Fotografia

A recuperação da mata na Estrada Velha de Santos

Desbravada pelo padre José de Anchieta, a hoje intitulada Estrada Caminho do Mar luta para recuperar o santuário que um dia foi.

Victor Moriyama ·
16 de julho de 2014 · 10 anos atrás

A estrada “Caminho do Mar”, antiga Estrada Velha de Santos, atualmente é um local fechado para trânsito e aberto apenas para veículos oficiais e turistas que se aventuram a percorrê-la a pé ou de bicicleta. São 9 km de extensão que ligam o litoral de São Paulo à região do Grande ABC paulista, passando por uma área industrial que ainda polui a paisagem.

O desenvolvimento industrial desenfreado, nos anos 70 e 80, em Cubatão, provocou longos períodos de chuva ácida, responsável por corroer boa parte da vegetação nativa da Serra do Mar. A mão-de-obra atraída pela indústria fez a população crescer rápido e com ela a construção de bairros inteiros, modificando o relevo local.

A revitalização do caminho está nos planos do Governo do estado de São Paulo, que desde 2007 desenvolve o Programa Serra do Mar, que visa garantir a recuperação da Mata Atlântica no litoral paulista. O programa abrange a recuperação de 332 mil hectares.

Um dos pontos chaves é a remoção dos bairros Cota (nome dado a ocupações altas nos morros, a 95, 100 e 200 metros) é a transferência dos moradores para bairros populares na cidade de Cubatão. Do total de 9 mil famílias que habitam os bairros Cota, cerca de 4 mil já foram transferidas pelo projeto. Outro desafio é a preservação das comunidades originárias da região, formada por caiçaras, quilombos e indígenas. O projeto prevê ainda a criação de um Jardim Botânico a ser construído no atual Bairro da Água Fria, localizado próximo ao Rio Cubatão.

Potencial turístico

O Projeto Serra do Mar pretende desenvolver mecanismos que estimulem o ecoturismo na região, com alto potencial e ainda pouco explorado.

Atualmente, ciclistas podem solicitar à administração da estrada Caminho Do Mar autorização para realização de passeios. Um conjunto de cachoeiras ainda pouco exploradas também são chamarizes do local. Durante a descida do percurso além de desfrutar da bela vista para a baixada Santista, o turista ainda encontra construções históricas do período do Império em ótimo estado de conservação. Painéis de azulejo retratam barões e regentes do período como o Regente Feijó e estão abertos a visitação.

Lugar de onça

Encontram-se também entre nós as panteras, das quais há duas variedades: umas são de cor de veado, menores essas e mais bravias; outras são malhadas e pintadas de várias cores: destas encontram-se em todos os lugares.”

Carta De São Vicente (1560)

O trecho descrito acima foi escrito pelo padre José de Anchieta há pouco mais de 4 séculos e meio. Pioneiro no desbravamento da Serra do Mar, Anchieta mostram a dimensão da riqueza que resolvemos devastar.

Leia Também
O Caminho do Ouro
ICMBio lança “Caminhos da Serra do Mar”
Cicloturismo com macacos na descida da Serra do Mar

  • Victor Moriyama

    Victor Moriyama é um fotojornalista brasileiro baseado em São Paulo.

Leia também

Salada Verde
16 de abril de 2024

70% dos brasileiros ignoram que Cerrado é fonte nacional de água

E 3 em cada 10 sequer sabem que lá tem água. Esses e outros resultados reforçam uma nova campanha para salvar o bioma.

Salada Verde
16 de abril de 2024

ONU espera a posição brasileira sobre crimes contra vida silvestre

A proposta e as de outros países para proteger a biodiversidade com melhores políticas, leis e ações serão debatidas na Áustria

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.