Notícias

O Eco é finalista de desafio promovido pela Google

A proposta é a criação de uma rede de sensores de qualidade de água conectados a redes de telefonia móvel em 4 principais cidades da Amazonia.

Redação ((o))eco ·
29 de abril de 2014 · 10 anos atrás

No ano em que completa 10 anos, O Eco foi escolhido como um dos finalistas do Desafio de Impacto Social Google | Brasil, que pela primeira vez é realizado no país. Quatro organizações não governamentais brasileiras serão escolhidas para receber um milhão de reais para executar projetos que usam tecnologia como elemento-chave para a transformação social em temas como saúde, educação e meio ambiente, entre outros.

As 10 ideias que chegaram à reta final do desafio Google estão abertas para a votação do público a partir de hoje até o dia 07 de maio. Acesse aqui o site para votação.

No dia 08 de maio, os finalistas se encontrarão em São Paulo para apresentar os projetos a uma banca de jurados formada pela coordenadora do Google.org, Jaquelline Fuller, o empresário Josué Gomes da Silva, o apresentador Luciano Huck, o rapper MV Bill e a ativista Vivianne Senna.

A proposta finalista de O Eco é a criação de uma rede de sensores de qualidade de água conectados a redes de telefonia móvel em 4 principais cidades da Amazonia. A rede de 85 sensores permitirá coletar informações sobre a potabilidade da água de igarapés, cacimbas e poços e enviar alertas via SMS.

“O Eco desde sua fundação sempre foi uma organização comprometida com a difusão da informação ambiental de qualidade”, afirma o coordenador do Laboratório de Inovação da ONG – ((o))eco Lab, Gustavo Faleiros. “A rápida urbanização ocorrida na Amazônia nem sempre é vista como um problema, mas acreditamos que podemos evidenciar a gravidade da situação e ajudar comunidades a cobrarem investimentos em saneamento”.

A informação coletada também estará disponível na plataforma InfoAmazonia.org que atualmente já permite o acompanhamento de indicadores da região através de mapas digitais. Utilizando ferramentas de análise e visualização de dados O Eco fará um acompanhamento dos impactos diretos da informação na vida dos 4,2 milhões de habitantes de Manaus, Belém, Porto Velho e Rio Branco.

 

 

Leia também

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Reportagens
15 de abril de 2024

Área de mangue bem conservado cresce 33% na APA Guapi-Mirim, na Baía de Guanabara

Proteção assegurada por unidades de conservação favoreceu regeneração natural; Atividades do Gaslub (antigo Comperj) ameaçam APA e Esec Guanabara

Reportagens
15 de abril de 2024

Destruição do Cerrado emperra mega corredor da onça-pintada

É inadiável ampliar unidades de conservação e melhor alocar a vegetação legalmente protegida para salvar espécies nativas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.