Colunas

Segurança alimentar: hoje e amanhã

Alimentos não faltam, são mal distribuídos. Decisões difíceis hoje precisam ser tomadas para preservar recursos ambientais imprescindíveis

27 de setembro de 2010 · 14 anos atrás
  • Carlos Gabaglia Penna

    Professor de Engenharia Ambiental da PUC-Rio, pós-graduado em Gerenciamento Ambiental pela Universidade de Tufts (EUA) e mest...

Lavouras se estendem por áreas naturais no MT. Foto: Andreia Fanzeres.

Questões como segurança alimentar e de que forma iremos dar de comer a cerca de nove bilhões de seres humanos em meados deste século encontram-se no centro dos debates sobre o futuro do planeta e o da nossa espécie. A produção de alimentos e as razões da fome renitente são temas mais complexos do que podem parecer à primeira vista. As duas principais dúvidas que afligem os interessados do assunto são as seguintes:

1) A produção mundial de comida é suficiente para alimentar a população global?

Atualmente sim. A Revolução Verde permitiu, desde a década de cinquenta, um aumento excepcional na produção agrícola, impulsionada por novas tecnologias, o que superou o também impressionante crescimento da população humana. Com o auxílio da eficiência crescente da pesca oceânica comercial – que está devastando os mares – e da expansão da pecuária (notadamente de animais confinados), praticamente o mundo todo come uma quantidade maior de alimentos per capita do que fazia há 50 anos.

Em que pese o aumento demográfico, todos os continentes conheceram, entre 1961 e 2003, um aumento da quantidade média de calorias ingeridas diariamente por seus habitantes, incluindo a África ao sul do Saara. Nesse continente, o progresso foi de apenas 6,1% contra a média de 38,8% do conjunto de países em desenvolvimento (dados da FAO). O mundo, como um todo, passou a ter à sua disposição praticamente 25% a mais de energia alimentar per capita nesse período. Claro, essa média esconde as disparidades (3.739 kcal/pessoa-dia na América do Norte versus 2.272 kcal/pessoa-dia na África, p. ex.). Mas, o fato é que em todos os continentes, as pessoas passaram a comer mais desde o início dos anos 1960.

Feira em Curitiba. Foto: Rodrigo Ghedin/Flickr.

O número relativo de pessoas subnutridas no planeta está em queda, embora em ritmo que se mostrou, nos últimos anos, insuficiente para reduzir o total dos famintos em valor absoluto. No início da década de setenta, 920 milhões tinham fome crônica, ou quase 25% da população global. Em 2003-2005, essa porcentagem havia declinado até 13%, equivalente a um pouco menos de 840 milhões de indivíduos (FAO). Dados deste ano indicam que os subnutridos, algo complexo de definir, somariam 925 milhões (World Food Programme), mas ainda abaixo de 14% da população mundial.

2) Quais são as projeções de aumento da produção alimentar em comparação com a da população humana?

Toda e qualquer projeção está obviamente sujeita a erros. As que se referem ao crescimento da produção de alimentos apresentam margens de incerteza ainda maiores. Mas elas são indispensáveis para o planejamento, tanto de políticas públicas quanto de empresas.

Como citado anteriormente, o consumo de cereais – base da alimentação global – cresceu acentuadamente desde os anos cinquenta. Entre 1961 e 1991, p. ex., esse aumento foi de 109% contra 74% de aumento do número de seres humanos. No entanto, desde meados dos anos oitenta, aproximadamente, ora a produção cresce mais que a população, ora cresce bem menos. Entre 1985 e 2000, a produção de cereais deu um salto de 19,6%, mas o da população foi ainda maior: 26%. Outro exemplo: no período 1995-2004, o consumo de cereais subiu 9,6% versus 12,6% do aumento demográfico mundial.

Contudo, a produção mundial de cereais em geral (grãos, à exceção de soja) conheceu uma expansão excepcional em 2008, liderada pelas colheitas de arroz e trigo, o segundo e terceiro grãos mais plantados (milho é o primeiro). A colheita de grãos, 2,287 bilhões t, cresceu acima de 7% em relação ao ano anterior (2007), um recorde histórico.

“Será que o crescimento da produção agrícola acima da expansão demográfica se mantém? E por quanto tempo? A verdade é que limites físicos já restringem e, obviamente, restringirão ainda mais a expansão alimentar.”

Será que o crescimento da produção agrícola acima da expansão demográfica se mantém? E por quanto tempo? A verdade é que limites físicos já restringem e, obviamente, restringirão ainda mais a expansão alimentar. Erosão e compactação do solo, poluição, redução dos recursos hídricos, perda de matéria orgânica do solo, inundação e salinização de terras irrigadas, exploração excessiva dos recursos pesqueiros e poluição dos mares representam barreiras para uma oferta crescente de comida.

