Salada Verde

Votação para o plantio de cana na Amazônia é adiada, mas pressão continua

Votação do projeto não ocorreu por falta de quórum. ONGs socioambientalistas formam petição online para pressionar o presidente a vetar a medida, caso ela seja aprovada

Sabrina Rodrigues ·
28 de março de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Por enquanto está adiada a votação da PL 626/2011, que libera o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia Legal, proibido desde 2009. Foto: Petrov Escarião/Flickr.

 

A falta de quórum para a votação do Projeto de Lei do Senado (PLS 626/2011) fez com que o presidente da casa, o senador Eunício de Oliveira, adiasse a decisão sobre a liberação o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia. Enquanto não se tem nova data para a análise do projeto, organizações socioambientais elaboraram formas de pressionar ainda mais as autoridades para que o PLS não seja aprovado.

A página “Amazônia sem cana”, lançada na terça-feira (27), recolhe assinaturas de repúdio ao projeto, que serão futuramente enviadas ao presidente da República, Michel Temer (MDB), e ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE). “Permitir o cultivo de cana na região, mesmo que em terras degradadas, é um erro. Significa acrescentar mais um motor ao crescente desmatamento. Para dar lugar à lavoura, a pecuária será empurrada para novas áreas, estimulando a devastação da floresta, a violência contra as populações locais e a injustiça social. Além disso, a área já liberada para a cana-de-açúcar no resto do país é do tamanho do território de Minas Gerais”, declaram as entidades, na petição.

Repercussão negativa

 

O plantio de cana-de-açúcar na Amazônia está proibido desde 2009, através de zoneamento agroecológico da cana, feito pelo Decreto 6.961. A inclusão na pauta do PL 626/2011, que muda esse Zoneamento, repercutiu negativamente no Brasil e no exterior.

Internacionalmente, várias organizações em defesa do meio ambiente se pronunciaram. A Fundação Di Caprio, do ator Leonardo Di Caprio, lamentou, na sua conta do twitter, que a aprovação do projeto será “trágico para as florestas do Brasil e para o clima”, e pediu para Michel Temer e Eunício de Oliveira que não permitam isso.

Na terça, senadores discutiram sobre a medida. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que considera o projeto um erro, prometeu  apresentar um requerimento para adiar a votação por 30 dias e obstruir a votação, se necessário. “É um retrocesso para o Brasil aprovar uma matéria dessa natureza. É um passo atrás não somente do ponto de vista ambiental, mas em especial do ponto de vista econômico”, disse.

Para se ter ideia da polêmica, até a União da Indústria de Cana- de-Açúcar (Única), que representa o setor canavieiro, se pronunciou contra o projeto. Para a organização a proposta representa um risco ao açúcar brasileiro no mercado internacional, já que a cana poderia ser associada com o desmatamento do maior bioma do país.

 

Leia Também

Senado vota nesta terça projeto que libera cultivo de cana na Amazônia

Comissão aprova plantio de cana na Amazônia Legal

Deu cana na conservação

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
30 de novembro de 2007

Deu cana na conservação

Entidade denuncia invasão de áreas prioritárias para conservação no Cerrado por lavouras de cana-de-açúcar. Indústria não fala sobre o assunto. Governo promete ações para 2008.

Salada Verde
14 de maio de 2013

Comissão aprova plantio de cana na Amazônia Legal

Proposta do senador Flexa Ribeiro tem por objetivo estimular a produção de biocombustíveis. Projeto segue para a Câmara dos Deputados.

Notícias
26 de março de 2018

Senado vota nesta terça projeto que libera cultivo de cana na Amazônia

Autor defende expansão da cultura para o aumento da produção de etanol. Desde 2010, é proibido o cultivo de cana-de-açúcar nos estados da Amazônia Legal

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.