Colunas

Toda Água é Benta

Para mim, se existe algo que pode ser chamado de alma, algo partilhado e que une toda a vida, desde o seu gênesis, é a água

14 de janeiro de 2016 · 8 anos atrás
  • Reuber Brandão

    Professor de Manejo de Fauna e de Áreas Silvestres na Universidade de Brasília. Membro da Rede de Especialistas em Conservaçã...

14012016-rio-doce-antes
Rio Doce, altura de Pingo D’Água (MG). Foto: anoeljr

Lembro muito de minha avó paterna. Moleque de pouca idade, toda vez que minhas aventuras terminavam mal (algo corriqueiro), lá vinha ela acalmar meu choro e, invariavelmente, lavar meus arranhões com  algumas gotinhas de água benta. Não sei se era a água ou o carinho de minha avó, mas sempre funcionava.

No misticismo católico caipira de minha avó, nascida e criada na zona da mata mineira, no vale do rio Doce, era possível uma bênção conferir poderes especiais à água. E, na inocência dos meus seis anos, essa ideia me fascinava. Poderia a água fazer milagres? Se minha amada avozinha dizia, era óbvio que sim…

Hoje, arrebatado pela vida no Planeta e entendendo a religião apenas como mitologia misturada a controle social, preservo meu direito a ter fé. Para mim, se existe algo que pode ser chamado de alma, algo partilhado e que une toda a vida, desde o seu gênesis, é a água. O meio, o substrato e a essência básica…

A vida foi concebida imersa na água primordial. A vida sempre ondulou ao sabor da água, seguindo seus caminhos e caprichos. Toda vida precisa estar cercada de água para ser gerada e mantida. Mesmo os personagens míticos, concebidos sem sexo, cresceram no interior de um útero materno, repleto de água. O mesmo aconteceu com todos nós, independentemente de credo, raça ou cor…

Lágrimas de dor, de alegria ou de saudade, são água. O suor do esforço, do trabalho ou do amor, é água. O sangue que jorra do coração, irrigando e alimentando o corpo, é água. O leite materno, que nutre e protege o que existe de mais importante, é água.

Somos água, Todos.

A água refresca, limpa a poeira do corpo, carrega os resíduos de nossas entranhas, leva o alimento para todos recônditos do nosso organismo. Sem água não vivemos, sem água nada cresce, sem água não há felicidade. Todos sabem disso. Por isso, cuidar da água, em todos os seus estados e manifestações, é sagrado, assim como são sagrados o nosso suor, o nosso sangue e nossas lágrimas. A água nos une e, em muitos casos, também nos separa… Podemos aprender muito sobre os seres humanos observando a forma como lidam, apropriam e valoram a água e outras manifestações da vida no planeta.

Quando criança viajava milhares de quilômetros, com minha família, para visitar minha avó. A rodovia margeava o rio Doce, onde circulavam os ônibus azuis da viação Mar Doce. Para uma criança, o rio se chamar Doce era algo realmente muito especial. Até minha adolescência, após a partida de minha avó, seguir grande parte do rio Doce era o caminho certo até Caratinga e a pequena São Sebastião do Sacramento, onde ela morava, na mesma casa onde meu pai havia nascido, antes das demandas da vida o conduzir, candango de tudo, ao Planalto Central, de paisagens tão diferentes das matas frescas que vicejavam no topo das montanhas, onde o café não havia chegado e onde era ainda possível encontrar monos-carvoeiros…

“Para mim, se existe algo que pode ser chamado de alma, algo partilhado e que une toda a vida, desde o seu gênesis, é a água.”

No entanto, não havia mais matas ao longo do rio Doce… Me lembro do meu pai dizendo que, mesmo sendo Doce, não podíamos nadar naquele rio, já poluído pelo esgoto das dezenas de cidades que pontuavam a paisagem às suas margens. O Doce já estava amargo… Já era vítima da ausência de cuidado, do descaso e do desperdício típico das pessoas acostumadas com a fartura de água. Desperdiçavam até o que era Doce…

Por fim, terminaram de destruir o rio Doce… Rejeitos seguem seu caminho morto, agora atingindo os frágeis ecossistemas marinhos no Espírito Santo e Bahia, solapando e envenenando homeopaticamente os delicados bancos coralinos e os organismos associados.

O tempo passou. Hoje, o que era Doce, se acabou. Não consigo evitar que lágrimas de tristeza salguem meus olhos, que a indignação, diante da aura de impunidade que circunda os poderosos torne minhas palavras azedas, e que um profundo sentimento de revolta amargue meu espírito.

No entanto, não é apenas a minha alma que está amarga. Acredito que a essência da humanidade, a alma das pessoas, está poluída pelo egoísmo, pela vaidade, pelo descaso, pela sedimentação de resíduos tóxicos, criados por valores equivocados. Não tenho fé na humanidade. Estamos poluídos pelo desrespeito à vida, pela ignorância transvestida em progressismo irresponsável, pela confusão no entendimento sobre o que é realmente importante, sobre o que realmente tem valor. Não respeitamos a vida. Estamos perdendo a noção do que é ser humano. De onde viemos e para onde vamos. Não conseguimos mais ver o que realmente é sagrado.

