Fotografia

Cores do Juruena

Ensaio retrata odisséia ambiental sobre terras que já encantaram tantos naturalistas. Expedição ao Parque Juruena resultou na identificação de centenas de espécies.

Redação ((o))eco ·
18 de abril de 2008 · 16 anos atrás

Neste ultimo mês, o blog de Andreia Fanzeres sobre a Expedição aos Rios Juruena, Teles Pires e Tapajós, nos descreveu um dos trabalhos ambientais mais importantes realizados no norte do Estado do Mato Grosso, tão drasticamente assolado pelo desmatamento descontrolado e queimadas insanas.

Estive nas duas ultimas expedições organizadas pela WWF, ICV e ICMBio, com intuito de fotografar o árduo trabalho das equipes de pesquisadores, que num esforço multidisciplinar fizeram o diagnóstico da biodiversidade desta região. O resultado foi impressionante; uma infindável quantidade de espécies de invertebrados, a identificação de centenas de aves e mamíferos, sem contar com a flora que certamente nos trará surpresas.

Talvez pela competência nata de cada um que estava ali, atento, disposto, quase que obcecado em se conseguir o melhor resultado, talvez pela capacidade dos organizadores em manter coeso um grupo tão diferenciado de pessoas, o fato é que as respostas em campo já mostraram a importância em se preservar a região sob a proteção legal de um parque nacional.

Neste ensaio tentei trazer um pouco de tudo que vimos por lá, seja pelas belezas das paisagens, seja pela raridade das espécies encontradas, seja para “dar rosto” aos diversos nomes dos pesquisadores descritos pela Andreia. Ou ainda pela necessidade que tenho em compartilhar um privilégio, uma honra em documentar uma expedição como esta. Verdadeira odisséia ambiental sobre terras que já encantaram tantos outros naturalistas.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.