Análises

Peixe-leão: o que já sabíamos e o que podemos fazer

A possível chegada do peixe-leão é perturbadora, pois a espécie causa terríveis estragos e seu combate pede coordenação internacional.

Ana Paula Prates ·
26 de maio de 2014 · 10 anos atrás

A questão da invasão do peixe-leão nas nossas águas é, antes de tudo, perturbadora. Já enfrentamos, ou pelo menos devíamos enfrentar a invasão de diversas espécies exóticas prejudicando a nossa biodiversidade marinha e de águas interiores. Entre os exemplos destaco o desastre do mexilhão dourado, trazido da Ásia provavelmente pela água de lastro de navios, que já se espalhou pelas principais bacias hidrográficas do país, principalmente no sudeste e centro-oeste, causando enormes prejuízos econômicos e ambientais; e o coral sol, uma espécie coralínea exótica que foi introduzida no ecossistema marinho da Baía da Ilha Grande, provavelmente por navios e plataformas de petróleo e gás, e que já foi encontrado até na Baia de Todos os Santos, no estado da Bahia.

Estudos sobre os impactos da introdução de espécies exóticas no Brasil têm sido realizados desde o início do século vinte, porém por longas décadas o foco primário das poucas ações de gestão ocorreu sobre organismos de importância comercial e fitossanitária para a agricultura. Nas décadas de 70 e 80, os esforços da comunidade científica nacional recaíram principalmente sobre as espécies exóticas de água doce. Apenas nos últimos anos esta preocupação foi estendida ao ambiente marinho.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) conduziu a primeira reunião relacionada ao tema amplo em 2001, com a participação de representantes dos países da América do Sul, e elaborou, em 2009, um “Informe sobre as Espécies Exóticas Invasoras Marinhas no Brasil”. Na época em que o informe foi elaborado já existiam 58 espécies exóticas registradas e divididas entre as categorias de detectadas (28), estabelecidas (21) e invasoras (9). Já estavam nessas contagens o mexilhão dourado e o coral sol, porém ainda nem se sonhava com o temido peixe-leão.

Mas a questão das espécies exóticas e invasoras, principalmente no caso marinho, é antes de mais nada, uma questão internacional. É praticamente impossível conter tais invasões sem parcerias e ações integradas entre todos os países.

Desde 1982, a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos do Mar, alertava aos países signatários para a adoção de todas as medidas necessárias à prevenção, redução e controle da introdução intencional ou acidental de espécies exóticas no ambiente marinho.

Posteriormente, em 1992, a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), destacou como um dos maiores vetores de pressão que causam a perda de biodiversidade: a introdução de espécies exóticas invasoras. A CDB estabeleceu programas e decisões que visam orientar os países signatários desde sobre as necessidades de prevenção, detecção precoce, alerta, erradicação e/ou controle, até a recuperação de habitats invadidos.

Já a Organização Marítima Internacional (IMO) adotou, apenas em 2004, a Convenção Internacional para o Controle e Gestão da Água de Lastro de Navios e Sedimentos Associados, o qual o Brasil também é parte signatária.

O Brasil aderiu formalmente a Iniciativa Internacional de Recifes de Coral (ICRI) em 2006. Ela compreende uma parceria entre governos, organizações internacionais e ONGs no intuito de conservar os ambientes recifais e ecossistemas relacionados pela implementação do Capítulo 17 da Agenda 21 e nos diversos compromissos da Convenção sobre Diversidade Biológica e outros acordos e convenções internacionais relevantes. Desde sua primeira reunião, em 1995, o ICRI chama a atenção sobre os impactos e perigos ao ecossistema recifal quanto à invasão de espécies exóticas invasoras. Em 2008 os países do Caribe, representados na reunião anual do ICRI, levantaram a questão urgente de se conter a invasão do peixe-leão em suas águas. Eles relatavam que esse peixe teria sido introduzida em suas águas pela aquariofilia (criação em aquários) e que rapidamente começava a se expandir. Segundo os relatos, o peixe-leão foi detectado pela primeira vez na Flórida em 1992.

Estrago

“Nós não pretendemos erradicar o peixe-leão por completo, pois isso já não é mais possível do ponto de vista econômico e ambiental”

Em 2010, em sua 24ª Reunião, reconhecendo a gravidade da situação sobre a invasão do peixe-leão e seu impacto sobre os ambientes recifais e as comunidades de pescadores locais no Caribe, o ICRI criou um Comitê Ad-hoc encarregado de elaborar um plano estratégico para o controle do peixe leão na região do Caribe. Pescadores do Caribe já relatam que devido à presença do peixe-leão houve a diminuição de 80 a 87% na captura de lagosta, camarão e caranguejos. Países como a Costa Rica e México estão internalizando o plano estratégico e estabelecendo parcerias entre governos, empresas, ONGs e instituições de pesquisa para proporcionar mecanismos coordenados além das fronteiras políticas e geográficas.

Em um recente evento realizado pelo ICRI em parceria com a Costa Rica, em fevereiro deste ano, no Parque Nacional Marinho de Cahuita, foi elaborada uma “Estratégia Nacional para o Controle da invasão do peixe-leão no Caribe da Costa Rica”. Uma declaração chama a atenção: “Nós não pretendemos erradicar o peixe-leão por completo, pois isso já não é mais possível do ponto de vista econômico e ambiental. O que vamos fazer com esta estratégia nacional é recuperar o controle de nossos ecossistemas recifais, restaurando o equilíbrio” (grifo meu), fala do Ministro do Meio Ambiente da Costa Rica, René Castro.

Perturbadora a situação ou crônica de uma morte anunciada? Pelo resumo podemos ver que a situação caribenha já poderia ter sido minimizada desde 1992, quando os primeiros espécimes foram detectados na Flórida, ou ainda desde 2008. No entanto, hoje se constata que é impossível a erradicação do peixe-leão naquelas águas.

A mesma situação começa a se aproximar de nós. Talvez não por dispersão natural, pois graças à foz do Amazonas temos uma “barreira natural” significativa, mas sim pelo mesmo vetor, a aquariofilia. Não possuímos ainda regras e sanções para essa atividade que possam coibir de maneira incisiva esses “deslizes”. No entanto, é inconcebível que empresários do ramo não tomem todos os cuidados necessários ao realizar seus “descartes”, mas ainda o que falar sobre um “inocente” descarte de um aquário caseiro que pode também causar tanto dano?

Para se combater essa nova invasão são necessárias ações governamentais integradas para o estabelecimento de Planos de Ação conjuntos com os países fornecedores dessas espécies para as empresas nacionais contendo, por exemplo: comprometimento do ramo empresarial, campanhas educativas para os consumidores da aquariofilia, ações para compartilhar experiências com os países que estejam enfrentando o problema e, principalmente, o estabelecimento de sistemas de alertas que possam inclusive detectar previamente essas espécies nas nossas águas. Mas o mais necessário é a conscientização que estamos mesmo todos conectados e cada ação irresponsável, em qualquer parte do planeta, desencadeia uma série de problemas que começam ambientais, mas rapidamente se tornam sociais e econômicos, sendo esses últimos provavelmente os únicos com os quais vamos nos importar.

Saiba Mais
International Coral Reef Initiative (ICRI)
Publicação Ministério do Meio Ambiente

Leia Também
Nos Mares do Caribe um Rei usurpador
O venenoso Peixe-leão é encontrado no Brasil
Espécie invasora, peixe-leão está próxima do Brasil

 

 

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.