Vídeos

Vídeo: O que são Florestas Vazias e por que isto é um problema ambiental? por Fernando Fernandez

O biólogo e professor do Instituto de Biologia da UFRJ, Fernando Fernandez, explica por que a ausência de animais indica que uma floresta está doente

Daniele Bragança · Márcio Lázaro ·
1 de abril de 2018 · 6 anos atrás

A gente se acostuma a andar por área de floresta e não enxergar nenhum animal de médio ou grande porte. A gente se acostuma a perceber que essa floresta em pé ainda está viva e que seus processos ecológicos estão funcionando. A gente se acostuma, mas não deveria.

No décimo primeiro vídeo da série “Pense Verde”, o biólogo e professor do Instituto de Biologia da UFRJ, Fernando Fernandez, explica o fenômeno conhecido como Floresta Vazia. Segundo Fernandez, que é o atual presidente da Associação ((o))eco, a assinatura de uma floresta vazia é uma pilha de grandes frutos apodrecendo no chão. “O fruto é o suborno que a planta paga para o animal dispersar suas sementes”, explica.