Dicionário Ambiental

Conceitos de ecologia para ajudar no ENEM

Os verbetes sobre Ecologia do Dicionário Ambiental de ((o))eco podem reforçar os seus estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio.

20 de outubro de 2014 · 9 anos atrás

De acordo com o edital do ENEM deste ano, a prova de Ecologia e Ciências Ambientais dará ênfase aos temas da sustentabilidade: a conservação do meio ambiente e as consequências do uso abusivo dos recursos ambientais disponíveis. Conhecer as principais políticas ambientais de conservação e os ambientes que elas visam proteger também é fundamental. Para a sorte dos nossos leitores, o Dicionário Ambiental do ((o))eco já cobriu vários destes temas. Selecionamos a seguir os verbetes mais pertinentes à sua prova, mas o leitor é bem-vindo a explorar toda a coleção. Confira abaixo. Bons estudos e boa sorte!

Ecologia: Conceitos Básicos

O que é Biodiversidade
Estudos estimam que 8,7 milhões de diferentes espécies vivas habitam o planeta. A biodiversidade abrange toda esta variedade de flora, fauna e micro-organismos.

O que é desenvolvimento sustentável
Entenda este conceito de desenvolvimento que procura atender as necessidades do presente, sem comprometer o futuro.

O que é um Ecossistema e um Bioma
Apesar de se confundirem (e se complementarem), esses conceitos fundamentais de ecologia são distintos. Entenda.

O que é uma Espécie e um Espécime
O primeiro é um conceito controverso. O segundo as vezes é confundido com o primeiro. Aqui tentamos esclarecer tudo.

O que são Serviços Ambientais
Alimentos, matéria-prima para a geração de energia, para medicamentos, água limpa, ar puro: todos são serviços ambientais.

O que é um Aquífero
Entenda a importância desses reservatórios subterrâneos de água doce, verdadeiras caixa d’águas do planeta.

Biomas brasileiros

Imagem da floresta amazônica no rio Urubu, próximo ao município de Silves, Amazonas, Brasil. Foto: Andre Deak/Flickr.

O que é o bioma Amazônia
Com mais de 4 milhões de Km², este é o maior bioma do país. Um frágil gigante que guarda a maior diversidade biológica do planeta.

O que é o bioma Pantanal
Neste guia ((o))eco, visitamos a planície alagado do Pantanal, o bioma que é uma mistura de outros três.

O que é o bioma Mata Atlântica
Neste guia, apresentamos as características do mais povoado, populoso e ameaçado dos biomas nacionais.

O que é o bioma Pampa
O Sul do País têm o seu bioma próprio. Desvendamos mais uma variação dos biomas brasileiros.

O que é o bioma Caatinga
Este é um primeiro passo para você entender um pouco mais sobre o bioma que 11% do território brasileiro.

O que é o bioma Cerrado
Neste verbete, voltamos a atenção para a “Savana brasileira”, o segundo maior bioma nacional em extensão.

Problemas ambientais

Foto: Getty images.

O que é o Efeito Estufa
Neste guia ((o))eco, tratamos de um fenômeno natural que se tornou sério problema por uma intervenção descuidada da humanidade.

Gases do efeito estufa: Dióxido de Carbono (CO2) e Metano (CH4)
Saiba mais sobre os dois mais proeminentes “vilões” do aquecimento global.

O que é Fragmentação
Um processo que existe naturalmente, mas tem sido intensificado pela ação humana. Entenda o que é e como afeta o ambiente.

O que é Estresse Hídrico
Até para recursos naturais renováveis, como a água, há limites. Entenda neste guia as pressões e consequências do uso não sustentável.

Legislação Ambiental

Castelo do Açu no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

O que são Unidades de Conservação
Um guia ((o))eco para que você aprenda um pouco mais sobre o tema.

O que é o Código Florestal
Conheça um pouco sobre a lei que rege a proteção do meio ambiente em propriedades privadas e cuja recente reforma suscitou polêmicas.

O que é uma Área de Preservação Permanente
Assim como a Unidade de Conservação, a APP é um instrumento essencial à política de preservação ambiental. Entenda como neste guia ((o))eco.

O que é um Plano de Manejo
A gestão de uma Unidade de Conservação depende do conhecimento da área e de como seus elementos interagem. Mas, sem um plano, conhecimento e ação não funcionam.

O que é o Zoneamento Ecológico-Econômico
A Política Nacional de Meio Ambiente estabelece vários instrumentos que buscam viabilizar o desenvolvimento sustentável. Conheça outro deles.

Para que serve o Instituto Chico Mendes?
Entenda os objetivos do ICMBio, responsável pelo gerenciamento das unidades de conservação federais.

O que é o IBAMA
Sua missão é proteger o meio ambiente e assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais. Entenda como faz isto neste guia .

O que é o CONAMA
Dentro do Sistema Nacional do Meio Ambiente, IBAMA e ICMBio são os órgãos que executam políticas ambientais. Conheça aqui o órgão que decide quais serão as políticas a adotar.

O que é o SNUC
Instituído pela Lei 9.985/2000, o Sistema Nacional de Unidades de Conservvaçao ordena a preservação ambiental no país, ao estabelecer a forma de criação, implantação e gestão das unidades de conservação nacionais.

O que faz o Ministério do Meio Ambiente
No centro das políticas ambientais brasileiras está o MMA. Entenda qual o seu papel.

Políticas Ambientais Internacionais

Mata Atlântica, a primeira Reserva da Biosfera do Brasil.

Entenda o que é REDD
Significa Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal. Conheça neste guia ((o))eco o que este conceito representa para o combate ao efeito estufa.

O que é a Convenção sobre a Diversidade Biológica
Conheça neste guia ((o))eco o acordo internacional criado para a proteção da diversidade biológica mundial.

O que são Corredores Ecológicos
O desmatamento e destruição de habitats quebram as interações entre seres vivos que permitem a biodiversidade. Restabelecer este contato é a solução.

O que é uma Reserva da Biosfera
Aprenda mais sobre este instrumento de conservação, que conta com a participação de mais de 100 países ao redor do planeta.