Arquivo das categorias: Adriano Gambarini

Adriano Gambarini
É geólogo de formação, com especialização em Espeleologia. É fotografo profissional desde 92 e autor de 14 livros fotográficos. Notabilizou-se por documentar pesquisas científicas de maneira sistemática, e administra um fotoarquivo pessoal com mais de 250 mil imagens.

Ética e manipulação na fotografia de natureza

Por Adriano Gambarini

Milhares de imagens alteradas flutuam no universo virtual, carregam informações distorcidas, falsas, sem o menor pudor daqueles que as transmitem

O árduo caminho para proteger o pato mergulhão

Por Adriano Gambarini

Projeto do Instituto Terra Brasilis, na região da Serra da Canastra, busca proteger esta que é uma das dez espécies de aves mais ameaçadas do mundo.

Pesca da piracatinga: o boto-rosa não pode ser isca

Por Adriano Gambarini

Estudo detalha equipamentos e práticas desta atividade no rio Purus e Médio Solimões e confirma que as principais vítimas são botos e jacarés.

Índios Paumari, o povo das águas

Por Adriano Gambarini

Até pouco mais de 5 anos, os Paumari não consideravam tratar dos recursos naturais de suas terras. Registramos a mudança dessa história.

Expedição tenta aferir populações de Golfinhos do Tapajós

Por Adriano Gambarini

Grupo de pesquisadores percorre de barco quase 600 km deste rio e afluentes para levantar dados sobre os botos tucuxi e boto rosa.

“Hoje é dia do Cerrado, mas não vou comemorar”

Por Adriano Gambarini

Acordei na Serra da Canastra neste dia de homenagem ao Cerrado e, ironia, recebo de cara a notícia de autorização para mais desmatamento.