanhas glaciais, geleiras marítimas, lagos e rios gelados. Do espaço, a belezas de nossa Criosfera.

Notícias
29 de abril de 2012

A terrível beleza das tempestades de areia

Vistas do espaço, as tempestades de areia são fenômenos de grande beleza, mas ser atingido por uma é algo bastante assustador.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.