Colunas

Barack Obama, o equilibrista

O candidato democrata terá que adaptar tudo na campanha, inclusive sua plataforma ambiental, para ter como focar naquilo com o que o eleitor americano está mais preocupado: sua saúde financeira.

31 de agosto de 2008 · 16 anos atrás
  • Eduardo Pegurier

    Mestre em Economia, é professor da PUC-Rio e conselheiro de ((o))eco. Faz fé que podemos ser prósperos, justos e proteger a biodiversidade.

Barack Obama caminha para o centro. “Como presidente, eu explorarei as nossas reservas de gás natural, investirei em carvão de tecnologia limpa e encontrarei caminhos para, com segurança, usar energia nuclear. Eu ajudarei as montadoras de automóvel a se reequiparem, de forma que os carros do futuro, com grande eficiência de combustível, sejam construídos aqui na América”. Como mostra essa fala, parte do discurso de aceitação da candidatura à presidência, ele sabe que mesmo com seu carisma e rara capacidade como orador essa eleição será dura. No momento, está empatada. Ele e McCain dividem meio a meio as intenções de voto. A necessidade de agradar ao centrão, o obrigará a adaptar tudo, inclusive sua plataforma ambiental.

No jogo de xadrez que é a eleição americana, ele precisa deixar de ser o candidato das primárias democratas para se tornar o candidato majoritário. A bandeira do protecionismo populista que empunhou na sua ascensão e na campanha contra Hillary já baixou. A imediata saída das tropas do Iraque já mudou para “uma retirada responsável”. Obama tem a maioria dos votos nas grandes cidades e também parece ter herdado a preferência dos latinos por Hillary. Entre os negros, nem se fala, tem quase 100% dos votos. Falta agora conquistar o segmento que garantirá sua vitória. Precisa do voto do eleitor interiorano, em sua maioria branco, protestante, conservador, isolacionista e, muitas vezes, racista.

Para esse eleitor, o único apelo que Obama pode usar é o bolso. Com a crise bancária que os EUA enfrentam, o americano médio está inseguro e financeiramente apertado. O desemprego aumentou e a inflação está subindo. McCain, o candidato republicano, é um milionário que, em uma entrevista recente, não foi capaz de responder quantas casas tinha. Enquanto isso, Obama teve uma ascensão dura e por mérito próprio. Outra garantia de seus caminhos vem do fato que seus eleitores mais fiéis, como negros e latinos, também estão em segmentos mais pobres e afetados pela recessão. Assim, mesmo que o deteste, o eleitorado conservador percebe que na economia seus interesses convergem com os de Obama.

Desafios

É mais fácil acreditar que ele se preocupará mais com as suas dificuldades do que McCain. Por outro lado, tudo o mais que vem do candidato democrata irrita. Esse mesmo segmento não quer ouvir falar de substituir o poder bélico americano por diplomacia e alianças; tem medo de um homem negro com um nome que soa muçulmano; é contra o aborto legalizado e tem ódio religioso a homossexuais. Por fim, sua preocupação ambiental acaba quando vai encher o tanque do carro ou pick-up, peça central do seu estilo de vida.

O desafio de Obama é conquistar um naco do eleitorado conservador sem trair os votos que apóiam a sua plataforma progressista.  Essa é a janela para chegar à presidência e ele já começou a ginástica para transpô-la.  

Quem quiser entender a cabeça econômica de Obama deve ler o artigo de David Leonhardt, do New York Times. Segundo ele, antes de tudo, Obama é um pragmático e um apreciador do poder dos mercados. Ao mesmo tempo em que pretende aumentar os impostos dos mais ricos e melhorar a distribuição de renda, defende que  “o mercado é o melhor mecanismo jamais inventado para alocar recursos e maximizar a produção”.  Soa coerente com alguém que durante doze anos foi professor da Universidade de Chicago, mesmo que de direito constitucional, e não de economia. Com relação à política de mudança climática, Obama apóia o objetivo dos democratas de criar um teto para as emissões e permitir que, abaixo desse limite, seja formado um mercado de licenças de carbono. Em um sinal de racionalidade econômica e coragem contra os lobbies, quer leiloar as licenças iniciais, ao invés de doá-las às empresas. Mas, de volta a ambiguidade, a receita obtida financiará causas opostas: um programa de pesquisa em energias alternativas e subsídios às contas de energia dos pobres. Apóia os biocombustíveis, desde que sejam produzidos nos EUA e gerem emprego por lá. Sabemos que isso é mais poluente e caro do que importar do Brasil. Para quem quiser o menu completa, a Grist tem um bom resumo da plataforma ambiental de Obama.

Em resumo, “É uma eleição e não uma revolução”. Nela, Obama é o candidato improvável que superou barreiras culturais que pareciam invencíveis nos EUA. Sua agenda ambiental e em várias outras áreas é um progresso em relação ao desastroso Bush. Mesmo que ele fosse um clone negro (mulato para nós) de McCain, valeria a pena votar nele, só pelo que representa como superação da doída e resistente divisão racial americana. Mas não espere mudanças radicais na área ambiental. O americano médio não as quer e, para ganhar, Obama não irá defendê-las.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.