Por melhores que sejam as intenções, não adianta orar pelo rio Doce. Tais preces não irão desfazer o pecado original do nosso descaso quanto às nossas responsabilidades sobre o uso que fazemos da natureza. Do pecado original do nosso descaso com a vida. De pouco adianta resgatar os peixes do rio Doce, pois quem realmente precisa de resgate somos nós. Somos nós que precisamos de salvação, que precisamos depurar a poluição de nosso espírito e de nossa existência. Somos tão egoístas que imaginamos que nossos umbigos são maiores que o planeta. Somos soberbos pelo quanto acumulamos de dinheiro e poder. Nossa vaidade é proporcional à nossa pegada ecológica.
Se não resgatarmos nossa alma, não haverá humanidade, não haverá natureza, não haverá futuro. Apenas um mundo repleto de zumbis amorais, sem alma, sem valores, sem vida.

Desculpem pelo texto. Não é técnico, não é científico, não vale nada. É apenas um libelo, um triste desabafo diante da cegueira estúpida e da impotência diante da imbecilidade. Eu não podia nadar no rio Doce. Meus filhos não poderão imaginar que o Doce já foi um rio. Os que morreram, pessoas e animais, nunca mais. Temo pela herança dos filhos dos nossos filhos… Herdarão um planeta destruído, repleto de vidas corrompidas? Mas minha maior tristeza, na realidade, é nossa incapacidade para resgatarmos nossa própria alma. Realmente merecemos o inferno, para a felicidade daqueles que já se tornaram demônios.

Nós decidimos nosso destino, decidimos o que fazer com nossa alma. Cabe a cada um resgatar a si mesmo e o que é sagrado ao seu redor, sem reza, terço, manual de instrução cristã ou líder espiritual. Precisamos apenas de moral e de valores verdadeiros para lavar a poluição de nossa alma. E minha avó, na sua simplicidade e humildade, estava coberta de razão. Toda água é benta.

 

Leia Também

A chance de proteger o último naco “do” Goiás

Corporativismo deforma formação dos profissionais em meio ambiente

A greve dos bichos, uma fábula política

 

 

 

Leia também

Colunas
20 de outubro de 2014

A greve dos bichos, uma fábula política

Nenhuma violência ou repressão vinda dos humanos funcionou: quando a greve das abelhas recebeu adesão de um naco da biodiversidade, o país parou.

Colunas
17 de agosto de 2015

Corporativismo deforma formação dos profissionais em meio ambiente

Criar reservas de mercado através de editais desenhados para excluir quem não cabe exatamente num grupo fechado é o caminho da mediocridade.

Colunas
14 de setembro de 2015

A chance de proteger o último naco “do” Goiás

Ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é a melhor resposta e a esperança para conter a cobiça exploratória voltada à região.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 8

  1. Helen diz:

  2. Grande Reuber! Obrigado por expressar de maneira tão linda meus sentimentos. Amém!


  3. Reuber diz:

    Meu caro George, obrigado pelo ânimo. Forte abraço!


  4. George diz:

    Não seja tão pessimista, Reuber! Mesmo que não acabemos nos dizimando com nossas próprias bombas, até agora não fizemos nada que um asteróide de uns 10 km não possa corrigir.

    O Rio Doce, em poucos milhões de anos, pode estar correndo cristalino novamente, com um novo ecossistema evoluindo a todo vapor. A Terra ainda tem uns 4-5 bilhões de anos pela frente antes de ser incinerada pelo Sol. Ainda vai ter muita coisa bonita nadando em suas águas. E qualquer coisa tem Europa, onde tem ainda mais água do que aqui.

    Como você disse, a pena é por nos mesmos, que nos privamos de uma existência mais rica aqui mesmo, em nosso próprio lugar e tempo…


  5. Vera Lucia Chiaratti diz:

    Infelizmente você está coberto de razão. Mas não adianta falar, ninguém quer ouvir. Eu venho falando há pelo menos trinta anos e me chamam de chata, e dizem: "Tá, eu já ouvi!" Só espero não estar mais aqui para ver o que será da nossa linda 'casa' daqui a uns 10/15 anos. E choro também, de verdade, de tristeza, de pena, por ver o que está acontecendo e as pessoas como você bem escreveu, parecem zumbis dominados por um mal tão grande que não permite que se libertem. É só consumir, consumir, e consumir, e produzir lixo, e esperar que algum milagre conserte tudo. Isso cansa, sabia? Eu cansei, desisti das pessoas, choro pelos outros animais inocentes e indefesos, pela Terra que eu amo tanto, mas não vou mais tentar convencer ninguém. Só vou continuar obedecendo minha consciência, que isso ainda me pertence (eu acho).


    1. PragAmb diz:

      Seu laptop, pre escrever tão belas palavras, foi "consumido" também. Para produzi-lo, mineração e petróleo. Para funcioná-lo, alguma hidrelétrica, matando um rio tão bonito quanto o Doce. Tudo tem impacto. Tudo gera lixo. Eu também estou desistindo de fazer ambientalista entender que "não existe almoço grátis". Em tempo, também compartilho da tristeza abordada pelo Reuber, mas sei que nossa forma de existência, mesmo dos ditos ambientalistas, sempre "polui, destrói e devasta"…só que as vezes esses "efeitos colaterais" estão além da visão míope e sentimentaloide de alguns…Existe tecnologia para tornar a situação "menos ruim", mas sempre haverá algum elemento natural pagando o pato, as vezes é o próprio pato-mergulhão…


  6. Lorran diz:

    Profundo, como um oceano…