Vídeos

Vídeo: O que é a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos? por Fabio Scarano

Inspirada no "IPCC da biodiversidade", a BPBES reúne o que a ciência sabe de mais novo sobre biodiversidade e serviços ambientais que a natureza preservada garante

Daniele Bragança · Márcio Lázaro ·
27 de maio de 2018 · 6 anos atrás

Inspirada no Painel Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ambientais (IPBES) da ONU, considerada o “IPCC da biodiversidade”, a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) surgiu em 2016 com a proposta de fazer relatórios periódicos sobre o que se sabe de mais novo sobre biodiversidade, floresta em pé e serviços ambientais que a natureza preservada garante.

Quem explica o que é e como funciona o BPBES é o engenheiro florestal Fabio Scarano, diretor-executivo da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável e professor da UFRJ. Scarano é um dos cientistas que trabalhou no relatório regional das Américas do Painel Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ambientais (IPBES) e que ajudou a fundar, em 2016, a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), que tem como objetivo não só fornecer o estado atual da biodiversidade e serviços ecossistêmicos como aponta caminhos para que esse patrimônio natural esteja no cerne do processo de desenvolvimento do país.

Leia Também 

Vídeo: O que são Florestas Vazias e por que isto é um problema ambiental? por Fernando Fernandez

O rumo atual e a perda da biodiversidade no Brasil

O que são Serviços Ambientais

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

  • Márcio Lázaro

    Jornalista, repórter cinematográfico, editor de vídeo e imagens, mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ).

Leia também

Dicionário Ambiental
27 de março de 2014

O que são Serviços Ambientais

Alimentos, matéria-prima para a geração de energia, para medicamentos, água limpa, ar puro: todos são serviços ambientais. Saiba mais neste verbete do Dicionário Ambiental.

Análises
15 de setembro de 2014

O rumo atual e a perda da biodiversidade no Brasil

Governo parou de criar unidades de conservação, deixou o desmatamento crescer e não oficializou os novos números de espécies ameaçadas.

Vídeos
1 de abril de 2018

Vídeo: O que são Florestas Vazias e por que isto é um problema ambiental? por Fernando Fernandez

O biólogo e professor do Instituto de Biologia da UFRJ, Fernando Fernandez, explica por que a ausência de animais indica que uma floresta está doente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Talita Fontouta diz:

    Legal Fábio!!

    Já mandei para alunos e ex-alunos da Agronomia


  2. Pedro diz:

    Fábio parabéns pela iniciativa e divulgação!
    Estou terminando meu mestrado agora em Biodiversity Informatics e tenho interesse em atuar neste tipo de iniciativas, se possível.
    abs!


  3. Fabio, obrigada! Vamos trocar algumas figurinhas boas… Parabéns pelo lindo trabalho, sempre!