Salada Verde

Superintendente do Ibama no Amapá é alvo da Polícia Federal

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa do servidor, que é acusado de inserir dados falsos no sistema eletrônico federal

Sabrina Rodrigues ·
6 de março de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Operação Falsum Virtual. Foto: Polícia Federal/Divulgação.

 

Na manhã desta terça-feira (06), Leonardo de Lima Melo, superintendente do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) no Amapá, foi alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos em sua residência e na sede do órgão, em Macapá. A ação é resultado da Operação Falsum Virtual (nome em latim em alusão à falsa inserção de dados em sistema virtual) deflagradas pelo Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF), que apura ilícitos supostamente praticados pelo superintendente.

Segundo investigações dos dois órgãos, Leonardo de Lima Melo é suspeito de inserir dados falsos no sistema eletrônico federal que gerencia o licenciamento para transporte e armazenamento de produtos florestais, que podem ser carvão vegetal, madeira ou lenha. Com a ação, o servidor beneficiaria empresa madeireira que também está sendo investigada. A prática de outras condutas ilícitas também está sendo apurada.

O superintendente está na mira da Justiça e do MPF há algum tempo. Em outubro do ano passado, o Ministério Público Federal do Amapá (MPF/AP) recomendou ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, a exoneração de Leonardo do cargo de superintendente, por considerar a conduta do gestor incompatível com a permanência dele no cargo. Leonardo tinha sido denunciado pelo MPF à Justiça Federal por peculato, associação criminosa e falsidade ideológica. Segundo a denúncia, ele e outras 23 pessoas – também denunciadas –, teriam recebido indevidamente cerca de R$ 33 mil em diárias de viagens a serviço para o interior do estado do Amapá, sem sair efetivamente da sede do Ibama, em Macapá.

Hoje, Leonardo de Lima Melo foi afastado do cargo. Segundo informações do Ibama, Márcia Bueno será a nova superintendente do órgão no Amapá.

O investigado poderá responder pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informação e obstrução de investigação que envolve organização criminosa. Se condenado poderá cumprir pena de até 20 anos de reclusão.

A Justiça Federal autorizou o afastamento do servidor do cargo de superintendente do Ibama, a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico. Ele também está proibido de entrar na sede do órgão. As investigações seguem sob sigilo.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do MPF do Amapá.

 

Leia Também

MPF recomenda exoneração de superintendente do Ibama no Amapá

DOF: a tecnologia contra o crime

Justiça condena empresa por fraude em sistema de controle do Ibama

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
15 de fevereiro de 2017

Justiça condena empresa por fraude em sistema de controle do Ibama

Operação Ouro Verde II, no Pará, descobriu uma das maiores fraudes ambientais no estado. Empresa terá de pagar indenização de mais de R$ 9 milhões mais multa

Análises
29 de setembro de 2006

DOF: a tecnologia contra o crime

Diretor de Florestas do Ibama defende o novo sistema de transporte de produtos florestais, conhecido como DOF. No primeiro mês de circulação, foram detectadas falhas.

Salada Verde
23 de outubro de 2017

MPF recomenda exoneração de superintendente do Ibama no Amapá

Leonardo de Lima Melo é acusado de conduta incompatível com o exercício do cargo no órgão ambiental. Pedido foi encaminhado ao ministro Sarney Filho

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.