Colunas

O fim dos parques de papel?

Será que quando obrigado por sentença judicial o Ibama cumpre as suas obrigações? Isso é o que uma ONG e o Ministério Público Federal estão tentando descobrir.

17 de abril de 2006 · 18 anos atrás

Tudo indicava que o plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, no litoral catarinense, estava condenado à vala comum, em que são enterrados todos os problemas ambientais com os quais o poder público simplesmente “não quer lidar agora”. Iria se tornar mais uma unidade de conservação que não sai do papel. Mas uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal e pela ONG IWC/Brasil (Coalizão Internacional da Vida Silvestre) pode ter vindo para salvar o dia.

A APA da Baleia Franca

Criada por decreto federal em 14 de setembro de 2000, a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca tem como objetivo principal “proteger, em águas brasileiras, a baleia franca austral, Eubalaena australis (atualmente na Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçados de Extinção, editada pelo Ibama), ordenar e garantir o uso racional dos recursos naturais da região, ordenar a ocupação e utilização do solo e das águas, ordenar o uso turístico e recreativo, as atividades de pesquisa e o tráfego local de embarcações e aeronaves”.

Com 156.100 hectares e cerca de 130 quilômetros de extensão, ela se estende da ponta Sul da Praia da Lagoinha, do Leste da Ilha de Santa Catarina até o Balneário do Rincão, ao Sul do Cabo de Santa Marta, abrangendo nove municípios da costa catarinense: Florianópolis, Palhoça, Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Laguna, Tubarão, Jaguaruna e Içara. Ela visa conservar, na costa brasileira, as condições ambientais necessárias para que essa espécie de cetáceo possa utilizar as nossas águas para se reproduzir.

Além disso, sob a responsabilidade do Ibama, a APA deveria servir como pólo de educação ambiental e assegurar a sobrevivência das comunidades de pescadores artesanais da região, cada vez mais sujeitos às pressões impostas pelo crescimento na taxa de ocupação das áreas litorâneas e da diminuição dos estoques pesqueiros pela degradação ambiental marinha. Tais objetivos, no entanto, até o momento, não vêm sendo cumpridos. Como acontece com grande parte das unidades de conservação (UCs) criadas no país por motivos eleitoreiros ou mero desencargo de consciência, embora a APA da Baleia Franca tenha sido criada há mais de cinco anos, ela permanece sem quaisquer condições de funcionamento, graças à inércia do poder público.

A inoperância do Ibama

Os obstáculos são inúmeros. Por exemplo: o Ibama estabeleceu uma chefia na cidade de Imbituba, sede da APA. Até aí, tudo bem. Mas essa chefia não possui condições de trabalho. Apesar de o Ibama ter conseguido uma casa para instalar esse grupo – graças à insistente mobilização da IWC/Brasil, que obteve junto à Prefeitura Municipal de Imbituba a cessão gratuita do imóvel – esta continua sem a mínima infra-estrutura, que deveria ter sido providenciada pelo órgão. Hoje, a equipe que trabalha na APA resume-se a uma chefe, um analista ambiental e uma pessoa de apoio administrativo – isso para gerir e fiscalizar uma unidade de conservação que, vale a pena lembrar, tem mais de 156 mil hectares de área. São 52 mil hectares aos cuidados de cada um.

E esse sequer é o maior dos problemas enfrentados pela APA. O pior deles é que a APA ainda não possui um plano de manejo. Sem ele, nada pode ser feito em uma unidade de conservação. E o que é ainda mais grave: nada pode ser proibido. Esse plano, segundo a Lei 9.985/2000, que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), deve dispor sobre a UC em si, os corredores ecológicos e a forma como ela se integra à vida econômica e social das comunidades vizinhas. E tem que ser elaborado no prazo de cinco anos a partir da data de sua criação.

Há, portanto, disposição legal que obriga o Ibama – órgão gestor da APA da Baleia Franca – a elaborar o seu plano de manejo em um prazo que, diga-se de passagem, estende consideravelmente os limites do razoável. Esse prazo expirou em setembro do ano passado, quando a APA completou cinco anos de inexistência. E, segundo informações dadas pelo próprio Ibama ao presidente da IWC/Brasil, José Truda Palazzo, colunista de O Eco, a elaboração desse plano sequer tem data certa para começar. A justificativa: falta de dotação orçamentária. Enquanto o dinheiro não vem, a APA vem sofrendo pressões de todos os lados. Invadida e mal utilizada a cada dia que passa indefesa e desarmada.

A saída

Diante da absoluta falta de iniciativa do Ibama, a IWC/Brasil e o Ministério Público Federal ajuizaram uma ação civil pública contra o Ibama e a União Federal, para obrigá-los a – entre outras coisas – elaborar imediatamente o plano de manejo da APA da Baleia Franca e a organizar uma equipe de fiscalização adequada para a área, visando coibir, no período de elaboração do plano, a deterioração do seu patrimônio ambiental.

Confrontado com tamanha aberração lógica, o juiz federal Jurandi Borges Pinheiro, da Vara Ambiental e Agrária de Florianópolis, no último dia 17 de fevereiro, deu ao Ibama 30 dias para viabilizar um grupo de trabalho e contratar consultoria para elaboração do Plano de Gestão da APA da Baleia Franca, em cronograma específico de até um ano, sob multa de 100 mil reais em caso de descumprimento. A decisão ainda ordena que o Ibama, também em 30 dias, providencie a organização e operação de uma equipe de fiscalização, composta por, no mínimo, quatro fiscais para atendimento exclusivo da área de abrangência da APA, até a efetiva implementação do plano de manejo.

Ainda é cedo para comemorar, pois o Ibama e a União podem recorrer da decisão. Provavelmente vão. Mas, convenhamos, vai pegar mal.

Na verdade, essa demanda, fosse o Brasil um país sério, não teria razão de existir. Ao que me parece, não é razoável que um órgão governamental tenha que ser compelido pela população, através do Poder Judiciário, a cumprir uma obrigação que ele reconhece ser sua, com a qual sabe estar inadimplente e cujas graves conseqüências conhece. Ver a União Federal e um de seus maiores órgãos ambientais recorrerem para não ter que cumprir uma decisão assim será motivo de chacota.

Leia também

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Notícias
28 de março de 2024

Justiça Federal determina expulsão de invasores de terra indígena no Pará

A TI Alto Rio Guamá passou por desintrusão em 2023, mas voltou a ser invadida no último domingo; no início do mês, falso juiz reuniu população e mentiu sobre “direito de retorno”

Análises
28 de março de 2024

O Turismo ocupando seu lugar na gestão participativa das Unidades de Conservação

Entidades do Trade Turístico podem – e devem! – participar do debate e contribuir com a gestão das áreas naturais protegidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Daniel diz:

    Parabéns! É o nosso dever cidadão e moral insistir nestes assuntos.