Colunas

Perspectivas da educação ambiental I

O termo “educação ambiental” já foi uma panacéia para salvação de todos os problemas, mas logo caiu em descrédito. E hoje é tratado com seriedade por bases teóricas sólidas.

16 de janeiro de 2007 · 17 anos atrás
  • Suzana Padua

    Doutora em educação ambiental, presidente do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, fellow da Ashoka, líder Avina e Empreen...

A educação ambiental surgiu como resposta a necessidades que não estavam sendo plenamente atendidas pela educação formal tradicional. Em outras palavras, a educação deveria incluir conhecimentos, valores, capacidades e responsabilidades, aspectos que fomentassem relações éticas entre seres humanos, e entre as pessoas e a vida no planeta. Se educação fosse plenamente abrangente, prescindiria de adjetivos como educação ambiental, educação sanitária, educação sexual, e tantas outras. Todas as áreas estariam contempladas, o que facilitaria a formação de cidadãos atuantes e engajados em melhorias que afetam a coletividade.

As primeiras grandes crises ambientais da década de 70, decorrentes de práticas industriais insustentáveis, começavam a indicar a necessidade de se repensar a educação. Foi assim que as concepções iniciais de educação ambiental emergiram. As definições de educação ambiental evidenciam uma expectativa ampla, bem maior do que meramente informar ou transmitir conhecimentos. Segundo a ‘Carta de Belgrado’ de 1975:

(…) a juventude precisa receber uma nova educação, o que requer um novo tipo de relacionamento entre estudantes e professores, entre escola e comunidade, entre sistema educacional e a sociedade. É nesse sentido que devem ser lançadas as fundações para um programa mundial de Educação Ambiental que torne possível o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades, valores e atitudes, visando à melhoria da qualidade ambiental e, efetivamente, à elevação da qualidade de vida para as gerações presentes e futuras (Czapski, 1998).

Em 1977, realizou-se em Tbilisi, então União Soviética, a Primeira Conferência Inter-governamental de Educação Ambiental, quando foram identificados seus objetivos e princípios, visando ser: “orientada para a resolução dos problemas do meio ambiente através de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da comunidade” (UNESCO-UNEP, 1978:24).

Nesta ocasião, foram definidos os objetivos da educação ambiental que compreendem: (1) o desenvolvimento de consciência e sensibilidade entre indivíduos e grupos sobre problemas locais e globais; (2) o aumento de conhecimentos que possibilitem uma maior compreensão sobre o ambiente e seus problemas associados; (3) mudanças de atitudes e valores que encorajem sentimentos de preocupação com o ambiente e motivem ações que o melhorem e o protejam; (4) o desenvolvimento de capacidades que possam ajudar indivíduos e grupos a identificarem e resolverem problemas ambientais; e (5) a promoção de participação, que essencialmente significa envolvimento ativo em todos os níveis da proteção ambiental (Czapski, 1998; Dias, 1993; Pedrini, 1998).

Esses princípios têm sido a base de discussões sobre educação ambiental no mundo e no Brasil. As diversas reuniões que se seguiram não contestaram o referencial teórico proposto em Tbilisi, mas preocuparam-se em analisar meios de colocá-lo em prática. O desafio tem sido sair de generalidades e visões amplas e adequar os princípios propostos aos diferentes contextos. Nos países em desenvolvimento sempre houve uma preocupação maior de envolver o social ao ambiental, do que nos países desenvolvidos. Com certeza os contrastes que os países pobres enfrentam são mais acentuados, tendo maiores diferenças entre ricos e pobres, e entre áreas degradadas e em estado natural, que muitas vezes se tornam fontes de renda disponíveis para suprirem necessidades básicas.

A educadora ambiental canadense Lucie Sauvé, em 1996, descreveu as tendências dos quase 20 anos que sucederam a reunião de Tbilisi, mostrando que o mesmo termo tem sido interpretado de diversas maneiras. A autora analisa ‘ambiente’, ‘desenvolvimento sustentável’ e ‘educação ambiental’ e descreve como os três são muitas vezes interpretados de maneiras distintas e até com visões contraditórias. Ambiente pode ser visto como natureza intocada e digna de reverência, ou como um problema a ser resolvido. Desenvolvimento sustentado é encarado como uma conseqüência do neoliberalismo, confiando às grandes corporações e ao livre comércio o rumo a ser tomado, ou pode ser uma busca de novos paradigmas, nos quais a coletividade trabalha em prol de bens comuns. O significado de educação ambiental varia da transmissão de conhecimentos com abordagens tecnicistas, a um processo de reflexão, cooperação, inclusão e fortalecimento comunitário, cujos objetivos visam benefícios coletivos.

