Instituições lançam site sobre baleia-de-bryde no Brasil

Plataforma pretende reunir fotografias, textos científicos, artigos e informações na mídia com a finalidade de elaborar uma base de dados sobre a espécie no país

30 de novembro de 2017 · 6 anos atrás
Pouco se sabe sobre as baleias de bryde no Brasil e no mundo. Foto: Tom Benson/Flickr.

Pesquisadores acabam de lançar um site exclusivamente dedicado a coletar informações sobre a baleia de Bryde (Balaenoptera edeni) no país. A plataforma é fruto de uma parceria entre o Projeto Baleias e Golfinhos do Rio e Mar Adentro, com apoio da ONG WWF-Brasil

O site Brydes do Brasil pretende elaborar uma base de dados sobre as brydes a partir de fotos da espécie em águas brasileiras. Esse acervo fotográfico ajudará a ampliar o conhecimento sobre distribuição, área de vida e fidelidade de área, colaborando para a formulação de políticas públicas para a conservação dessas baleias. Além disso, o site pretende reunir notícias na mídia sobre os animais, artigos, textos de divulgação científica e outras informações relevantes sobre a espécie.

“A ideia é fazer um catálogo compartilhado de baleias-de-bryde identificadas em todo o Brasil on line no site, aberto para todos, pesquisadores, ambientalistas, cidadãos cientistas e leigos”, explica  Liliane Lodi, bióloga do Projeto Baleias & Golfinhos do Rio de Janeiro, que monitora cetáceos na costa fluminense, e uma das responsáveis pela nova plataforma.

Brydes do Brasil