Notícias

Ferramenta do Google mostra queda de interesse no clima

Segundo as estatísticas do site que mostram um índice do número de buscas, expressões relacionadas a mudanças climáticas estão em queda.

Eduardo Pegurier ·
3 de outubro de 2013 · 10 anos atrás

Há uma semana o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, da sigla em inglês) lançou mais um relatório que reafirma a enorme chance de que o aquecimento global do último século seja causado por atividades humanas. Usando a ferramenta Google Trends, aqui em ((o))eco, ficamos curiosos se o interesse sobre o assunto está aumentando ou diminuindo.

O Google processa cerca de 100 bilhões de buscas por mês. Dessa forma, descobrir o que as pessoas estão tentando encontrar na internet é uma boa maneira de medir o interesse por um assunto. A ferramenta Google Trends, do próprio Google, permite que você pesquise a popularidade de uma determinada expressão/palavra-chave nas buscas feitas no site. O resultado não é um número absoluto de buscas, mas um índice. O mês do ano em que ocorreu o ápice das buscas do termo em questão é considerado como 100 e passa a ser usado para comparação com outros meses. Ao procurar as duas principais palavras-chaves relacionadas ao tema do IPCC: mudanças climáticas e aquecimento global, em português e inglêsl, o resultado foi o seguinte:

 

Mudanças climáticas

O ápice das buscas pela expressão foi em outubro/2005 (passe o mouse por cima do gráfico, para ver o valor do índice em cada mês entre janeiro/2004 e setembro/2013). A tendência não é suave, mas cheia de altos e baixos. No entanto, é claramente de baixa. Em 2013, o ápice do índice de buscas foi setembro, que coincide com o lançamento do novo relatório do IPCC. Mesmo assim, o índice ficou em 19, que pode ser lido como 19% do interesse máximo ocorrido em 2005. Em janeiro/2013, o valor do índice era de 9. Ou seja, as buscas pelo termo mais usado em português para se referir ao aquecimento antropogênico estão desabando.

Aquecimento global

A expressão parece estar sendo substituída por mudanças climáticas. Suas buscas atingiram o ápice em maio/2007. Em setembro/2013, o índice atingiu o valor 7, que pode ser lido como 7% do momento de maior número de buscas.

Climate Change

O equivalente em inglês para “mudanças climáticas” atingiu o auge em dezembro/09, e, a partir daí, caiu. Em setembro/2013, o valor do índice era 43, uma performance melhor do que a tradução em português, mesmo assim, uma queda brusca.

Global warming

O equivalente em inglês a “aquecimento global” atingiu o auge do interesse, pela ferramento do Google, em março/2007, quando o índice atingiu o 100. Então, começou também a desabar. Em setembro/2013, o índice era de 14, que pode ser lido como 14% do máximo.

 

 

IPCC

A sigla que resume “Intergovernamental Panel on Climate Change” é maneira mais comum de se referir ao nome enorme do grupo da ONU que acompanha as pesquisas sobre o clima. É um palpite razoável que buscas em diversas línguas pelo painel devam usar a sigla IPCC. O auge do interesse nas buscas da sigla ocorreu em fevereiro/2007, o 100 do índice. Daí em diante, embora salpicado de picos, o interesse caiu. De forma previsível, saltou em setembro-outubro/2013, em torno do lançamento do novo relatório. Mesmo assim, não passou de 76% o interesse relativo ao momento de pico.

O que interpretar?

Não é trivial explicar esses resultados. É razoável dizer o óbvio: caiu o interesse sobre esses temas, dada a importância que as buscas no Google têm como referência às curiosidades do público. Mas por que o interesse caiu? Difícil saber. Uma das razões possíveis pode ser que isso deixou de ser assunto. As pessoas aceitam que o aquecimento do planeta é causado por atividades humanas, como diz o IPCC, e, que fazer? Só resta tocar a vida, mas o interesse médio em pesquisar o assunto diminuiu. É razoável também imaginar que elas não consideram o problema uma emergência, pois a queda de buscas deve implicar menos engajamento no debate ou vontade de conhecer detalhes sobre o fenômeno.

 

 

Leia também

Entenda como são feitos os relatórios do IPCC

Principais conclusões do novo relatório sobre mudanças climáticas

Novo estudo sobre clima muda opinião de cientistas céticos

 

 

  • Eduardo Pegurier

    Mestre em Economia, é professor da PUC-Rio e conselheiro de ((o))eco. Faz fé que podemos ser prósperos, justos e proteger a biodiversidade.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.