Colunas

Luz verde

A energia solar está ficando barata. E a iluminação baseada em LEDs vai fazer com que os bulbos incandescentes se tornem dinossauros do passado.

20 de abril de 2007 · 17 anos atrás
  • Eduardo Pegurier

    Mestre em Economia, é professor da PUC-Rio e conselheiro de ((o))eco. Faz fé que podemos ser prósperos, justos e proteger a biodiversidade.

Como sairemos do impasse de gerar energia elétrica com fontes sujas?

Essa atividade é a maior responsável pelo efeito estufa humano, com um quarto do total. Uma boa parte dessa eletricidade, 39% (números de 2002), é produzida por usinas movidas a carvão, que são baratas, porém duas vezes mais poluentes do que o gás natural. Esse, por sua vez, gera 19% do total, enquanto o óleo combustível fica com 7%. Somados, 65% da energia elétrica planetária advém da queima de combustíveis fósseis.

Para virar o jogo, precisamos aprender a produzir energia elétrica limpa, além de utilizá-la com mais eficiência.

Existe a alternativa nuclear, por trás de 17% da energia elétrica global. Sua grande vantagem é não emitir carbono e embora produza um resíduo tóxico, manejado com cuidado, é um mal menor. A armadilha desse caminho é a bomba atômica. Quem controla a tecnologia nuclear, pode fazê-la. Se os movimentos do Irã nesse sentido já causam tensão, imagine um mundo movido à energia atômica. Muitos países entrariam nesse clube. Além disso, pense em centenas de novas usinas sendo construídas em países sedentos de energia como China e Índia. O primeiro é uma ditadura e o segundo tem problemas de fronteira. Não parece um cenário geopolítico dos mais plácidos.

Felizmente, há boas notícias para o médio e longo prazo. Na ponta da produção, um salto tecnológico cortou pela metade o custo da energia solar. No lado do consumo, os LEDs prometem substituir as lâmpadas incandescentes por um décimo do uso de energia.

Uma subsidiária da Boeing, a Spectrolab conseguiu a façanha de produzir células de energia solar que aproveitam 40% da energia que recebem. Os melhores resultados até pouco tempo ficavam próximos a 10%. Quanto se comemorava a um salto para 22%, veio o breakthrough da Boeing. Com isso, o custo do kilowatt/hora cairá para a faixa de 8-10 centavos de dólar.Nos EUA, o custo do Kilowatt/hora varia de 4,6 centavos no Kentucky até 15,70 no Havaí. Na Califórnia e em Massachusetts, passa de 10 centavos. Ou seja, nesse preço a energia solar é competitiva. A Espanha espera que até 2010 possa produzir energia solar ao preço da gerada por carvão.

O front dos consumidores também está agitado. Os legisladores californianos estão considerando o banimento de lâmpadas de bulbo incandescente até 2012. As alternativas são as lâmpadas fluorescentes compactas e os LED (Light-emitting Diode). Ambas são mais caras, especialmente os LEDs. Mas consomem muito menos e têm uma longa vida útil. A cidade de Raleigh, na Carolina do Norte, está equipando um estacionamento público com iluminação a LED. Espera-se que o retorno demore alguns anos, mas economize o suficiente para justificar a troca. As iniciativas do setor público fomentam a pesquisa e o põem em uso primeiro as novas tecnologias. Mesmo perdendo algum dinheiro, são bem-vindas.

Veja a tabela abaixo para comparar as três tecnologias (fonte: Product Dose)

Juntando os avanços na ponta da geração e do consumo, a esperança é de um futuro brilhante (com trocadilho, por favor), com luz barata, duradoura e limpa para todos.

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.