Como a agricultura é responsável por cerca 70% do consumo humano de água, há a tendência inescapável de agravamento do conflito entre a agricultura e as cidades (além do setor industrial) no uso desse recurso natural. Some-se a isso os impactos das mudanças climáticas no ciclo da água e torna-se claro que a irrigação, um dos principais fatores do aumento da produção agrícola, encontrará um gargalo muito estreito para se expandir.

Nos últimos anos, políticos, representantes do agronegócio e alguns especialistas têm afirmado que haverá a necessidade de crescer a produção global de alimentos em 50% por volta de 2030 e dobrá-la em meados do século para atender a demanda futura. Embora seja óbvio que a agropecuária não crescerá indefinidamente, essas estimativas parecem exageradas pelos seguintes motivos: (parte baseada no texto Food figures need a pinch of salt, de Isobel Tomlinson):

A – Se desejarmos alimentar uma população de cerca de 9 bilhões por volta de 2050, teremos que abrir mão de uma dieta voltada cada vez mais para o consumo de produtos animais, como leite, ovos e principalmente carne. Em um mundo em processo de aburguesamento, as pessoas desejam crescentemente tais produtos. A par dos danos causados à saúde por esse modelo de dieta (obesidade, diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres), a perda de energia alimentar é inevitavelmente muito elevada. Boa parte da pecuária é alimentada com grãos, representando um desperdício expressivo de energia contida nesses vegetais. Portanto, a redução per capita de consumo de produtos animais poderá aumentar muito a disponibilidade de alimentos aos mais pobres.

B – Tais projeções assumem que o mundo em desenvolvimento continuará a importar grandes quantidades de alimentos básicos, quando o necessário é que se promova o incremento da produção local no objetivo de se garantir a segurança alimentar. Uma forma eficaz e ambientalmente recomendável de contribuir para o aumento da produção de comida em países pobres é através do plantio de alimentos em áreas urbanas.

C – Apesar de diversos especialistas afirmarem que a agricultura orgânica não poderá jamais substituir a agricultura convencional por apresentar um rendimento inferior, um estudo recente oferece argumentos consistentes para justificar que essa agricultura “ecológica” provavelmente conseguirá alimentar os nove bilhões de pessoas que habitarão a Terra em 2050. Mas, para tanto será inevitável padrões dietéticos relativamente mais modestos e uma distribuição mais justa de comida para se evitar a subnutrição.

Colheita de soja. Foto: Walbron Siqueira/Flickr.

Tanto a agricultura convencional, a da Revolução Verde, como a orgânica têm ainda um espaço para aumentar a eficiência, principalmente a última. A produtividade agrícola cresceu 146% entre 1963 e 2009, de acordo com a FAO, e deverá continuar crescendo, principalmente nos países em desenvolvimento. Isto e mais as medidas consideradas acima – todas factíveis – deverão evitar a contínua expansão da agropecuária, sempre às custas de habitats naturais, que são essenciais para o bom funcionamento do sistema Terra.

A tendência demográfica, vital nesta e em outras questões, ainda é espantosamente negligenciada no Brasil e no mundo. Dispensa argumentos a afirmação de que o desafio de alimentar os humanos em meados deste século (ou em qualquer época), preservando tanto quanto possível o ambiente natural, seria razoavelmente mais fácil se o mundo tivesse, por exemplo, um bilhão de pessoas a menos.

Os debates em torno do futuro da alimentação são acalorados e controvertidos. Isso é compreensível, porque além de ser um tema complexo e vital para a espécie humana, trata-se, de certa forma, de futurologia, em que pese extrapolações e técnicas refinadas de projeções. Contudo, mesmo os mais otimistas e os fiéis sectários da tecnologia sabem que – no intuito de se afastar ao máximo o risco de um colapso futuro – a boa precaução indica a imprescindibilidade de uma reforma na alimentação moderna, reduzindo a dependência de produtos animais, e de uma queda brusca na taxa de crescimento da população mundial.

*Editado às 20h38, do dia 10/07/2018, para melhoria da diagramação e recorte de fotografias. O texto não foi alterado.

 

Leia Também

A Revolução Verde é insustentável

Lixo urbano, desafios e tecnologias

 

Leia também

Colunas
3 de novembro de 2008

Lixo urbano, desafios e tecnologias

Enquanto a montanha de lixo cresce, o Brasil segue sem uma política de resíduos sólidos. Outros países têm exemplos práticos para se resolver o problema. Por aqui, falta ação.

Colunas
16 de abril de 2009

A Revolução Verde é insustentável

É inevitável rever a produção de alimentos e a agricultura orgânica é um dos caminhos. Alimentar a população humana não necessita de aumento contínuo da produção

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.