Arquivo das categorias: Marc Dourojeanni

Marc Dourojeanni
Consultor e professor emérito da Universidade Nacional Agrária de Lima, Peru. Foi chefe da Divisão Ambiental do Banco Interamericano de Desenvolvimento e fundador da ProNaturaleza.

Problemas ambientais graves e supérfluos

Por Marc Dourojeanni
Trevo de Triagem Norte, no DF. Obra foi paralisada inúmeras vezes por causa do impacto ambiental. Foto: Agência Brasília/Flickr.

A habitual falta de verba na área ambiental já deveria sinalizar que é necessário priorizar os grandes problemas ambientais e deixar de lado os probleminhas contornáveis

Política Nacional de Fauna: uma análise dos argumentos contrários

Por Marc Dourojeanni
floresta_tropical

A nota de repúdio ao Projeto de Lei 6.268/2016, assinada por importante grupo de ambientalistas, está recheada de erros e inexatidões

Gangala na Bodio e a domesticação de elefantes africanos

Por Marc Dourojeanni
Uma excursão de treinamento a lombo de elefante.

Durante a colonização belga, o Congo teve um programa para domar esses animais. Replicá-lo hoje poderia ser mais uma forma de evitar a extinção da espécie.

Aleluia! A Amazônia está a salvo!

Por Marc Dourojeanni
Floresta Amazonica, vista do alto, num país que é só quase água. https://www.flickr.com/photos/lubasi/17066377401/

Artigo no mais conhecido semanário nacional credita o sucesso no combate ao desmatamento a um só cientista americano e faz parecer que o problema foi resolvido.

Os muitos prós e alguns contra da Lei dos guarda-parques

Por Marc Dourojeanni
Aula do 1º curso de formação de guarda-parques do Rio Grande do Sul, realizado no Parque Estadual de Itapuã, em setembro de 2014. Foto: SEMA/RS

É um grande avanço o projeto em trâmite no Congresso que regulamenta a profissão de guarda-parque no Brasil, mas ele pode ser melhorado.

Os valorosos guarda-parques da América Latina

Por Marc Dourojeanni
10042014-incendio

Os gestores e cientistas têm obrigação de valorizar o empenho desses homens e mulheres, que correm riscos nas trincheiras da conservação.