Salada Verde

Relatório da IUCN aponta caminhos para salvar peixe-serra

União Internacional para Conservação da Natureza divulga documento destacando a situação do animal. Espécie está seriamente ameaçada em águas brasileiras

Sabrina Rodrigues ·
13 de junho de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O peixe-serra pertence à família de raias e se caracteriza por seu rosto alongado, com dentes simétricos colocados regularmente nos bordos externos. Foto: Tony Fernandez/Flickr.

Reverenciado há milênios pelas comunidades costeiras ao redor do mundo, o peixe-serra (Pristis spp.), também conhecido como espadartes, está seriamente ameaçado em águas brasileiras. Para estabelecer novas prioridades para salvar esse animal e ainda descrever os progressos em relação à sua preservação, a Sharks International, grupo de especialistas em tubarões (SSG – Shark Specialist Group) da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN – International Union for Conservation of Nature) divulgou o relatório Saving Sawfish – Progress and Priorities, Global Strategy to Protect the World’s Most Threatened Marine Fishes.

O relatório apresentado pelos especialistas destaca a situação dos peixes-serra e sugere medidas concretas para prevenir sua extinção e restaurar sua população. “Nossa atualização da Estratégia Global dos Peixes-Serra revela importante progresso na pesquisa e na conservação do animal, mas simultaneamente, dispara um forte alerta sobre o risco imediato da perda desta espécie em muitos lugares, incluindo o Brasil”, afirma Dr. Nick Dulvy, membro do SSG da IUCN e da equipe de pesquisa da Universidade Simon Fraser da Columbia Britânica.

O peixe-serra pertence à família de raias e se caracteriza por seu rosto alongado, com dentes simétricos colocados regularmente nos bordos externos. A espécie já foi encontrada nas águas costeiras e rios de mais de 78 países tropicais e subtropicais. Atualmente, todas as cinco subespécies de peixes-serra estão na Lista Vermelha da IUCN, entre as Ameaçadas ou Criticamente Ameaçadas.

Entre as causas principais para a mortalidade dos peixes-serra é a pesca dirigida ou acidental, já que seus dentes facilmente enroscam-se nas redes de pesca. Além disso, os dentes dos peixes-serra atraem a curiosidade das pessoas e são utilizados até em rinhas de galo no Caribe em vários países da América do Sul. Na Ásia, a espécie vira sopa de barbatana, uma iguaria local.

O SSG chama a atenção das autoridades governamentais, cientistas e conservacionistas para que trabalhem juntos, imediatamente, nos seguintes pontos: a) Reforço de todas as proteções brasileiras ao peixe-serra; b) Esforço para a redução das capturas acidentais, potencialmente impulsionada pela educação dos agentes dessas capturas; c) Testes genéticos para a detecção de carne de peixe-serra erroneamente etiquetada; d) Projetos para desestimular o uso, em países vizinhos, dos dentes de peixe-serra nas rinhas de galo; e) Divulgação para impulsionar a preocupação brasileira com a população de peixes-serra.

“Apesar do recente progresso na área da conservação, o tempo está se esgotando para muitas populações de peixes-serra em todo o mundo”, alerta Sonja Fordham, vice-presidente do SSG na IUCN e presidente da Shark Advocates International, projeto da Ocean Foundation. “Estamos esperançosos de que juntos, possamos aproveitar esta oportunidade para virar a maré do peixe-serra brasileiro e, ao fazê-lo, dar um exemplo para que outros países valorizem e protejam essas magníficas espécies, antes que seja tarde demais”, diz Sonja.

Saiba Mais

Saving Sawfish – Progress and Priorities, Global Strategy to Protect the World’s Most Threatened Marine Fishes

 

Leia Também

Mar em Colapso – adeus aos tubarões, eunices, donzelas e papagaios

Agora é oficial: lista vermelha de peixes ameaçados volta a valer

Campanha pede para consumidor evitar comprar peixes ameaçados

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Salada Verde
10 de abril de 2018

Campanha pede para consumidor evitar comprar peixes ameaçados

Ação do AquaRio ajudará a população a identificar quais espécies de pescado é melhor evitar e quais se pode consumir livremente. Campanha vai até 22 de abril

Notícias
26 de janeiro de 2017

Agora é oficial: lista vermelha de peixes ameaçados volta a valer

Decisão da 6ª turma do TRF-1 tomada em dezembro finalmente foi publicada no Diário Oficial. Julgamento do mérito da portaria ainda ocorrerá

Análises
6 de agosto de 2013

Mar em Colapso – adeus aos tubarões, eunices, donzelas e papagaios

A destruição de habitats, como manguezais e recifes de coral, combinada à pesca excessiva estão desequilibrando e esterilizando os oceanos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.