Download PDF

O macaco-de-cheiro-de-cabeça-preta possui a menor distribuição das Américas e está vulnerável à extinção. Foto: Marcelo Ismar Santana.

O Brasil é o país que abriga a maior diversidade de primatas no mundo, são mais de 110 espécies, divididas em 22 gêneros e 5 famílias. Por isso, quanto mais conhecimento sobre essas espécies, melhor. A revista científica Biodiversidade Brasileira (BioBrasil) está disponibilizando 14 artigos que traçam um panorama sobre a situação dos primatas na Amazônia, com a sua edição temática “Pesquisa e Conservação de Primatas em Áreas Protegidas da Amazônia”.

Os trabalhos mostram resultados de expedições de inventário em 7 unidades de conservação geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), até o relato da predação de cuxiú (Chiropotes sagulatus) por harpia (Harpia harpyja) na Floresta Nacional de Saracá-Taquera.

A publicação vem em boa hora, pois coincide com o recém-aprovado Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas Amazônicos (PAN Primatas Amazônicos), que visa melhorar o estado de conservação dos primatas amazônicos ameaçados.

Capa atual da revista científica Biodiversidade Brasileira - Bio Brasil. Foto: Divulgação.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMBio.

Quatorze artigos da revista científica Bio Brasil sobre Pesquisa e Conservação de Primatas em Áreas Protegidas da Amazônia.