Colunas

O perigo vem do mar

A Califórnia vem lutando para implementar uma política ambiental eficiente em reduzir as emissões de poluentes, mas o Governo Federal, mais uma vez, atrapalha.

4 de agosto de 2005 · 19 anos atrás

Talvez na esteira das últimas notícias sobre a elaboração conjunta entre os EUA, a Austrália, a China, a Índia e a Coréia do Sul, de um tratado sobre a questão do aquecimento global que viria a rivalizar com Kyoto, o New York Times publicou no último dia 03 uma reportagem sobre o problema da poluição do ar no Estado da Califórnia, intitulada California Air Is cleaner, but Trouble Remains. O texto, como seu título deixa bem claro, vem revelar que, embora a qualidade do ar tenha melhorado muito naquele Estado nas últimas décadas, ainda há muito a ser feito.

Inicialmente, os fatos históricos apresentados são até bastante animadores: hoje os californianos conseguem visualizar montanhas ao longe em seus horizontes, o que não era possível devido à poluição do ar nas décadas de 1960 e 70; partidas de tênis não são mais canceladas por causa da névoa criada pela poluição, como acontecia há 30 anos; as pessoas não mais ficam sem ar após qualquer pequeno esforço, como um dia já aconteceu. O ar está mais limpo, graças a quase meio século de medidas urgentes para controlar as emissões, que transformaram a política ambiental do Estado e conseguiram reduzir consideravelmente a poluição por ozônio. Entretanto, o sul da Califórnia continua sendo uma das três mais poluídas do país (junto com Houston e San Joaquin).

A razão disso, alerta a reportagem, pode ser os portos de Los Angeles e Long Beach — por onde entraram, em 2004, 40% das importações marítimas do país, especialmente de produtos asiáticos. Os trens, caminhões e navios que movimentam esses portos continuam emitindo quantidades elevadíssimas de partículas poluentes derivadas do diesel que, inclusive, recentemente, foram ligadas a muitos casos de câncer e doenças cardiovasculares, sendo, talvez, mais danosas que o próprio ozônio. Por serem muito pequenas — têm cerca de 1/28 vezes o diâmetro de um fio de cabelo — elas conseguem se instalar em partes muito profundas dos pulmões de quem as inala. E, para piorar as coisas, o controle dessas emissões está longe de ser fácil. Mesmo na Califórnia.

A Califórnia sempre esteve na vanguarda quando o assunto é o combate à poluição, como lembra a matéria. Ela tem se mantido, até agora, independente quando o assunto é a criação e implementação de normas e leis voltadas para a solução do aquecimento global, batendo de frente, com freqüência, com a própria Administração Bush, como é o caso das exigências quanto à redução das emissões dos veículos novos. O resultado disso é que, embora a população do Estado tenha aumentado 60% desde 1980 e a circulação de carros tenha dobrado, o número de dias em que a emissão de ozônio superou o limite legal em um período de 8 horas caiu de 186 para 88; as emissões de óxido de nitrogênio caíram dois terços; e as de monóxido de carbono, mais de 80%. Daí a melhora na qualidade do ar. Nos portos, entretanto, a coisa é diferente.

A reportagem aponta que, não obstante o sucesso obtido pelo Estado na regulação das emissões dos carros e na melhora da qualidade da gasolina, a EPA (Environmental Protection Agency) — órgão federal —, desde 1990, tem competência exclusiva para regulamentar as locomotivas, enquanto os navios cargueiros são da alçada da International Maritime Organization, agência especializada da ONU. O Governo Federal, por sua vez, tem feito pouco. Em 2000 e no ano passado, implementou regras que irão reduzir os níveis de enxofre — um dos gases do efeito estufa — no diesel, mas que só se aplicam ao combustível usado em caminhões novos e uma boa parte dos caminhões que circulam por aqueles portos é bem antiga, de propriedade de empresas de pequeno porte. A EPA também já prometeu um plano para reduzir, a partir de 2007, as emissões das locomotivas.

Quanto aos navios — os dois portos, somados, permitem o atraque de 270 deles ao mesmo tempo — eles usam, na maioria das vezes, um combustível chamado “bunker fuel”, que contém uma concentração de enxofre em torno de 30.000ppm (partes por milhão), o que é 10 vezes mais do que a concentração observada no diesel utilizado nos EUA em caminhões velhos e nada menos do que 2 mil vezes mais do que o diesel americano deverá apresentar até 2010. É muita sujeira, que poderia ser consideravelmente reduzida caso o Congresso dos EUA decidissem ratificar a nova versão do Anexo VI do MARPOL (International Convention for the Prevention of Marine Pollution from Ships, ou Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Marinha por Navios).

O AnexoVI do MARPOL, como a própria sigla denuncia, é um tratado internacional elaborado pela ONU com o intuito de reduzir as emissões aéreas de poluentes por navios e que limita a concentração de enxofre no combustível utilizado pelas embarcações em determinadas áreas em 15.000ppm, ou seja, a metade do que vem sendo praticado, hoje, nos EUA. O Anexo VI entrou em vigor em 19 de maio de 2005, após a sua ratificação pelo décimo quinto país (um dos pré-requisitos para a sua validade), o que representa a submissão às suas normas de nada menos do que 54,57% da capacidade mundial de carga em navios mercantes. Com isso, não apenas o enxofre, mas o óxido de nitrogênio também teve suas emissões limitadas; foi proibida a emissão de quaisquer gases danosos à camada de ozônio; foram criadas zonas de emissão ainda mais controlada, como é o caso do Mar Báltico, onde a tolerância é de cerca de 1/3 daquela das demais áreas; e foi aumentado o controle sobre a construção e manutenção de navios, a fim de evitar vazamentos, entre outras providências.

O Senado dos EUA, conforme já dito, não ratificou este tratado. Aparentemente, a Administração Bush está mais preocupada com uma outra convenção da ONU, a Law of the Sea, de caráter eminentemente comercial.

Leia também

Salada Verde
16 de abril de 2024

ONU espera a posição brasileira sobre crimes contra vida silvestre

A proposta e as de outros países para proteger a biodiversidade com melhores políticas, leis e ações serão debatidas na Áustria

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Reportagens
15 de abril de 2024

Área de mangue bem conservado cresce 33% na APA Guapi-Mirim, na Baía de Guanabara

Proteção assegurada por unidades de conservação favoreceu regeneração natural; Atividades do Gaslub (antigo Comperj) ameaçam APA e Esec Guanabara

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.