Salada Verde

STF recebe a exposição “Amazônia” de Sebastião Salgado

O acervo integra um projeto sobre os povos e a biodiversidade da região, como os Korubos, que vivem na Terra Indígena Vale do Javari. Abertura da mostra foi na segunda-feira (19)

Sabrina Rodrigues ·
20 de fevereiro de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Abertura da exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, no STF. Foto: Rosinei Coutinho/STF.

Na semana em que o Supremo Tribunal Federal (STF) julga a constitucionalidade do Código Florestal, o tribunal recebe a mostra “Amazônia”, do fotógrafo Sebastião Salgado. São 18 painéis doados para o acervo do STF, que pela primeira vez, em sua história, será palco de uma obra artística de tamanha relevância. A abertura da exposição aconteceu na segunda-feira (19) e contou com a presença da presidente da Suprema Corte, a ministra Cármem Lúcia, e dos ministros Dias Toffoli, vice-presidente, e Rosa Weber.

Na cerimônia de abertura, a ministra Cármem Lúcia ressaltou a importância do Judiciário para garantir a eficácia das normas ambientais e assegurar um meio ambiente equilibrado e saudável para as gerações futuras.

 

Das 18 imagens, duas não serão exibidas, pois ficarão na sala da presidência do tribunal. A exposição faz parte de outras que o fotógrafo fará, em 2019, em Paris, Londres e Nova Iorque e integra um projeto sobre os povos e a biodiversidade da região. A curadora da mostra é Lélia Wanik Salgado, esposa de Sebastião. “Essas populações indígenas representam a pré-história da humanidade, e feliz o país como o nosso que pode conviver com sua pré-história”, disse Sebastião Salgado.

Na exposição, o público poderá apreciar as imagens da floresta e de cenas cotidianas de grupos indígenas da Amazônia, como os Korubos, que vivem na Terra Indígena Vale do Javari.

Serviço

A mostra ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, no Hall dos Bustos, no Edifício Sede do STF, de 10h às 12h e de 14h às 18h. Para mais informações sobre agendamento de visitas guiadas ao STF ligar  para (61) 3217-4066 ou envie e-mail: [email protected].

 

Leia Também

Sebastião Salgado apoia a criação de unidades de conservação marinhas

Exposição discute o legados dos Parques Nacionais da Amazônia

Dispara desmatamento em Terras Indígenas no Sul da Amazônia

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
14 de janeiro de 2018

Dispara desmatamento em Terras Indígenas no Sul da Amazônia

Corredor de Terras Indígenas entre Rondônia e Mato Grosso teve 1,2 mil hectares de florestas derrubadas apenas no primeiro semestre do ano passado

Notícias
5 de setembro de 2014

Exposição discute o legados dos Parques Nacionais da Amazônia

Em homenagem ao Dia da Amazônia, 5 de setembro, WWF-Brasil realiza exposição fotográfica em  que discute o valor dessas áreas protegida.

Salada Verde
20 de fevereiro de 2018

Sebastião Salgado apoia a criação de unidades de conservação marinhas

O fotógrafo se posicionou a favor da proteção dos arquipélagos de São Pedro e São Paulo, na costa pernambucana, e Trindade e Martim Vaz, na costa capixaba

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Auwê Uptabi diz:

    1- O mundo e a vida não são em preto&branco, 2 – Várias fotos são posadas, 3 – Essas pessoas não representam pré-história nenhuma, estão vivendo e "funcionando" em pleno séc. XXI, e certamente também estão em estágio cultural e material bem distinto daqueles dos seus próprios antepassados pré-históricos, ainda que não tão avançado tecnologicamente quanto à civilização ocidental, 4- A questão indígena tem de ser tratada sem clichês e fetiches