No México, Esteva e Reyes (1998:36), descrevem o papel da educação ambiental na construção de uma sociedade sustentável por meio dos seguintes aspectos: (1) criar e fortalecer uma consciência ética que promova o respeito à vida humana e não humana e articule uma renovada visão do mundo, na qual prevaleçam valores que permitem uma relação harmônica e de longo prazo entre a humanidade e a natureza; (2) elevar o nível de compreensão entre os membros da sociedade sobre a complexidade e a gravidade dos problemas socioambientais de tal maneira, que estes não sejam menosprezados ou percebidos com fatalidade; (3) aportar elementos conceituais e práticos que permitam às sociedades regionais e aos indivíduos ampliarem seus níveis de participação política e social para formular propostas de desenvolvimento sustentável; (4) difundir conhecimentos e alternativas específicas que permitam a indivíduos e a coletividade assumir condutas e adotar tecnologias coerentes com o desenvolvimento sustentável; e (5) contribuir para estreitar vínculos de solidariedade e respeito entre diversos grupos sociais, na busca da construção de justiça econômica e, a partir daí, reforçar os esforços que visem romper a relação entre pobreza e depredação ambiental. Com essas bases conceituais, a educação ambiental facilita a criação de uma nova cultura ambiental, que os autores concluem estar intimamente ligada ao campo da ética, pois incorpora caminhos que incluem todos os seres, e aposta na transformação social com base em novos modelos de desenvolvimento.

O mexicano Edgar Gaudiano (1998) compara a evolução da educação ambiental nos países desenvolvidos aos em desenvolvimento. Enquanto para os primeiros a preocupação era mais voltada à proteção da natureza, nos países mais pobres sempre houve um enfoque de envolvimento comunitário, visando à inclusão social. No entanto, são os países menos abastados que, em geral, abrigam a maior concentração de biodiversidade. Pela falta de recursos disponíveis para sua proteção e para iniciativas ambientais em geral, esses países acabam sofrendo perdas de áreas naturais, poluições, contaminações, desertificações e outros danos ambientais, que, muitas vezes, não chegam a se tornar problemas nos países mais ricos, por serem tratados antes das crises tomarem proporções maiores.

O autor também identifica distintas vertentes de pensamentos ligados ao modelo de desenvolvimento industrial que dependem e incentivam o “opulento modo de vida ocidental” (Gaudiano, 1998: 21). Alguns consideram a pobreza o mais grave dos males e a causadora dos impactos socioambientais. Outros responsabilizam o crescimento demográfico pelo aumento da pobreza e conseqüentemente pelos impactos ambientais. De modo a contrapor a constatação da insustentabilidade deste modelo, um otimismo tecnológico-economicista é alimentado, a partir do princípio de que tudo se resolverá com o progresso e o livre comércio. O efeito dos benefícios, no entanto, é cada vez mais palpável nos países desenvolvidos e o dos malefícios, vivenciado entre os menos favorecidos. A educação ambiental sofre por essas diferenças de visão, pois o termo é usado com significados distintos e, muitas vezes contraditórios, ocorrendo o mesmo com a expressão ‘desenvolvimento sustentável’ (Gaudiano, 1998).

O que é importante notar é que educação ambiental é um conceito em construção, mas que evoluiu e hoje demonstra ser um campo maduro. Quando surgiu parecia uma panacéia para a salvação de todos os problemas ambientais. Depois, caiu em descrédito, muito por conta de iniciativas isoladas que não eram avaliadas quanto à sua efetividade no responder dos problemas ou temas a que havia se proposto solucionar. Hoje, já existe no Brasil e no mundo uma massa crítica, ou seja, um grupo considerável de educadores ambientais que tratam a área com seriedade, profundidade e com bases teóricas bem formuladas.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.