Notícias

Duas espécies de plantas são descobertas em Parque no Paraná

As novas plantas foram encontradas no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, localizado no litoral do estado e administrado pelo ICMBio.

Daniele Bragança ·
18 de fevereiro de 2013 · 11 anos atrás
Figura do ramo com flores e frutos, publicado na Revista Rodriguésia. Crédito: Cortesia Marcelo L. Brotto.
Figura do ramo com flores e frutos, publicado na Revista Rodriguésia. Crédito: Cortesia Marcelo L. Brotto.

Uma nova espécie de canela que é encontrada apenas nos estados do Paraná e Santa Catarina foi descrita em setembro na Revista Rodriguésia, editada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A Ocotea marumbiensis foi encontrada pelos pesquisadores Marcelo Brotto, do Museu Botânico Municipal de Curitiba, e João Batista Baitello, do Instituto Florestal de São Paulo, na Serra da Prata, localizada dentro do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.

Ela foi encontrada no no Pico do Marumbi, daí se chamar marumbiensis, homenagem a esse local ermo onde há o maior número delas. Um dos pesquisadores, Marcelo Brotto, conta como foi:

“Inicialmente havia apenas um registro dessa espécie na forma de material botânico com frutos depositado na coleção do Herbário do Museu Botânico Municipal de Curitiba, mas sem identificação. Ao mesmo tempo em que eu desenvolvia meu mestrado na UFPR, coletei outra amostra com flores que não consegui enquadrar em nenhuma das espécies já conhecidas. Entretanto, a certeza de que se tratava de uma nova espécie só veio quando meu colega Christopher Thomas Blum trouxe materiais da família das canelas, coletados por ele no PARNA Saint-Hilaire/Lange (Serra da Prata). Ele me trouxe um ramo com frutos em desenvolvimento, o que me fez ligar o ramo com flores ao ramo com frutos maduros. Depois disso voltei a Serra da Prata e encontrei uma árvore e também ao Parque Estadual Pico do Marumbi, onde encontrei outras árvores. Depois bastou escrever o artigo junto com o pesquisador João Batista Baitello, também especialista na família”.
 

A espécie foi categorizado como “Em Perigo”, de acordo com os critérios da Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), por dois motivos, como explica Brotto: “O primeiro e que ela é uma espécie pouco frequente (rara), que foi encontrada em apenas 4 localidades e também porque a Floresta Atlântica continua em processo de redução de sua cobertura, embora em velocidade bastante reduzida no Paraná”.

De acordo com o artigo publicado na Rodriguésia, a Ocotea marumbiensis apresenta flores de janeiro a outubro e frutos de maio a novembro: “A floração aparentemente se estende por alguns meses, sendo comum encontrar flores e frutos imaturos durante esse período”.

Outra descoberta

No mesmo local, a Serra da Prata, também foi encontrada a planta Thismia prataensis, desconhecida da ciência até o ano passado. Seu nome também faz referência ao local onde foi descoberta pelos pesquisadores Christopher Thomas Blum, Werner Mancinelli e Eric Smidt. A prataensis tem apenas 18 cm de altura e cresce sobre camadas de folhas em decomposição a 1.000 metros de altitude. Coletada por Christopher Thomas Blum em 2009, durante pesquisa para o doutorado, foi descrita em outubro de 2012, na “Systematic Botany”, a revista da Sociedade Americana de Taxonomistas de Plantas (American Society of Plant Taxonomists).

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.